quarta-feira, 3 de abril de 2013


Um Flash Mob mobilizou cerca de 700 jovens de paróquias da cidade de Campo Grande, na praça de alimentação de um shopping na tarde do domingo, dia 31 de março. O evento foi organizado para divulgar a Jornada Mundial da Juventude, que ocorre em julho, no Rio de Janeiro.
A praça ficou lotada e o movimento chamou a atenção de quem passeava pelo shopping. Os participantes começaram a dançar no meio da praça ao som da canção “Eu Acredito na Juventude”, que é a trilha oficial dos flash mobs que foram realizados em várias cidades do país.
A campanha ganhou corpo por meio das redes sociais, depois que um grupo de jovens fez a proposta à Arquidiocese de Campo Grande e conseguiu fazer vingar o evento na Capital.
“Esse é o ano da juventude e o foco da Igreja é acolher os jovens. Estou com os sentimentos a flor da pele, de ver os jovens dançando, com certeza contagiou todo mundo que assistiu”, comenta o coordenador diocesano de pastoral, que cuida do setor da juventude, padre Márcio Reis.
O evento superou as expectativas e obrigou os participantes a se apertarem para executar a coreografia. “O evento tomou uma proporção que não esperávamos. O sentimento que fica é da força da juventude católica de Campo Grande e o que ela pode fazer”, ressalta um dos coordenadores, André Andrade, de 22 anos.
Entre os que dançaram, o sentimento foi de orgulho e de fortificação da juventude católica. “Pra mim foi uma satisfação ver a Igreja Católica viva, uma juventude engajada, no trabalho de evangelização. Hoje é dia da ressurreição de Jesus e a igreja ressuscitou com a força dos jovens”, comenta o professor de Educação Física, da igreja Santo Antônio, Julio Cesar Floriano, de 24 anos.
Entre os católicos que passeavam pelo shopping e foram pegos de surpresa pelo evento, a emoção por ver jovens mobilizados foi grande. “Eu estava na praça lanchando com a família e de repente, começou todo mundo dançar, percebi que se tratava de uma mensagem religiosa. Foi emocionante, principalmente pelo o que a música transmitiu, de acreditar na juventude. É muito bom ver tantos jovens anunciando uma coisa dessas”, comenta a podóloga Hieda Farias, de 40 anos.
O Flash Mob é uma aglomeração instantânea de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada. O evento na Capital aconteceu por volta das 16h30 e durou quatro minutos.

O Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), constituído em maio de 1966, e seu objetivo é evangelizar a partir do encontro com Jesus Cristo, como Discípulos Missionários, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, renovando a comunidade, participando da construção de uma sociedade mais justa e solidária, “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
A Comissão Justiça e Paz – CJP, é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que visa desenvolver a partir da Igreja, despertar a motivação dos fiéis e da sociedade como um todo, “a assumir a dimensão da justiça e paz para que todos os direitos humanos sejam plenamente respeitados e a vida das pessoas seja mantida com dignidade.”
Atua, priorizando quatro eixos de ação:
- Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes e o tráfico de pessoas; - Combate à Corrupção Eleitoral;- Formação em Direitos Humanos;- Fortalecimento da Comissão Justiça e Paz em todas as dioceses e prelazias;
CJP articulada com as demais Pastorais e Organismos da CNBB N2 presente nos Estados do Pará e Amapá tem realizado um trabalho de grande repercussão nacional e internacional, tornando o serviço evangelizador expressão do amor de Deus para tantas vidas que são feridas em sua dignidade em nosso contexto social.
Durante esses anos de total dedicação, Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, secretária executiva da Comissão Justiça e Paz, tem feito um esforço contínuo para enfrentar, principalmente, crimes que violam a vida de tantas crianças e adolescentes que são violentadas sexualmente, assim como de jovens e adultos que são submetidos ao tráfico de pessoas. O que tem causado risco para sua própria vida.
Diante do exposto, manifestamos nosso pleno apoio e nossa solidariedade com a referida irmã.
Belém, 05 de março de 2013.
Dom Jesus Maria Cizaurre Berdones, OARPresidente do Regional Norte 2 da CNBBBispo Prelado de Cametá (PA)
Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFMVice Presidente do Regional Norte 2 da CNBBBispo de Óbidos (PA)
Dom Flávio Giovenale, SDBSecretário do Regional Norte 2 da CNBBBispo de Santarém (PA)
Dom Alberto Taveira CorreiraArcebispo de Belém do Pará
Dom Teodoro Mendes Tavares, CSSpBispo auxiliar de Belém do Pará
Dom Erwin Krautler, CPPSBispo Prelado de Xingu (PA)
Dom José Luís Azcona Hermono, OARBispo Prelado de Marajó (PA)
Dom Pedro José ContiBispo de Macapá (AP)
Dom Luís FernandoBispo de Bragança do Pará
Dom Carlos Verzeletti Bispo de Castanhal do Pará
Dom Alessio Saccardo, SJBispo de Ponta de Pedras (PA)
Dom Dominique Marie Jean Denis YouBispo de Santíssima Conceição do Araguaia (PA)
Dom Wilmar Santin, OCarmBispo Prelado de Itaituba (PA)
Pe. Mariano Martinez Martinez Administrador Diocesano de Abaetetuba (PA)

Nenhum comentário: