sexta-feira, 21 de junho de 2013

AUTISMO: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTOS CORRETOS PODEM MELHORAR
 A QUALIDADE DE VIDA DO PORTADOR

O pediatra geneticista, Dr. Roberto Müller, alerta para a importância de um diagnóstico
preciso para o tratamento da doença.


Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, quase 90% dos casos de autismo no Brasil ainda não foram diagnosticados corretamente. Por tratar-se de uma disfunção global de desenvolvimento, a doença não apresenta uma uniformidade de sintomas, o que poderia justificar a falta de diagnósticos precisos.

O Autismo manifesta-se até os três anos de idade e a tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para a doença, entre elas, fatores genéticos e biológicos. Segundo o pediatra geneticista, Dr. Roberto Müller, os portadores da doença apresentam uma diminuição na formação reticular, responsável por "integrar" as várias áreas do cérebro. Essa disfunção pode apresentar alterações nas capacidades de comunicação, socialização e comportamento do indivíduo.

De diagnóstico extremamente complexo, os sintomas do Autismo, de maneira geral, estão dentro do seguinte escopo: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

"Para o senso comum, o autista parece viver alheio ao mundo, mas na verdade, trata-se de uma dificuldade de absorção e assimilação das informações recebidas. A dificuldade de comunicação faz com que alguns pacientes não consigam interagir socialmente, isolando-se cada vez mais, por isso, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor", alerta o pediatra.

O primeiro passo, portanto, para um diagnóstico satisfatório é buscar um aconselhamento genético ao menor sinal de presença da doença. "Com o aconselhamento genético adequado, o paciente pode então ser encaminhado para o início de um tratamento multidisciplinar, adequado às suas necessidades e limitações", finaliza Dr. Roberto Müller.

Sobre o Dr. Roberto Muller
Com 31 anos de dedicação na carreira na área da saúde, o médico possui especialização em pediatria e genética médica pela Escola Paulista de Medicina, com atuação ativa em pesquisas e estudos sobre a prevenção de malformações fetais e doenças congênitas, tornando-o referência abordar o assunto. O especialista possui também, mestrado pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, possui ampla expertise em biologia molecular avançada para cuidar de casos de doenças genéticas frequentes, além das que causam a deficiência mental; diagnóstico de crianças malformadas; avaliação das causas genéticas e autoimunização para casos específicos de infertilidade; e aconselhamento genético aos casais de alto risco.  O médico utiliza ainda um tratamento diferenciado para os casais que sonham ter filhos, mas que correm o risco de gerar crianças com possíveis alterações genéticas.

Dr. Roberto Muller
CRM: 37502
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 515 - Cerqueira Cesar - São Paulo/SP.
Atendimento: Segunda, Terça, Quinta e Sexta a partir das 14h30 e Quarta-Feira a partir das 10hrs às 12hrs.
Telefone: (11) 3288 4139


Nenhum comentário: