terça-feira, 30 de abril de 2013


Boletim Diário da CNBB - 
REFLEXÃO
Segundo o Evangelho de hoje, o amor a Jesus Cristo se manifesta no acolhimento dos seus mandamentos e na observância dos mesmos. Com isso, percebemos que Jesus não quer a submissão do homem a ele, mas comunhão do homem com ele. Quando o homem acolhe os seus mandamentos, na verdade está descobrindo os valores que são o seu fundamento e assumindo esses valores como causa primeira da sua felicidade. Assim, a observância dos mandamentos não significa mera obediência, mas caminho para a construção da felicidade pessoal e comunitária, e este caminho é perfeito porque tem a sua origem no próprio Deus.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Antônio Eliseu Zuqueto, OFMCap, Bispo Emérito de Teixeira de Freitas - Caravelas - BA
Ordenação Episcopal
  • Dom José Francisco Falcão de Barros, Bispo Auxiliar do Ordinário Militar do Brasil
NOTÍCIAS
Nesta segunda-feira, 29 de abril, o Senado Federal promove um seminário que vai debater o marco regulatório para as entidades da sociedade civil, que é objeto do Projeto de Lei (PL) 649/2011. Participam do evento representantes de organizações da sociedade civil.
O PL trata da criação de uma lei específica para regular as parcerias entre as entidades públicas e as organizações da sociedade civil, e busca tornar mais transparentes e eficazes as relações do poder público com as organizações.  A proposta inicial, que foi construída pelo Poder Executivo federal em parceria com a sociedade civil, não foi apresentada.
Em novembro do ano passado, a CNBB, juntamente com outras entidades que formam o Coletivo Inter-religioso para as relações Estado e Sociedade, realizaram em Brasília um evento em que reuniram sugestões para esta lei. O grupo também participa do evento desta segunda-feira, no Senado Federal.

O Patriarca Maronita Cardeal Bechara Boutros Raí iniciou neste domingo, 28 de abril, sua visita ao Brasil, onde deverá permanecer até 17 de maio. O Brasil é uma das escalas do Patriarca, que realiza uma visita Pastoral pela América Latina desde 12 de abril, quando chegou à Argentina, para encontrar a comunidade Maronita e libanesa.
O Cardeal Bechara chegou a Porto Alegre no fim da tarde deste domingo, vindo do Uruguai. Ainda na noite de ontem, o Patriarca presidiu uma celebração na Paróquia Nossa Senhora do Líbano, seguida de uma confraternização.
Na manhã desta segunda-feira, Bechara Raí celebrou uma missa na Paróquia dos maronitas, e em seguida partiu para Curitiba. À tarde, o Patriarca Maronita se dirige para Foz do Iguaçu onde desenvolve intensa programação.
No dia 30 de abril, o Patriarca se dirige ao Paraguai, mas retorna ao Brasil no mesmo dia. Está prevista uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida no dia 1º de maio, quando deverá se encontrar com o presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Na capital paulista, o Patriarca deverá encontrar-se com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, no dia 02, e também com a comunidade libanesa. No sábado, está previsto um encontro com o cardeal Odilo Scherer.
No dia 07 de maio, em Brasília, Bechara Boutros será recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e visitará a Embaixada do Líbano. No dia seguinte, haverá o encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. O Patriarca encerra a visita pelo país na cidade do Rio de Janeiro, de onde partirá para a Venezuela no dia 11.

Entre os dias 26 a 28 de abril de 2013, no Centro Cultural Missionário, (CCM), em Brasília, houve um encontro de políticos católicos. Participaram do evento cerca de 30 participantes entre vereadores e prefeitos católicos, eleitos, e candidatos não eleitos. O encontro foi promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e do Conselho Nacional dos leigos do Brasil (CNLB).
“O objetivo do encontro foi reunir alunos e ex-alunos do CEFEP e do CNLB, para aprofundar sobre a consciência cristã diante do compromisso de um mandato eletivo. Para que, posteriormente, a experiência partilhada durante o encontro, seja levada para os diferentes regionais do Brasil”, explicou o secretário-executivo do CEFEP, padre José Ernanne Pinheiro. “O evento aconteceu num clima de reflexão madura e de oração. O trabalho se deu numa metodologia exigente, mas produtiva”, completou.
Durante a reunião, foi proposta uma Palestra sobre a Gaudium et Spes e a política, seguida da história e desafios da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). Em seguida, houve um momento de partilha de experiências. Na parte da tarde, foram realizadas três oficinas, explicitando a bela experiência de mandato participativo, sobretudo em Guarapuava (PA), onde a vice-prefeita contou com um grande número de mulheres.
Uma segunda oficina tratou das fragilidades e desafios do legislativo municipal. Foram sugeridas audiências púbicas, e Comissões temáticas, mais acessíveis à participação do povo. A terceira oficina tratou do marketing político. Na última parte do encontro, foi feita uma reflexão sobre o texto votado na última Assembleia Geral da CNBB, chamado ‘Igreja e Eleições’.

O 5º Encontro parcial de Coordenadores Regionais e Locais, do Movimento das Comunidades Nossa Senhora da Esperança, foi realizado ontem, 28 de abril, no Instituto Salesiano Pio XI, Alto da Lapa (SP).
Neste Ano da Fé, o evento refletiu a caminhada do Movimento de Apoio Espiritual, Religioso e Vivencial para Viúvas, Viúvos e Pessoas sós e, os passos que podem dar para consolidar a participação no seio da Igreja de Cristo a qual serve.
Conheça sobre o Movimento:
Foi uma iniciativa da Da. Nancy Cajado Moncau, ocorrida em Fevereiro de 2003, a época com 93 anos de idade. Baseou-se na experiência do Pe. Caffarel que, ao longo da 2a guerra mundial, atendeu um pedido das jovens viúvas francesas (equipistas), cujos maridos haviam falecido em campos de batalha, iniciando com elas um trabalho de apoio no campo espiritual. Ficou conhecido, inicialmente, por “Fraternidade Nossa Senhora da Ressurreição” e posteriormente por “Grupamentos Espirituais de Viúvas”. De se ressaltar que esse Movimento continua existindo em alguns paises europeus, em especial em Portugal, com o nome de “Movimento Esperança e Vida”. O grande mérito da Da. Nancy foi intuir que deveria adotar no Brasil a mesma linha metodológica das Equipes de Nossa Senhora e acolher, além de quem vive o estado de vida da viuvez, também as pessoas sós, entendo-se como tal as Solteiras (já com certa idade) e também as Separadas ou Divorciadas que continuam sós.

Nos dias 2 e 3 de maio, Signis Brasil em parceria com um grupo de impressos associados, realizarão o primeiro Seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas. O tema do seminário, realizado em São Paulo (SP) será o Dinamismo da evangelização numa sociedade em mudança.
A presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, explicou que a ideia do seminário partiu de um grupo de jovens que trabalham com mídia impressa, preocupados com as questões dos conteúdos diante das mudanças sociais e dos desafios da evangelização. “Sentiram a necessidade de parar para pensar e refletir sobre estas mudanças e os compromissos que também os veículos católicos, sejam eles, impressos, rádios, sites e Tvs, enfim, de avaliar um pouco aquilo que estamos fazendo, se responde às necessidades”.  
Para este primeiro seminário, o programa foi pensado por produtores de conteúdo no desejo de compreender as mudanças e parar para pensar. Buscar olhares diferentes: da sociologia, com a profª. Brenda Caranza que estuda o fenômeno religioso hoje, sobretudo no olhar pentecostal; da Teologia com o Drº Frei Luís Calos Susin, um teólogo renomado, com muitas publicações nacionais e internacionais; e a Draª  Joana Puntel, jornalista, doutora e escritora, especialista em Comunicação e Igreja.
Outro aspecto importantíssimo na programação será na tarde do dia 03, com trabalhos de grupos de afinidade para amarrar propostas de continuidade de acordo com cada área. A proposta de trabalhos em grupos é fazer um grande esforço para projetos conjuntos e incisivos na sociedade atual.
A Signis Brasil vai aproveitar o evento para homenagear veículos de comunicação católicos que celebram jubileu este ano.

A Província Nossa Senhora de Fátima, reuniu entre os 26 e 28 de abril, em Brasília (DF), um encontro entre os membros do Movimento Laical Orionta. O encontro com o objetivo principal de traçar linhas concretas de ação, também deu ênfase na formação, em especial nos documentos da Igreja e no carísma de São Luis Orione.
Os grupos em clima de fraterna convivência e vindos das diversas obras orionitas, partilharam  suas experiências. Durante o encontro foi apresentado o novo estatuto do movimento, bem como a carta de adesão. O estatuto em seus 28 artigos traz a dinâmica do espírito de São Luis Orione, ordenando a vivência e a experiência da caridade. E a carta de adesão diz sim à proposta de viver na própria vida os aspectos carismáticos.

Neste domingo, 28 de abril, Papa Francisco presidiu uma missa na qual crismou 44 jovens dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé. O forte sol e calor desta manhã de primavera contribuíram e a Praça São Pedro ficou tomada por 100 mil fiéis, em grande maioria, jovens.
Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia.
O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer-nos a novidade de Deus, vem a nós e faz novas todas as coisas: transforma-nos e através de nós, quer transformar também o mundo onde vivemos. Prosseguindo, Francisco exortou:
“Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus. Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: Hoje na escola, em casa, no trabalho, guiado por Deus, realizei um gesto de amor por um colega meu, pelos meus pais, por um idoso”.
A novidade de Deus, disse, “não é como as inovações do mundo, que são todas provisórias, passam e procuramos outras sem cessar. A novidade que Deus dá à nossa vida é definitiva; e não apenas no futuro quando estivermos com Ele, mas já hoje”.
O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam que “temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.
“O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse, advertindo que “seguir o Senhor, deixar que o seu Espírito transforme nossas zonas sombrias, nossos comportamentos em desacordo com Deus e lave os nossos pecados é um caminho que encontra obstáculos fora de nós, no mundo onde vivemos e que muitas vezes não nos compreende”.
“Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus” - concluiu.
No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor:
“Este é o segredo do nosso caminho. Ele nos dá coragem para ir contra a corrente: faz bem ao coração, mas é preciso coragem!”. O Papa ressalvou que isto é verdade principalmente quando nos sentimos pobres, fracos ou pecadores, porque Deus proporciona força à nossa fraqueza, riqueza à nossa pobreza, conversão ao nosso pecado.
Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:
“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.
Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.
Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/04/28/francisco_aos_jovens:_arrisquem_a_vida_por_grandes_ideais/bra-687148do site da Rádio Vaticano

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: