terça-feira, 4 de junho de 2013

Encerrada na última sexta-feira, a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no Estado deve ultrapassar os 90% de cobertura, estima a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), conforme relatórios parciais emitidos pelas supervisões regionais do Departamento de Defesa Agropecuária. Os números finais devem ser divulgados até o final do mês de junho, após totalização dos relatórios de todos os municípios gaúchos.

O criador que comprou vacina em agropecuária tem até o dia 07 deste mês para entregar a nota fiscal de compra e classificação de rebanho. A declaração anual obrigatória se encerrou no dia 31 de maio, junto com o prazo final desta etapa da campanha.

Um dos pontos importantes é a comunicação da vacinação à Inspetoria Veterinária. No caso do não recebimento das informações, o rebanho aparecerá no sistema como não vacinado e o pecuarista, mesmo tendo comprado ou retirado a vacina, estará sujeito a notificações, autuações e pagamento de multa.

Procura por informações Em função do decreto estadual 50.072/2013, de fevereiro deste ano, que regulamenta a Lei 13.467 na questão da defesa sanitária animal no RS e aumenta o valor das multas e outras penalidades, a procura por informação nas inspetorias foi maior, informou o médico-veterinário Fernando Groff, do Departamento de Defesa Agropecuária da Seapa. Conforme Groff, não houve maiores problemas devido a clima e informação ao produtor. "A mobilização das inspetorias, iniciada em março, permitiu maior alcance da divulgação", disse.

Segunda etapa A segunda etapa da campanha acontecerá durante todo o mês de novembro de 2013. Nesta, o alvo serão os animais de zero a 24 meses.

O governo do Estado distribuiu cerca de 5,5 milhões de vacinas, num investimento aproximado de R$ 7 milhões. A gratuidade contempla os proprietários enquadrados nos critérios do Pronaf e da Pecuária Familiar e que possuam até 100 animais.

Texto: Assessoria Seapa 

Nenhum comentário: