sexta-feira, 7 de junho de 2013

Case da Panvel é tema do Happy Hour Agas
Julio Mottin Neto será palestrante no dia 27
Está marcado para 27 de junho o primeiro Happy Hour Agas de 2013. O Hotel Deville, na Zona Norte da capital, mais uma vez receberá supermercadistas, fornecedores e amigos do setor para a tradicional confraternização, que terá em destaque o vice-presidente do Grupo Dimed/Panvel, Julio Mottin Neto.

Formado em economia pela PUCRS e pós-graduado em Gestão e Finanças pela Harvard Business School, Mottin contará os detalhes da história de sucesso da companhia, que é a maior rede de farmácias do Sul do país e possui 4,8 mil empregados e mais de 290 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A Panvel está presente em 85 municípios e atende 27 milhões de clientes ao ano. São mais de 15 mil itens à venda nas lojas, entre medicamentos e perfumaria, nacionais e importados. O Happy Hour Agas do dia 27 começa às 19 horas. Informações e pré-inscrições gratuitas já estão disponíveis pelo (51) 2118-5200 ou através do e-mail eventos@agas.com.br.
Em terceira edição, Fórum das Sacolas
busca mais ações práticas de
conscientização ambiental
Evento reuniu lideranças no Palácio do MP
Além de renovarem por mais um ano o convênio que viabiliza a campanha Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente, a Agas, o Ministério Público e a Fecomércio/RS promoveram, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o 3º Fórum das Sacolas Plásticas - Uma Alternativa: A Redução.

Realizado no Palácio do MP, o evento reuniu lideranças do varejo e de defesa do consumidor, autoridades, imprensa e especialistas em biologia e ecologia. Para o presidente da Fecomércio/RS, Zildo De Marchi, a racionalização de sacolas plásticas traz benefícios para a sociedade e esta campanha educativa servirá de modelo para a redução do excedente de outros produtos que prejudicam o meio ambiente.

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, ressaltou durante sua manifestação que esta campanha educativa não teve o objetivo de buscar culpados. "Nossa intenção sempre foi pela redução do consumo e pela conscientização", resumiu. Segundo ele, a partir de agora, as entidades vão fomentar mais ações práticas que colaborem para a redução, a reciclagem e a reutilização dos plásticos no Estado. "Não está descartado que lancemos estas ações na Expoagas", antecipou Longo.
Especialistas defendem ampliação da discussão
Para Guilherme Schuz, educação
ambiental começa em casa
Após as apresentações iniciais, o 3º Fórum das Sacolas Plásticas - Uma Alternativa: A Redução teve sequência com uma série de palestras de especialistas em preservação ambiental e redução de poluentes.

A coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS, Marília Longo do Nascimento, relatou as boas práticas que a instituição realiza nesta área. Já o biólogo da Divisão de Assessoramento Técnico do MP, Guilherme Schuz, defendeu que a consciência ambiental é uma questão de educação e que as ações devem ser no sentido de modificar a cultura das pessoas.

A engenheira ambiental Thaisa Trevisan falou sobre as responsabilidades de varejo, indústria e consumidores com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e, finalizando, o biólogo Jackson Müller defendeu a agregação de valor à cadeia do plástico como solução para boa parte dos problemas ambientais do RS. "As sacolinhas representam somente 3% do lixo, em média, e por isso a discussão precisa ser ampliada. A iniciativa privada precisa investir em soluções práticas para aumentar os ganhos daqueles que separam o lixo, de modo a incentivarmos este setor", disse Müller. Os debates foram mediados pelas coordenadoras do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, procuradora de Justiça Têmis Limberger, e de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Promotora de Justiça Josiane Superti Brasil. Também participaram da abertura do Fórum a Secretária-Adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, representando o Governo do Estado, e a Supervisora de Marketing da Panvel, Valéria Endler.
Jantando com a Agas debate
"como ser diferente" em Nova Petrópolis
Bom humor é a marca registrada de Lamaison
O frio de julho vai conduzir supermercadistas e fornecedores de todo o Estado à Serra para mais uma edição do Jantando com a Agas. Dia 2 do próximo mês, o evento será sediado pela primeira vez em Nova Petrópolis, congregando empresários e profissionais do setor em um jantar de aprendizado e confraternização.

Marcado para as 20 horas, o Jantando ocorrerá na Sociedade Cultural e Recreativa Tiro ao Alvo (Rua Duque de Caxias, 136), e terá o músico, ex-seminarista e conferencista Adroaldo Lamaison como carro-chefe com a palestra Como ser diferente no mundo de iguais.

O encontro terá patrocínios da Superpan, Orquídea, Café Pelé, Cooperativa Piá e Chá Leão. As pré-inscrições já estão abertas pelo site www.agas.com.br. Mais informações via telefone (51) 2118-5200 ou e-mail eventos@agas.com.br.
Na Expoagas 2013, diversificação de segmentos
Número de expositores deverá superar 330 estandes
Os R$ 304,2 milhões movimentados em negócios durante os três dias do ano passado são o cartão de visitas para a feira de negócios da Expoagas 2013, de 20 a 22 de agosto, na Fiergs, na capital.

Além da ampliação dos segmentos compradores - a cada ano, novos players de restaurantes, hotéis, farmácias e outros setores prestigiam o evento -, é crescente também a diversificação de expositores. Nas últimas edições, novos segmentos como flores, pisos, segurança e artigos esportivos foram agregados à Expoagas, ampliando o leque de opções para os visitantes. "Nosso grande propósito é oportunizar uma vitrine à indústria gaúcha, que tem na feira a chance de conquistar novos clientes de todo o varejo", explica o presidente da Agas, Antônio Longo.

Na 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados, que acontece em paralelo à feira, nomes consagrados como José Liévore, Carlos Hilsdorf, Gustavo Cerbasi e Alexandre Garcia já estão confirmados. As inscrições abrem dia 1º de julho. Informações pelo e-mail expoagas@agas.com.br ou através do telefone (51) 2118-5200.
Escola móvel da Agas traz cursos a Carazinho
Carreta terá recepção do Super Coqueiros
Ciceroneada novamente pelo Supermercado Coqueiros, a escola móvel da Agas volta a Carazinho, nos próximos dias, para uma série de cursos destinados a profissionais do varejo local.

De 10 a 13 de junho, a carreta da entidade estará estacionada no pátio da matriz do Coqueiros (Av. Flores da Cunha, 173), recepcionada pelo representante da Agas na região, Leandro Reinrheimer. O veículo itinerante é equipado com maquinários de padaria e açougue que simulam situações reais do cotidiano supermercadista, e demandou investimentos de mais de um milhão de reais pela Associação.

Realizados sempre das 8h30 às 17h30, os cursos têm custo de R$ 35 para sócios a R$ 45 para não sócios, e abordarão assuntos como estoque, frente de caixa, liderança e prevenção de perdas. A carreta tem o patrocínio da Oniz Distribuidora e da Ades. Informações adicionais e inscrições pelo telefone (51) 2118-5200 ou pelo e-mail cursos@agas.com.br.

Saiba a programação da carreta em Carazinho:
Agas promove curso para profissionais de RH
Lisia Strüssman será a instrutora
O setor supermercadista gaúcho tem mais de 8 mil postos de trabalho em aberto devido à escassez de mão de obra qualificada em setores técnicos como padaria, açougue e reposição. Para suprir esta demanda, as empresas do segmento estão apostando cada vez mais na criação de planos de carreira que garantam o aperfeiçoamento e a fidelização dos funcionários.

Pensando nisso, a Agas vai promover, no dia 13 de junho, o curso Técnicas para contratar, manter e desenvolver colaboradores, a ocorrer a partir das 8h30, na sede da entidade (Rua Dona Margarida, 320), na Capital. A proposta do treinamento é capacitar os pequenos empresários e os profissionais de RH para que descubram e lapidem talentos para trabalhar no setor. O curso será ministrado pela psicopedagoga Lisia Strüssman, e é aberto também a inscrições de profissionais de outros segmentos.

As inscrições estão disponíveis pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail cursos@agas.com.br.
Projeto Empregar Agas tem aula gratuita
de atendimento na próxima semana
Projeto foi lançado em 2012 e já qualificou centenas de novos talentos
Quem busca qualificação e reforçar o currículo para procurar colocação no mercado de trabalho tem uma oportunidade imperdível na próxima semana. Dia 12 de junho, em Porto Alegre, a Agas promoverá mais um curso gratuito com vistas à descoberta e formação de novos talentos para o varejo gaúcho.

A aula de Excelência em Atendimento tem foco em supermercados, mas pode ser aplicada a qualquer setor do comércio, e ocorrerá a partir das 8h30, com inscrições limitadas à capacidade do Centro de Capacitação Agas (Rua Dona Margarida, 330). O único pré-requisito para participação é a idade mínima de 18 anos.

Além das técnicas de atendimento, serão ensinadas dicas de perfil de conduta, apresentação pessoal, comprometimento profissional, conscientização de oportunidades para o plano de carreira e tendências de mercado, dentre outros temas. Os interessados em participar do curso devem entrar em contato pelo telefone (51) 2118-5200, ou através do e-mail cursos@agas.com.br.
GES Porto Alegre visita o Super Viezzer
Supermercado em Canoas foi case de atmosfera de loja
Supervisionado pelo instrutor Janer Costa, o grupo de alunos do GES Porto Alegre visitou uma das unidades do Supermercado Viezzer, em Canoas, nesta semana, para aprender técnicas de atmosfera de loja.

Enquanto isso, outras quatro turmas do curso de Gestão em Supermercados - GES também seguem recebendo treinamento em Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria e Cruz Alta.

Com início das aulas previsto para 20 de junho, o GES Sebrae será a última turma de 2013 - esta, exclusiva a membros de pequenas e médias empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano. Para os alunos desta turma, o Sebrae/RS vai cobrir 50% do investimento do curso. Informações e inscrições: (51) 2118-5200 ou ges@agas.com.br.
Agas participa de debate sobre a concorrência
entre pequenos e grandes mercados
Evento foi promovido pela Comissão de
Economia da Câmara de Porto Alegre
A convivência e a concorrência entre redes multinacionais, supermercados regionais e minimercados foi o tema da terceira edição do seminário Reflexões sobre o Desenvolvimento de Porto Alegre, organizado pela Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizado nesta segunda-feira (3) na ESPM.

Para o mediador do evento e presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a relação entre os grandes e os pequenos é ambígua. "Sinergia ou competição? Existe sinergia com relação à troca de experiência entre os vários comerciantes, mas evidentemente existe competição em busca do consumidor", disse. Antonio Ortiz Romacho, diretor da Rede Asun, contou a história do mercado que leva o nome de sua mãe e afirmou que é preciso se adaptar à concorrência para sobreviver. "As pessoas não compram em um local apenas pensando no preço. Em muitos casos o diferencial é o atendimento pessoalizado que grandes estabelecimentos não podem proporcionar com a sinceridade dos pequenos", garantiu.

Outro debatedor da noite, o vereador Mauro Pinheiro (PT), presidente da Associação dos Mercados, Minimercados, Fruteiras, Padaria e Açougues e Comércios Afins (Ammpa), analisou as grandes redes de supermercado mundiais, nacionais e regionais, demonstrando que as quatro maiores redes do setor do Brasil são de outros países. "A grande dificuldade é que as grandes redes fazem compras mundiais, em grande escala, conseguindo grandes descontos e vendendo por preços módicos. Já as pequenas precisam negociar pontualmente, com menos poder de barganha", analisou. A Cefor é presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB).
Supper Rissul faz ação no
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em ação vinculada ao Dia Internacional do Meio Ambiente nas 42 lojas dos supermercados Rissul, nesta quarta-feira (5), os clientes adquiriram sacolas de algodão cru no valor de R$ 0,99.

Desde 2008 o Supper Rissul vem buscando maneiras de contribuir com a preservação do meio ambiente e criou o Rissul Eco, que tem ações como as sacolas retornáveis e o coletor de óleo de cozinha. As sacolas plásticas utilizadas no ato da compra do cliente estão mais resistentes, evitando o uso duplo e oportunizando a reutilização da mesma.

Outra preocupação em benefício do meio ambiente são os sacos utilizados no hortifrúti, que são de fonte renovável, e que em sua produção empregam recursos e materiais que reduzem os gases de efeito estufa. Os novos sacos produzidos com polietileno de origem renovável levam menos tempo para decomposição e, com isso prejudicam, menos o ambiente em que vivemos.
Imec apresenta a sua ecobag
A rede supermercadista gaúcha Imec lançou sua sacola ecobag nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. As sacolas retornáveis estarão disponíveis em todas as lojas da empresa, ao valor de R$ 2,45. Parte do dinheiro arrecadado será repassada à Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), que atende pacientes com malformações crânio-faciais do todo o Estado.

Para a gerente de Marketing da Rede Imec, Eliana Schneider, essa ação que a empresa adere vai de encontro às ações que a Agas vem sugerindo aos supermercadistas, na busca da redução do consumo das sacolas plásticas, material que leva longo tempo para se decompor. "Presenteamos os primeiros clientes do Dia Mundial do Meio Ambiente que efetuaram compras acima de R$ 100 com uma sacola ecobag Imec", comenta.

Além das sacolas retornáveis, o Imec Supermercados já adere ao programa Consumo Consciente, que incentiva a utilização de sacolas do próprio supermercado para a separação e armazenamento de materiais orgânicos e recicláveis. A sacola verde é destinada para materiais orgânicos, enquanto a branca é para recicláveis, como papéis, metais, vidros e plásticos.
Ano Fantástico Nicolini oferece
prêmios instantâneos e Gol zero
Selmo Dias e o gerente do
Nicolini Atacado, Dirnei Baptista
A promoção Ano Fantástico é a mais nova atração do Super Nicolini para os clientes em sete anos de campanhas de vendas. Qualquer valor em compras dá direito a girar o globo fantástico e, na hora, é possível ganhar um vale-compras de R$ 50. São 300 vale-compras distribuídos aleatoriamente pelos globos instalados nas lojas, durante todo o período da campanha, que vai até 1º de dezembro, sorteando, também, um carro zero quilômetro.

A rede Nicolini de supermercados conta, hoje, com nove lojas: sete em Bagé, das quais uma vende também por atacado; uma em Pelotas e uma em Dom Pedrito. A rede emprega 639 funcionários e trabalha com cerca de nove mil itens de produtos.

O gerente de Marketing da empresa, Selmo Dias, avalia o crescimento da empresa a partir da intensa presença dos clientes diariamente nas lojas, além dos crescimentos do Nicolini nos Rankings da Abras e da Agas no último ano.
Bairro Santo Antônio ganha novo supermercado
Filipe Xavier e Irani Vargas são os
sócios do novo empreendimento
Os moradores do Bairro Santo Antônio, em Porto Alegre, têm desde maio uma nova opção de local para realizarem suas compras.

Trata-se do Supermercado Modelo, inaugurado pelos empresários Filipe Xavier e Irani Vargas na Rua Dr. João de Deus Vaz da Silva, Nº 35. A loja tem por objetivo principal atender as expectativas dos moradores do condomínio Jardim América e arredores, apostando no atendimento e em promoções especiais semanais para conquistar seu público.

Com o slogan "O super do seu dia a dia", o Modelo está aberto diariamente.
Exposuper 2013 espera 35 mil
visitantes em Santa Catarina
Promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), a ExpoSuper 2013 será realizada de 18 a 20 de junho de 2013 no Complexo Expoville, em Joinville. O evento vai marcar a reinauguração do complexo. Na área de exposições estarão cerca de 200 expositores distribuídos por 11,4 mil metros quadrados de feira.

Além da feira, realiza-se de forma paralela a Convenção Catarinense de Supermercadistas, onde acontecem painéis e palestras com temas da maior importância para o setor supermercadista catarinense. De acordo com o diretor executivo da entidade e coordenador geral da Exposuper, Antonio Carlos Poletini, o evento tornará a agregar alguns diferenciais presentes na edição de 2012, como a área exclusivamente dedicada à agricultura familiar e pequenos produtores, numa parceria com o Governo do Estado através da Secretaria da Agricultura e Pesca e Epagri.

Outro aspecto que será reforçado neste ano é a internacionalização da feira, com a presença de expositores da Argentina e da Espanha, que mostrarão seus produtos em áreas específicas.
RR Etiquetas em momento de transição
Após uma série de mudanças que aconteceram na composição acionária do Grupo CCRR, o atual CEO da empresa, Valdir Arjona Gaspar, assume a liderança dos negócios da RR Etiquetas. O Grupo CCRR também engloba a empresa Colacril.

Empreendedor com mais de 30 anos de atuação no mercado de autoadesivos e um dos responsáveis pela difusão do uso desses materiais no Brasil, Gaspar define como missão "continuar o ótimo trabalho que a RR Etiquetas vem realizando desde a sua origem e propor alguns avanços com o objetivo de acrescentar novas opções ao nosso portfólio de produtos oferecidos aos clientes".

Principal executivo da Colacril Auto Adesivos Paraná desde 1984, ele deu inicio às atividades da empresa a partir de uma pequena linha de produção de adesivos e a transformou na maior e mais moderna indústria de autoadesivos da América Latina. Atualmente, seus produtos são utilizados nos principais segmentos do mercado nacional e exportados para mais de 20 países ao redor do mundo.
Fröhlich entre as maiores do Estado
pelo Ranking Abad/Nielsen
A Fröhlich, com sede em Ivoti, manteve-se na quarta colocação no recém-divulgado Ranking Abad/Nielsen 2013, para o Rio Grande do Sul. O levantamento levou em consideração o faturamento de empresas do setor atacadista e distribuidor do Estado ao longo do ano de 2012. No período, a Fröhlich registrou um crescimento de 18% no segmento de marcas próprias e de 15% no mercado de food service.

"Em 2012, a Fröhlich focou seus esforços na gestão de pessoas e na melhoria dos procedimentos internos. Ao longo do ano, promovemos em média 48 horas de treinamento por pessoa e realizamos uma renovação em mais de 20% da nossa equipe de vendas. Aliado a estas ações, a empresa também fez um importante investimento em sua infraestrutura, com renovação de equipamentos para a indústria, área de armazenagem e renovação da frota de caminhões. O resultado do ranking prova que nossos esforços valeram a pena, pois além da manutenção de uma posição de respeito da listagem das maiores empresas do Estado, conquistamos crescimento de mercado", afirma Lauro Carlos Fröhlich, diretor da empresa.

Organizado pela Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores em parceria com o Instituto Nielsen de pesquisas, o Ranking Abad é divulgado através da Revista Distribuição.
Sysmo conquista certificação do MPS.BR
Equipe da Sysmo recebeu avaliadores da Incremental Tecnologia
A Sysmo recebeu, em maio, a certificação nível G do MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro). A avaliação foi realizada pela empresa Incremental Tecnologia, de Florianópolis (SC). Os avaliadores, Marcello Thiry e Alessandra Zoucas, analisaram os projetos Conciliação Eletrônica de Cartões e Acordos Comerciais.

Para a certificação nível G são avaliados os processos de Gerência de Projetos e Gerência de Requisitos. Conforme os avaliadores, a Sysmo atende a todas as exigências desse nível e já se encontra avançada em alguns aspectos, atendendo exigências do nível F. Para a revisora Andressa Paula Pertile, que representou a Sysmo durante a avaliação, "atingir o nível G foi um avanço significativo, principalmente nos projetos de software desenvolvidos na empresa. São méritos de um trabalho em equipe que demonstra o esforço que cada um depositou para alcançar este resultado".

O diretor Administrativo da Sysmo, Miguel Bocalon, revela que a Sysmo buscou a certificação MPS.BR por se tratar de uma metodologia eficiente e que traz um resultado significativo, tanto de produtividade quanto de uma melhor aderência ao mercado em que a Sysmo atua. "Chegamos ao final desta primeira etapa e, sem dúvida nenhuma, alcançamos nossos objetivos. Vamos em busca dos próximos níveis da certificação MPS.BR. A Sysmo quer continuar evoluindo e crescendo a passos seguros e com muita solidez", complementa Bocalon.
Curtas
Falecimento - A Agas informa, com pesar, o falecimento do professor André Garcia, que ministrava disciplinas do GES e participou da Expoagas 2011. Comunicador, radialista, professor universitário, cientista em segurança, graduando em Marketing e escritor, Garcia foi velado no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. O enterro ocorreu ontem (6).

Sefaz - O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, visitou a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) nesta quarta-feira (5) acompanhado de comitiva de diretores. No encontro, Longo reforçou pleitos do setor e colocou a entidade à disposição da Secretaria no combate à informalidade.

Sindigêneros/RS O assistente de Capacitação da Agas, Leandro dos Santos, visitou nesta semana o presidente do Sindigêneros de Canoas, Alderico Zanetti, para falar sobre a turma do GES exclusiva a micro e pequenos empresários. Zanetti colocou a entidade canoense à disposição para angariar associados, já que a Região Metropolitana de Porto Alegre possui uma grande variedade de MPEs de supermercados.
 
AGAS - Associação Gaúcha de Supermercados
Rua Dona Margarida, 320
Telefone (51) 2118-5200
CEP 90240-610 Porto Alegre / RS
agas@agas.com.br - www.agas.com.br
Presidência: Antônio Cesa Longo.
Vice-Presidência: Ademar Cappellari, Augusto de Césaro, Cláudio Zaffari, José Humberto Tischler, Sérgio Zaffari.
Diretoria: Ademir Gasparetto, Ana Saling, Antônio Alberto Righi, Antonio Ortiz Romacho, Cláudio Schwerz, Eduardo Cidade, Ezequiel Stein, Jairo Libraga, José Reni M. dos Santos, Lindonor Peruzzo, Luiz Fábio Jordão Martinelli Filho, Manoel Ademir Pereira, Paulo Pfitscher, Pedro Jacó Schneider, Ugo Dalpiaz.
Conselho Fiscal: Cesion do Nascimento Pereira, Cláudio Ernani Neves, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Ottonelli, Olírio Bortolon, Santo Assis Beltrame.
AGAS Jovem - Presidência: Caroline Righi.
Gerência Executiva: Francisco Miguel Schmidt.
Assessoria de Imprensa e Jornalista Responsável: Francisco Brust.
Departamento de Marketing e Eventos: Flávia Ferreira, Juliane Redin, Rudmar Santos.
Departamento Comercial: Tieli Dias, Tiovana Bencke.
Departamento Jurídico: Edina Fassini.
Departamento de Capacitação: Angelita Garcia, Elisson Fernandes, Fábio Gomes, Jaderson Carvalho, Leandro dos Santos.
Departamento de Cadastro: Patrícia Melo.
Departamento Administrativo e Financeiro: Luciana Ost, Tatiane Pires.
Recepção: Rosana Poll.
Mídias Sociais: Fabiano Scheck Ferraz.

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