sexta-feira, 14 de junho de 2013

Vem aí o Happy Hour Agas com
Julio Mottin Neto
Vice-presidente vai contar case da Panvel
Se é verdade que os supermercadistas preferem ouvir histórias práticas de sucesso e o conhecimento do chão de loja à teoria sem aplicação, o Happy Hour Agas do dia 27 de junho será um prato cheio para os empresários do setor.

O evento reunirá cerca de 300 players do varejo e da cadeia de fornecimento do Estado no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre, para a apresentação da trajetória e do case de sucesso da maior rede de farmácias do Sul do país, a Panvel.

O palestrante convidado será o economista pós-graduado em Gestão e Finanças pela Harvard Business School e vice-presidente do Grupo Dimed/Panvel, Julio Mottin Neto, que falará sobre os conceitos e acertos da rede, que está presente em 85 municípios e atende 27 milhões de clientes ao ano. As pré-inscrições gratuitas já estão disponíveis pelo (51) 2118-5200 ou através do e-mail eventos@agas.com.br.
Nova Petrópolis prepara-se para
o Jantando com a Agas
Com seu inseparável violão, palestrante será atração do evento
Supermercadistas da Serra e da Região das Hortênsias já estão na expectativa para a palestra de Adroaldo Lamaison no Jantando com a Agas marcado para 2 de julho em Nova Petrópolis.

Divertido e sempre atento às necessidades do mercado, o ex-seminarista, músico e conferencista falará sobre Como ser diferente no mundo de iguais durante o evento, que ocorrerá a partir as 20 horas na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo (Rua Duque de Caxias, 136). Além dos participantes da região, o Jantando deverá congregar supermercadistas e fornecedores de diversos outros pontos do Estado. "Esta é a primeira vez que o evento vai a Nova Petrópolis e, conhecendo a força da região, temos a convicção de que haverá casa cheia", projeta o presidente da Agas, Antônio Longo.

O jantar de aprendizado, descontração e estreitamento de relações terá patrocínios da Superpan, Orquídea, Café Pelé, Cooperativa Piá e Chá Leão. As pré-inscrições já estão abertas pelo telefone (51) 2118-5200 ou e-mail eventos@agas.com.br.
Supermercados esperam crescimento de 6% nas
vendas de itens típicos de Festas Juninas
Empresas já iniciaram a montagem de barraquinhas e decoração
Boa parte do setor supermercadista gaúcho já entrou no clima das Festas Juninas, que celebram, ao longo deste mês, Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). Tradicionais no Nordeste do País, estas comemorações vêm se popularizando e ganhando força a cada ano no Estado, e, com isso, passam a integrar o calendário promocional de vendas de supermercados de menor porte. De acordo com dados apurados pela Agas junto aos associados, o crescimento das vendas de itens típicos para as festas deverá ser de 6% em relação às comemorações do período no ano passado.

Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a procura dos clientes por canjiquinha, rapaduras e amendoim chega a aumentar 700% em relação aos demais meses do ano. Mais popular em outros períodos, a pipoca para micro-ondas tem as vendas elevadas em cerca de 300%, enquanto a pipoca para panela, em 350%. "As festividades também beneficiam fabricantes gaúchas de doces derivados da cana-de-açúcar, que chegam a dobrar sua produção no período e mantêm este volume de vendas até o final do inverno", destaca Longo, lembrando que o rigor do inverno gaúcho oportuniza que empresas de pequeno e médio portes também aproveitem o momento para vender vinhos e pipocas.

A alta do dólar nos últimos dias ampliará a preferência dos gaúchos pelos vinhos nacionais. Os supermercadistas negociaram preços dos produtos típicos com os fornecedores e estão garantindo a decoração das lojas e a montagem de barraquinhas. "São em datas como esta que as pequenas redes podem se diferenciar das grandes. A ornamentação com bandeirinhas e as degustações são mais praticadas pelos supermercados pequenos, o que confere um ambiente caseiro e familiar, como a data sugere", aposta Longo. O supermercadista lembra que, especificamente neste ano, o mês de junho será um dos melhores para o setor, pois haverá cinco sábados e cinco domingos, aumentando o tempo disponível para as festas.
Expoagas 2013: Deb Xavier aborda
a mulher moderna
Palestrante falará sobre empreendedorismo,
negócio e carreira para mulheres
Em vias de fechamento dos últimos detalhes da programação, a Agas anunciou nesta semana mais uma atração para a 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2013: o destaque da programação feminina.

Programado para as 16 horas do dia 20 de agosto, o tradicional Agas Mulher deste ano terá empreendedora Deb Xavier falando sobre carreira, atitude e negócios na palestra Sem tempo para ser a Mulher Maravilha: as dores e delícias da vida da mulher moderna.

O encontro é exclusivo às mulheres e deverá reunir mais de 500 pessoas no Centro de Convenções da Fiergs. A Expoagas 2013 ocorre de 20 a 22 de agosto, em Porto Alegre, com a expectativa de receber mais de 38 mil pessoas e movimentar pelo menos R$ 300 milhões entre varejistas visitantes e expositores. Informações complementares em www.agas.com.br ou pelo e-mail expoagas@agas.com.br.
Agas leva cursos ao varejo de Passo Fundo
Aulas que ocorreriam na carreta serão realizadas na Rede Super Útil
Depois de passar por Carazinho levando cursos nos últimos dias, o projeto itinerante de capacitação De Olho no Futuro, promovido pela Agas, retornará a Passo Fundo. A cidade, que também sedia um curso de média duração para gestores de supermercados, receberá quatro aulas de 17 a 20 de junho.

As aulas seriam realizadas no interior da escola móvel da entidade, que, entretanto, passará por manutenção de rotina nos próximos dias. Com isso, os cursos ocorrerão na sede da Rede Super Útil (Rua Padre José de Anchieta, 2 - Bairro São Cristóvão), ciceroneados pelo presidente da rede, Ivan Manfroi.

Realizados sempre das 8h30 às 17h30, os cursos têm custo de R$ 35 para sócios a R$ 45 para não sócios, e abordarão assuntos como açougue, reposição e gestão de perecíveis. A iniciativa tem o patrocínio da Oniz Distribuidora e da Ades. Informações adicionais e inscrições pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail cursos@agas.com.br.

Veja a programação de cursos em Passo Fundo:
Última semana para inscrições no GES Sebrae
GES Santa Maria segue com aulas semanais
Começam na próxima quinta-feira (20) as aulas da turma de micro e pequenos empresários do curso de Gestão em Supermercados - GES. Exclusiva a representantes de MPEs com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões, a turma terá aulas sempre às quintas-feiras, na sede da Agas, em Porto Alegre.

Para esta turma, o Sebrae/RS está subsidiando metade do valor do curso. As inscrições ainda estão abertas até o início das aulas, pelo telefone (51) 2118-5200 ou via endereço eletrônico ges@agas.com.br.

Enquanto isso, outras cinco turmas do GES seguem suas aulas semanais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Cruz Alta e Passo Fundo - onde, na próxima semana, os gestores aprenderão sobre atmosfera de loja em visita ao Supermercados Marcolan.
Coopermil segue treinamento in company
Paulo Magnus (em pé) será instrutor de curso
Não é apenas Passo Fundo que terá uma programação de treinamentos para profissionais do setor supermercadista na próxima semana. Dia 17, segunda-feira, a Coopermil, de Santa Rosa, recebe o professor Paulo Magnus para dar continuidade ao projeto de capacitação in company da Agas junto à Cooperativa.

Esta será a terceira aula do projeto in company da Cooperativa Mista São Luiz. Os treinamentos na Coopermil iniciaram em março e se desdobrarão até novembro, abordando uma série de temáticas para profissionais das mais diferentes áreas dos supermercados da Cooperativa. O módulo da próxima semana tratará do tema Gestão e Liderança.

Os cursos in company foram desenvolvidos pela Agas para atender demandas sob medida, adequando os conteúdos programáticos às necessidades de cada empresa. Informações adicionais pelo e-mail cursos@agas.com.br ou através do telefone (51) 2118-5200.
Agas recebe secretário municipal
da Acessibilidade
Raul Cohen busca inclusão social de portadores de necessidades especiais
Além de receberem diariamente milhares de clientes com necessidades especiais em todo o Estado, os supermercados são uma importante fonte de emprego e renda para este público. Pensando nisso, o secretário municipal da Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, Raul Cohen, visitou a Agas nesta terça-feira (11) para alinhar projetos com a entidade.

Recebido pelo presidente Antônio Cesa Longo, Cohen solicitou o engajamento dos supermercados no sentido de respeitarem as cotas determinadas por lei que devem ser destinadas a portadores de deficiências físicas e a idosos nos estacionamentos.

Além disso, o secretário conheceu o Projeto Empregar Agas, que já formou pessoas com deficiência (PCDs) da Apae com competências para operarem no autosserviço, em áreas como atendimento e empacotamento. A Secretaria e a Agas estudam um projeto que contemple a inclusão social de PCDs através do varejo para lançamento na Expoagas 2013, em agosto.
Governo amplia em um ano prazo para
impressão dos impostos nas notas fiscais
Longo (D) debateu dificuldades e dúvidas na aplicação da lei junto aos Procons
Diante das várias demandas recebidas para determinação de tempo de adaptação à Lei 12.741/2012 e considerando sua complexidade, o governo federal publicou a Medida Provisória 620, nesta semana, ampliando em doze meses o prazo para aplicação das sanções e penalidades previstas na legislação, que determina a publicação dos impostos incidentes sobre os produtos nas notas fiscais. Nesse período, o poder público promoverá orientações educativas a respeito do conteúdo da matéria.

Nesta terça-feira (11), o presidente da Agas, Antônio Longo, reuniu-se com os diretores dos Procons Estadual e de Porto Alegre, Cristiano Aquino e Flávia do Canto, respectivamente, além de membros da Fecomércio/RS e da CDL Poa, para debater o tema.

A orientação dos Procons é de que a lei está valendo, e as empresas que quiserem utilizar os índices do IBPT para discriminar os impostos na nota fiscal podem fazê-lo desde já. No período de um ano, entretanto, os supermercados ficam desobrigados de cumprir a legislação, e não haverá fiscalização e sanções sobre a Lei no período. A Agas aguarda a regulamentação da Lei, que será coordenada pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, para instruir os associados quanto à sua aplicação após o prazo de um ano. A MP 620 pode ser acessada em www.agas.com.br, no link Notícias> Informes Jurídicos.
 
Câmara aprova MP que desonera produtos da
cesta básica e amplia isenção a novos itens
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei de Conversão da Comissão Especial constituída para analisar a Medida Provisória 609, que reduziu a zero as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre importação e sobre a receita decorrente da venda no mercado interno dos produtos da cesta básica. O PLV foi aprovado com o conteúdo da MP 605, que permite ao governo subsidiar a redução das contas de luz com recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Os deputados incluíram as fraldas geriátricas entre os produtos que contarão com isenção de PIS/Cofins; aplicam a isenção de PIS/Cofins para os óleos vegetais brutos;
excluíram os óleos vegetais brutos dentre os produtos que podem gerar crédito presumido de PIS/Cofins na compra de insumos para sua produção; e mantiveram a atribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica de aprovar a mudança de controle acionário proposta em planos de recuperação apresentados por empresas distribuidoras de energia elétrica sob intervenção do governo devido a problemas financeiros.

A desoneração de tributos de produtos da cesta básica, prevista inicialmente na medida provisória apenas para carnes (bovina, suína, aves, peixes, ovinos e caprinos), café, óleo, manteiga, açúcar, papel higiênico, pasta de dente e sabonete, foi estendida ao pão de forma, ao frango industrializado, à erva mate, às mortadelas e às linguiças, ao açúcar cristal, aos biscoitos de consumo popular, do tipo Cream Cracker, Água e Sal, Maria e Maizena, ao molho de tomate, ao vinagre e ao polvilho. Também foram contemplados outros setores como o de artigos escolares - cola, artigos escolares confeccionados de plástico, borracha de apagar, pasta e mochila para estudante, agenda, caderno, classificador, pincel, caneta esferográfica, caneta e marcador com ponta de feltro e lápis. Também foram incluídas rações e suplementos alimentares empregados na pecuária entre os produtos objeto de desoneração, e produtos de higiene pessoal, como escovas de dentes, absorventes higiênicos e fraldas descartáveis. Por último, cabe destacar que o gás de cozinha e o sal foram contemplados com a desoneração de PIS/Cofins.
 
Procon Porto Alegre solicita modelos de
etiquetas dos supermercados da capital
Agas sugere que empresas adotem
modelo de etiquetas
A Agas recebeu uma notificação do Procon Porto Alegre solicitando que a entidade peça, aos seus associados da capital, que enviem ao órgão seu modelo de etiqueta a ser utilizado para o cumprimento da Lei 11.423/2013, que trata da precificação com quantidades nas etiquetas dos produtos.

A orientação do Procon Poa é de que as etiquetas sejam de fácil visualização e entendimento para o consumidor. A Agas sugere que as empresas adotem etiqueta semelhante à da foto ao lado, disponível para visualização no site www.agas.com.br, link Notícias> Informes Jurídicos.
 
Publicada consulta pública sobre
recall de alimentos
Foi publicada, no Diário Oficial da União de segunda-feira (10) a Consulta Pública 21/2013 da Anvisa, que estabelece regras para o recall de alimentos. A proposta prevê que o recolhimento voluntário de alimentos deve ser comunicado à Agência por meio eletrônico em até 24h, a partir do momento em que as indústrias souberem da necessidade de realizar o procedimento.

De acordo com a consulta pública, a empresa responsável pelo alimento que será alvo de recall (fabricante ou importadora) deverá elaborar e implementar um plano de recolhimento dos produtos, na forma de procedimentos operacionais padronizados. Esse plano deve contemplar: procedimentos para recolhimento do produto, forma de segregação dos produtos e destinação final, definição dos responsáveis pela execução das atividades previstas e os procedimentos de comunicação do recolhimento dos alimentos à cadeia de produção, às autoridades sanitárias e aos consumidores.

Sugestões para a consulta pública devem ser enviadas eletronicamente, em até 60 dias, por meio do preenchimento de formulário específico disponível no endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=11702.
 
Portaria institui GT pra debater o ponto eletrônico
O Ministério do Trabalho e Emprego constituiu nesta quarta-feira (12), através da Portaria n° 836, do Grupo de Trabalho que terá a finalidade de realizar estudos técnicos e normativos objetivando a admissão de sistemas alternativos de controle eletrônico de jornada de trabalho.

Os estudos vão atender princípios como a segurança dos dados registrados, o acesso do trabalhador aos seus registros, o acesso da fiscalização aos registros, o registro do ponto pelo próprio trabalhador e a garantia de inexistência de mecanismos de registro automático de ponto.

A portaria que institui o GT está disponível em www.agas.com.br, no link Notícias> Informes Jurídicos.
Fonte: Frederes Consultoria Jurídica
 
Ainda há tempo para participar do
"De Olho na Validade"
Os supermercados que não aderiram ao programa De Olho na Validade, desenvolvido pela Agas em parceria com os Procons RS e municipais, ainda podem confirmar sua participação no projeto.

Com a campanha, o consumidor que encontrar produtos vencidos nas gôndolas dos supermercados participantes, terá direito a uma unidade do mesmo item totalmente grátis e dentro da validade. A adesão dos supermercados é opcional.

As empresas interessadas em participar devem enviar um e-mail para edna@agas.com.br solicitando o termo de cooperação e os materiais de divulgação. Até o momento, mais de 300 lojas de supermercados gaúchas já estão com a campanha em vigor.
Cia Zaffari lança segunda temporada
de programa de receitas pelo YouTube
A segunda temporada do programa Receitas Zaffari, disponível no Canal Zaffari no YouTube, acaba de ser lançada com um prato especial para o Dia dos Namorados. O chef Felippe Sica está no comando do cardápio desta nova leva de episódios, que apresentam receitas práticas com um toque de sofisticação.

No primeiro episódio, o chef Sica ensina dois pratos especiais para a noite mais romântica do ano: o Fondue dos Namorados, feito com Nutella e frutas, e um prato principal elaborado com filé e legumes.

Lançado em 2012, o programa Receitas Zaffari já soma mais de 20 vídeos, sendo que todos estão disponíveis no Canal Zaffari. O projeto é realizado pelo departamento de Marketing Corporativo do Grupo Zaffari e tem produção da Cápsula Filmes. A nova temporada também será apresentada em formato de websérie, com dia e hora marcada para a exibição dos episódios, que serão anunciados em breve. O Canal Zaffari é http://www.youtube.com/user/zaffarivideos?feature=watch.
Mili apresenta o blog Miliumadicas
Blog faz parte do novo portal da empresa
Buscando informar os consumidores sobre soluções práticas e eficientes de cuidados com o lar e higiene pessoal de forma simples, o novo portal da Mili disponibiliza, agora, o blog Miliumadicas. A nova plataforma, que foi desenvolvida pela empresa Tif Comunicação, teve como objetivo modernizar a parte administrativa do website por meio de um sistema de publicação de conteúdo dinâmico. "Além disso, quisemos implementar um novo conceito de usabilidade e design no catálogo de produtos da Mili, passando a ser compatível com as mais novas tecnologias do mercado", explica Fernando Castro, gerente de estratégias digitais da Tif.

Mais atraente esteticamente, o www.mili.com.br possui recursos de última geração, uma vez que foi adotada uma nova plataforma de publicação, um Sistema de Gestão de Conteúdo (CMS - Content Management System), que facilita a atualização de todas as informações do portal e permite a integração com novas tecnologias, como plataformas de equipamentos móveis e aplicativos nas redes sociais. "Já estava na hora de renovarmos nosso site. Tudo foi planejado nos mínimos detalhes para conseguirmos proporcionar o melhor resultado para nossos internautas", explica Cinthia Micheletto, gestora de Marketing da Mili.

Sobre o Miliumadicas, Cinthia ressalta que os conteúdos são elaborados em conjunto com a Tif e com a agência Pulp Ideias, da jornalista Fernanda Ávila. "Os textos são elaborados pela Pulp, a partir de uma pauta decidida por todos os envolvidos, para que a linguagem esteja sempre unificada e dentro do conceito de comunicação da marca", comenta. Com um elevado número de funcionalidades extras, outra característica importante do portal é a engenharia de navegação, mais simples e rápida.
Florestal lança Drops Brazilian Coffee
Após o lançamento de sua linha de drops no primeiro trimestre do ano, a Florestal Alimentos avança nesta categoria e apresenta ao mercado o drops sabor café. Para este lançamento, a empresa aposta em uma de suas marcas mais importantes, a Brazilian Coffee. A bala de café mais vendida do Brasil, agora está disponível em tabletes que proporcionam um consumo mais frequente ao público que não dispensa conveniência e portabilidade.

A soma de uma marca tão tradicional e reconhecida com a praticidade dos drops confere ao produto um atraente resultado, onde o consumidor tem em suas mãos uma configuração exclusiva, por ser o único desenvolvido no sabor inigualável do café Brazilian Coffee. Cada bala tem peso de 3,5g e foi desenvolvida em formato retangular. Em tabletes de 35g, são agrupados 10 unidades do drops. Os displays apresentam duas versões de peso: 735g contendo 21 tabletes e 420g contendo 12 tabletes.

A embalagem recebe as mesmas características visuais da tradicional Brazilian Coffee, desenvolvida com um fundo predominantemente preto, com a ilustração de uma xícara vermelha e as tarjas verde e amarela, o conjunto tem fácil identificação no ponto de venda. A embalagem do tablete foi desenvolvida em papel metalizado, conferindo requinte ao visual e maior conservação do drops.
Na França, Aurora conquista mais duas medalhas
A Vinícola Aurora acaba de conquistar mais duas medalhas em um concurso internacional, desta vez na 13ª edição do Citadelles du Vin, realizado em Bourg, na França. O espumante Aurora Moscatel Branco e o tinto Aurora Reserva Merlot receberam medalhas de prata pela sua qualidade, nesse evento que contou com 1.159 amostras de 29 países, avaliadas por 60 degustadores de 22 nacionalidades.

O Citadelles du Vin tem patronagem da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e a entrega dos prêmios está marcada para 15 de junho. Com estas, já são seis as premiações recebidas pela Aurora este ano na França e totalizam-se 17 as premiações recebidas em 2013, considerando os demais concursos internacionais, realizados em países como Espanha, Grécia, Inglaterra e Suíça.

A Aurora foi premiada em todos os quatro concursos sediados no país dos Champagne dos quais participou: Challenge International du Vin (em Bordeaux), Vinalies International (Paris), Chardonnay du Monde (Saint Lager) e agora no Citadelles du Vin. A vinícola exporta vários de seus produtos para mais de 20 países, nos cinco continentes.
Brasil reduziu desperdício em mais de 800
milhões de sacolas plásticas em 2012
Mais de 800 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser desperdiçadas no varejo brasileiro, em 2012. O levantamento foi realizado pela Plastivida Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos, Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e Instituto Nacional do Plástico (INP), entidades responsáveis pelo Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas.

O levantamento mostra que o Programa permitiu uma redução acumulada de 5,8 bilhões de sacolas plásticas no Brasil, nos últimos cinco anos, quando foi criado. A marca representa 32,4% de redução em comparação com o volume de sacolas plásticas produzidas em 2007, ou seja, maior que a meta estipulada pelo Programa, que era de 30% em cinco anos.

Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do INP, esse tipo de iniciativa é eficiente no combate ao desperdício, na preservação ambiental e no respeito ao consumidor. "Estamos extremamente satisfeitos com os sólidos resultados do Programa, pois além das metas alcançadas, conseguimos abrir o diálogo com a sociedade e promover a educação ambiental, o que traz resultados perenes", afirma Bahiense. Segundo o monitoramento da efetividade do Programa de Qualidade, em 2007, o Brasil consumia 17,9 bilhões de sacolinhas e encerrou 2012 consumindo 12,1 bilhões, o que mostra uma retração da ordem de 5,8 bilhões no desperdício de sacolinhas, resultando numa redução de 32,4%.
Girando Sol lança amaciante
de roupas concentrado
A Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Girando Sol apresenta ao mercado o seu mais novo produto: o amaciante de roupas concentrado. Totalmente inovador, o item foi desenvolvido por meio de intensas pesquisas e análises. Ele se destaca por ter maior poder de amaciamento e possuir cápsulas de perfume. Segundo a responsável pelo Controle de Qualidade da empresa, Marcia Hoss, esta nova tecnologia faz com que parte do aroma exale somente quando a roupa é utilizada.

A eficácia é comprovada mesmo após a peça estar guardada por um longo período. Além disso, sua fórmula aumenta o rendimento do amaciante. Com apenas meia tampa, amacia e perfuma até quatro quilos de roupa. A novidade estará disponível nas fragrâncias Blue Care e Rose Care e em frascos de 500ml. "A empresa busca criar produtos que tragam inovação, preservando o meio ambiente e trazendo benefícios reais para as pessoas", explica Marcia. Exemplo disso são os aspectos sustentáveis existentes no processo de fabricação das embalagens. A menor utilização de materiais permite economias de 70% em água; 55% em plástico e 65% em papelão.

Criados pela Packart Design, os invólucros do amaciante concentrado da Girando Sol privilegiam um design estrutural exclusivo e ergonômico, focado na funcionalidade. Já o visual das embalagens do Blue Care e do Rose Care transmite noções de modernidade, maciez e de ação intensa e duradoura das cápsulas de perfume.
O amaciante concentrado se une às tradicionais linhas de amaciantes fabricadas pela Girando Sol. No total, são 11 famílias de produtos, que somam cerca de 150 itens voltados à limpeza doméstica.
Curtas
Falecimento - A Agas comunica, com pesar, o falecimento da presidente do Movimento das Donas de Casa do RS, Edy Maria Mussoi. Uma das principais lideranças em defesa do consumidor no Estado, Edy atuava de 1994 no MDCC/RS, e sua gestão foi marcada pelo diálogo aberto junto às entidades de comércio, autoridades e órgãos de imprensa. Edy Maria Mussoi tinha 78 anos e faleceu na manhã desta segunda-feira (10), em decorrência de um AVC.

Agas Jovem - O vice-presidente do Agas Jovem, Matheus Viezzer, representou o grupo e encontro promovido nesta terça-feira (11) pelo Conselho Regional de Administração Jovem (CRA Jovem), na capital.

Exposuper - A Exposuper 2013 - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados será realizada no período de 18 a 20 de junho de 2013 no Complexo Expoville, já com as novas dependências na área de congresso finalizadas. O evento é promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e terá um público estimado em 35 mil visitantes.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Juliane Redin.
Departamento Comercial: Tieli Dias, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Elisson Fernandes, Fábio Gomes, Jaderson Carvalho, Leandro dos Santos.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

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