terça-feira, 4 de junho de 2013

Com o desafio de reestruturar a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Alves da Silva assume a presidência da entidade nesta terça-feira (04), às 16h, no Palácio Piratini. Ex-presidente da entidade e um dos responsáveis pela criação e estruturação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entre 1999 e 2002, o engenheiro químico participou nesta segunda-feira (03), na Capital, de uma reunião com o governador Tarso Genro e integrantes da Câmara Temática do Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes).

Após um período sabático na Dinamarca, quando aproveitou para ficar com a família, Nilvo aceitou o convite do governador para retornar ao Estado e assumir a tarefa de reorganizar a Fepam. "Não há mágica em relação a isso, temos que conversar bastante com os funcionários. Estou criando dois grupos de trabalho justamente para pensar o desdobramento de todas essas questões sobre reestruturação e outro para olhar para as questões e procedimentos de licenciamentos".

Fepam e funcionários
Ao reconhecer as necessidades de reestruturação dos órgãos ambientais, Nilvo disse que a Fepam - além de ser uma instituição importante para o Estado - conta com um quadro técnico qualificado. "Precisamos de uma política que antecipe as necessidades do Estado, pois parece que estamos sempre reagindo a problemas e, com isso, não há instituição que resista. Nesse período de trabalho, até o final do Governo, nós vamos tentar dar um rumo mais claro à Fundação no sentido de que ela seja um órgão de meio ambiente efetivo".

Presidente da instituição até 2002, Nilvo garantiu que a ideia é reforçar o diálogo com os funcionários e trabalhar com tranquilidade. "Não se pode fazer política ambiental sem instituições de meio ambiente que pensem e conheçam meio ambiente, que estudem meio ambiente, que fiscalizem. Essa é a grande tarefa, a tarefa mais operacional, de ajudar a corrigir os rumos da Fepam, estabelecer procedimentos transparentes, claros, e que olhem para a questão ambiental como centralidade".

Antes de retornar ao Estado, morou seis anos em Nairóbi, no Quênia, sede mundial do programa de Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). Do continente africano rumou para a Europa, onde passou uma temporada na Dinamarca. "Já estava retomando as atividades profissionais quando recebi o convite do governador. Há muitas questões pessoais quando a gente volta para o país da gente, como o interesse de restabelecer contato com o Rio Grande do Sul. Mas também tenho noção muito clara da importância da Fepam e decidi tentar ajudar nesse momento de dificuldade".

Currículo
Diretor-presidente Fepam - Nilvo Luiz Alves da Silva
Com 20 anos de experiência em gestão ambiental, fez parte da equipe de criação e estruturação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entre 1999 e 2002, coordenada pelo ex-secretário do Meio Ambiente, Cláudio Langone. Durante o período, ocupou o cargo de diretor-geral.

Desenvolveu e implementou políticas e legislações em variados assuntos ambientais. De 2005 a 2011, trabalhou no escritório de Políticas e Assuntos Interagências das Nações Unidas (ONU) em Nairóbi, Quênia. Entre 2003 e 2005, foi diretor de qualidade e licenciamento ambiental no Ibama. Formado em Engenharia Química pela UFRGS, Nilvo fez mestrado em desenvolvimento sustentável em Londres e concluiu outro em Ecologia na UFRGS.

Texto: Felipe Samuel  

Nenhum comentário: