quarta-feira, 19 de junho de 2013

Uma mostra de arte comestível de um projeto de extensão do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem participação confirmada no 1º Festival de Gastronomia RS. A atividade do Degust ART ocorre no dia 29 de junho, no espaço Vaca Amarela - destinado ao público infantojuvenil. O 1º Festival de Gastronomia RS ocorre de 25 a 30 de junho, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os coordenadores do projeto, os prefessores Helena Kanaan e Wilson Miranda, explicam que o Degust ART aproxima elementos visuais de composição de obras de arte - como cor, textura, volume, sombra e contraste - do paladar. "É um estímulo aos cinco sentidos das pessoas. O diferencial é que quem aprecia uma obra instantaneamente tem vontade de prová-la", afirma Helena.

O Degust ART é um canal de diálogo entre as disciplinas do Centro de Artes e a área da Gastronomia - que é representativa em Pelotas, cidade da Fenadoce. A atividade ocorreu nos anos de 2011 e 2012 e este ano ocorre especialmente no 1º Festival de Gastronomia RS.

O Festival
O 1º Festival de Gastronomia RS pretende mostrar e valorizar a diversidade da culinária gaúcha por meio dos produtos do Estado. Durante a programação, serão repensadas as práticas culinárias com base na história e cultura que constituem a gastronomia regional. Com a temática voltada à alimentação, serão promovidos encontros, descobertas e trocas de conhecimentos.

O evento aproximará chefes de cozinha, cozinheiros, empresários, estudantes e profissionais do setor de alimentação e bebidas dos produtores locais, evidenciando o processo de transformação dos insumos até a elaboração dos pratos que chegam à mesa dos consumidores. O 1º Festival de Gastronomia é realizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Casa Civil/ Grupo de Trabalho em Gastronomia Regional.

Texto: Assessoria Festival

Nenhum comentário: