sábado, 22 de junho de 2013

Ipea divulga 26ª edição do Boletim Radar
Publicação reúne artigos que tratam de temas como alocação de riscos em projetos de infraestrutura e regulamentação dos grupos econômicos
Após uma sequência de edições temáticas, que trataram de temas como agropecuária, desempenho da indústria nacional, qualificação dos trabalhadores, Sistema Nacional de Inovação (SNI) e micro e pequenas empresas (MPEs), o 26ª boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), volta a trazer uma pauta diversificada.
Nesta edição, o periódico, que será lançado às 10h, no dia 25, reúne artigos que tratam de temas como alocação de riscos em projetos de infraestrutura, cooperação entre universidade e empresa para a promoção da inovação, pesquisa em biomassa energética e aspectos normativos dos grupos econômicos.
No primeiro artigo, Fabiano Pompermayer e Jean Marlo de Paula avaliam como os principais riscos do projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro a São Paulo estão distribuídos entre o poder concedente e o concessionário. O artigo seguinte, de autoria de Lenita Turchi, trata da interação entre universidades e empresas sob a perspectiva da promoção de inovações.
A cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D), de autoria de Gesmar Rosa dos Santos e, o tema da infraestrutura, no aspecto da distribuição dos riscos nas contratações de obras públicas, de Jean Marlo de Paula também são abordados. Por fim, Luís Fernando Tironi levanta questões sobre os aspectos normativos ligados à constituição e às possibilidades de atuação dos grupos econômicos (GE) no Brasil.
A publicação será apresentada na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório 16º andar).
Radar
O boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior é uma publicação bimestral da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea. O boletim traz artigos curtos, em linguagem clara e direta, sobre temas relacionados à produção, inovação tecnológica, infraestrutura, regulação econômica e ao comércio exterior.

Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
www.ipea.gov.br
Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais - possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro - e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: