sexta-feira, 21 de junho de 2013

Três finalistas ganharão troféu ouro e viagem internacional. Para SPM, prêmio estimula autonomia econômica das mulheres
 
Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O concurso identifica, seleciona e distingue relatos de vida de mulheres empreendedoras de todo o país, as quais transformaram seus projetos em realidade e cuja história de vida é exemplo para outras.
 
A iniciativa é desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), a Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
 
Acontecendo anualmente em duas etapas, a fase estadual do prêmio oferece às vencedoras uma placa/troféu de reconhecimento; certificado de premiação; direito ao uso do selo de vencedora e curso da Matriz de Soluções Educacionais e/ou 16 horas técnicas de consultoria em gestão. Podem ser reconhecidas como vencedoras estaduais até três empreendedoras de cada estado e três do Distrito Federal; uma para cada categoria prevista, podendo-se chegar a até 81 empreendedoras.
 
Já na etapa nacional, os 81 relatos estaduais de empreendedoras serão avaliados e selecionados por uma comissão técnica nacional para a escolha de até nove finalistas: três representantes de cada categoria (Pequenos Negócios, Produtora Rural e Empreendedora Individual) receberão o troféu bronze, três o prata e três o ouro. Todas as 81 terão direito a uma viagem para participar do evento da etapa nacional em Brasília.
 
As ganhadoras do troféu ouro, prata e bronze receberão uma viagem para capacitação em território nacional e o selo de vencedora nacional. As três ganhadoras do troféu ouro têm direito a uma viagem internacional. A cerimônia de premiação acontece em março de 2014.
 
Valorização das empreendedoras – Para a coordenadora-geral de Autonomia Econômica das Mulheres da SPM, Gláucia Fraccaro, a premiação confere visibilidade a uma grande parcela de brasileiras que fazem parte do mundo dos negócios, mas ainda encontram um cenário bastante desigual. “Ainda que metade dos empreendimentos brasileiros sejam geridos por mulheres, seus negócios chegam a render 40% menos que aqueles gerenciados por homens”, assinala.
 
Para concorrer ao prêmio, é necessário ter mais de 18 anos e ser dona de empresa de micro e pequeno porte ou membro de negócio coletivo com mais de um ano de existência, com data de abertura anterior a 1º de março de 2012. Empreendedoras individuais também podem participar.
 
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios de 2012 recebeu 3.646 histórias de empreendedoras de todo o país. Os estados que contabilizaram mais inscrições foram São Paulo (517), Bahia (372), Rio Grande do Sul (371), Rio de Janeiro (348) e Paraná (283).
 
 
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM

Nenhum comentário: