segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Governo do Estado abriu 17 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta no Hospital Universitário (HU), em Canoas. A medida, em um primeiro momento, visa cobrir o fechamento provisório de leitos no Hospital Conceição, em Porto Alegre, para o processo de limpeza e desinfecção. Contudo, após a fase inicial os leitos continuarão atendendo e se somarão aos mais de 1,4 mil leitos de UTI existentes hoje em mais de cem hospitais.

O titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Ciro Simoni, salientou que foi dada prioridade para a abertura desses leitos pela necessidade do momento. "O acordo que havia entre o Estado, o município e o Ministério da Saúde era ter esse acréscimo de leitos para o inverno. Nesse meio tempo, tivemos os casos do aparecimento de bactérias multirresistentes no Hospital Conceição, o que nos fez agilizar o processo", afirmou. "Posteriormente esses leitos continuarão atendendo e são um passo fundamental para o acesso e qualificação da rede pública de saúde", completou.

A abertura dos novos leitos em Canoas já estava prevista, independentemente da questão envolvendo o Hospital Conceição, tendo como objetivo o reforço na rede durante o inverno, época na qual as doenças respiratórias causam mais internações. Com o bloqueio de leitos, no Conceição, foi agilizada a abertura dos leitos em Canoas.

A SES investiu nos equipamentos para a unidade e fará o custeio do serviço (pagamento de diárias) até o processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde estiver concluído. Além dos novos 17 leitos a UTI Adulta do HU já contava com outras 15 vagas.

Texto: Assessoria de Imprensa SES 

Nenhum comentário: