terça-feira, 25 de junho de 2013

Debate sobre carvão mineral reúne lideranças do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

IMG_7507 - Cópia.JPGO potencial produtivo do carvão mineral nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi destaque durante seminário nesta segunda-feira, no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento, titulado “Panorama energético e carvão mineral”, foi organizado pela Assembleia de SC e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que é presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, participou do evento.

O enfoque dos debates foi centrado em temas como segurança energética, distribuição de renda, geração de emprego e os aspectos econômicos, ambientais e trabalhistas da indústria carbonífera.

A abertura do seminário contou com a participação de deputados estaduais e federais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, lideranças empresariais, prefeitos e vereadores. O vereador bajeense Antenor Teixeira (PP), também esteve presente.

Oportunidade

Na oportunidade, o deputado Afonso Hamm, presidente da Frente Parlamentar do Carvão Mineral, apresentou o relatório de atividades da Frente que tem servido como ponte de sustentação do segmento no Congresso Nacional. Ainda relatou sobre o desenvolvimento econômico que a matriz é capaz de gerar. “A cada 350 megawatts de energia produzida por meio desse minério 3,5 mil empregos são criados durante o período de cinco anos, além de 600 a 700 postos de trabalhos permanentes”, salienta.

No seu pronunciamento o uso do minério pela indústria de forma sustentável também foi citado. “Podemos usar o carvão para produção de fertilizantes, e potencializar a gaseificação do mesmo, que é menos poluente. Temos tecnologias de baixo impacto ambiental que devem ser estimuladas através de pesquisas científicas para a exploração sustentável do carvão e o domínio dessa tecnologia”, ressalta.

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pedro Westphalen (PP), comenta que 90% das reservas do país estão concentradas na região sul. “Isso representa para nossa economia o mesmo que o Pré-Sal em nível nacional, com a vantagem de que a extração do carvão é mais fácil e mais barata”, complementa.

Pronunciamentos

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), opina que Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão juntos para fazer com que carvão mineral traga empregos e segurança energética de forma sustentável para os dois estados.

Os pronunciamentos durante abertura também ficaram a cargo do presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral, Fernando Zancan, presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, o governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira (PMDB-SC); Os deputados federais de Santa Catarina, Espiridião Amin (PP-SC) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC); o presidente da Frente Parlamentar Catarinenses em Defesa do Carvão Mineral, Valmir Comin (PP-SC); o presidente do sindicato das indústrias de extração de Santa Catarina, Rui Hülse; ;


Nenhum comentário: