sexta-feira, 21 de junho de 2013

O povo se fez ouvir!
Redução nos preços das passagens em várias cidades mostra o poder do povo quando unido por uma causa


“Vem pra rua!” – O chamado foi ouvido e centenas de milhares de pessoas inundaram as cidades de todo o país por vários dias seguidos. A pressão foi irresistível. Governos municipais e estaduais não tiveram outra opção senão ceder. E as ruas foram ouvidas e atendidas. Doze capitais reduziram os valores de ônibus, metros, trens e barcas. A mobilização popular mostrou que a decisão de aumentar tarifas ou manter sua existência é uma escolha política e não técnica. O povo mostrou a força que tem.
As manifestações iniciaram um novo ciclo de mobilização. O povo chegou ao limite da tolerância e não aceita mais abusos do Estado e das empresas. O trabalho de base do MPL e o uso das mídias sociais por todos os manifestantes mostraram mais uma vez que essa é uma estratégia acertada - como tem sido em várias partes do planeta. Essa vitória mostra que uma internet livre é um dos pilares da democracia 2.0, baseada na mobilização popular, no trabalho em rede, na transparência e na ocupação de espaços públicos.
Mas ainda há muito a ser feito. Os preços das passagens baixaram, mas as contas das empresas de transporte continuam fechadas. Um serviço público essencial e tão fortemente subsidiado não pode ser uma caixa preta. Declarações recentes de prefeitos e governadores também devem ser repudiadas. São absurdas as ameaças que eles fazem sobre cortar verbas de outros serviços e investimentos em áreas prioritárias. É preciso manter a pressão para garantir a todos transporte e demais serviços públicos de qualidade.
Também é preciso muita atenção para a mobilização não ser conduzida para pautas que atendem a outros objetivos alheios aos do movimento. Nesse momento de alta mobilização, muitos tentarão aumentar suas bases e direcionar a multidão para um caminho oposto à nova democracia que marca essa luta. Devemos ficar atentos à cobertura "amistosa" da grande mídia, que tentará absorver a mobilização com coberturas que não refletem o espírito das ruas.
Há muito ainda por que lutar no Brasil e novas conquistas virão. Os ativistas da Rede Sustentabilidade estarão sempre presentes nessas horas – como estiveram nos protestos de diversas cidades. Estamos prontos para ajudar a transformar os gritos das ruas em realidade.

Siga a #rede na internet
Site de mobilização – www.movimentoemrede.com.br

Mais informações:
IDEARIA - comunicação & criação de conteúdo
fone: +11 3061.3121
Danielle Borges (Dani.borges@idearia.com.br / + 11 99934.2206)   
Michele Carvalho (michele.carvalho@idearia.com.br / + 11 96686.2267)               

Nenhum comentário: