terça-feira, 4 de junho de 2013

O 28º Seminário Cooplantio, que tem como tema a Inovação no Agronegócio para Produzir Mais e Melhor, teve início nesta segunda-feira (03), com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, representando o Governador do Estado, Tarso Genro. O evento, realizado pela Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, é direcionado a produtores rurais, engenheiros agrônomos e demais profissionais da agroindústria e do agronegócio da região Sul do Brasil. O Seminário acontece até o dia 05 de junho, no Hotel Serrano, em Gramado/RS.

Na cerimônia de abertura do seminário, Mainardi reafirmou a importância da agropecuária para o país. "O Rio Grande do Sul depende da agropecuária. Quando o campo vai bem, as cidades e o Estado crescem. Isso traduz a eficiência do trabalho e a qualidade do que vem sendo feito no meio rural", afirmou. Segundo o secretário, a partir dos esforços realizados, o governo do Estado vem superando os gargalos, entendendo que o caminho para o desenvolvimento é reduzir custos e produzir mais e com qualidade.

O plantio direto foi a inovação mais importante e corajosa na agricultura brasileira, contrariou o sistema de vendas de arados, grades, tratores e de agroquímicos necessários para o sistema de preparo convencional do solo, afirmou o presidente da Cooplantio, Daltro Benvenutti."Estamos aqui para parabenizar o agricultor que vem honrando a terra em que produz", destacou. A Cooplantio conta com 36 mil associados e, destes, segundo Benvenutti, 15 mil fizeram negócios com a cooperativa nos últimos três anos. "Portanto, este seminário busca a formação do conhecimento e atender a demanda por eficiência na produção", disse o dirigente.

Entre os temas debatidos durante o Seminário, estão a economia e tendências da agricultura do Sul do país; câmbio, preços e commodities; logística para grãos, insumos, mercado e como transformar a compra em renda.

Texto: Juliana Brum 

Nenhum comentário: