segunda-feira, 17 de junho de 2013

O desenvolvimento regional do Extremo Sul do Estado será debatido esta semana em dois eventos promovidos pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). Os Diálogos Cdes-RS serão realizados em São José do Norte, na quinta-feira (20), às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz (Rua Marcílio Dias, s/n), e no município de Rio Grande, na sexta (21), às 10h, no Auditório da Câmara do Comércio (Rua General Osório, 430, 1º andar). Abertas à participação da comunidade, as atividades buscam conhecer as principais demandas e expor as ações do Governo do Estado para a região.

Os encontros do Conselhão deverão reunir lideranças regionais, trabalhadores e empresários de variados segmentos, academia, movimentos sociais, prefeitos, vereadores e secretários de Estado, para um amplo debate sobre questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do Extremo Sul, com preservação ambiental e inclusão social. Oportunidades e impactos dos investimentos na indústria naval, os reflexos na economia, o crescimento populacional, obras de infraestrutura, saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, entre outros temas, serão pautas dos eventos.

"O objetivo é envolver a sociedade civil na discussão de questões importantes para a região. Nos Diálogos Cdes promovem-se a escuta e a troca de ideias sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do Estado, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos", explica o secretário-executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris, que coordenará as atividades.

Em formato de seminário, os encontros do Conselhão também proporcionam a integração entre as políticas públicas, a partir da harmonia dos governos Federal, Estadual e Municipal, complementa. Desde sua criação em 2011, o Cdes-RS já realizou 23 Diálogos Temáticos e 12 Diálogos Regionais.

Texto: Stela Pastore

Nenhum comentário: