sexta-feira, 5 de abril de 2013


Pesquisa de opinião ouve população sobre calibradores de pneus



Por meio do site, a população pode responder o questionário e participar da pesquisa. As respostas serão recebidas e analisadas somente pela equipe do Inmetro e mantidas em sigilo

Divulgação / Senado As perguntas vão desde o conhecimento de algum acidente provocado até à concordância de pagar pelo serviço de calibragem Ampliar
  • As perguntas vão desde o conhecimento de algum acidente provocado até à concordância de pagar pelo serviço de calibragem
Para conhecer melhor a percepção dos consumidores sobre os instrumentos de medição, o Instituto nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de lançar uma pesquisa de opinião com o foco em calibrador de pneus, usados para medir a pressão de pneus de automóveis, motocicletas e bicicletas. Para participar, o consumidor deve responder o questionário disponível no site do Instituto.
As perguntas do questionário vão desde o conhecimento de algum acidente provocado por má calibração até à concordância de pagar pelo serviço de calibragem. Dependendo das respostas dos participantes e de uma consulta técnica sobre os calibradores, existe a possibilidade de regulamentação destes instrumentos, explica Silvio Ghelman, chefe da Divisão de Gestão Corporativa do Inmetro.
A pesquisa vai até o dia 30 de abril e já está disponível no site. Até o momento, pouco mais de 500 pessoas já responderam o questionário. Os resultados serão utilizados para o aperfeiçoamento do processo de regulamentação metrológica.

Regulamentação
Com a regulamentação aprovada existem os custos de fiscalização e de padronização, nesse caso, devem ser repassados aos postos de gasolinas, que tradicionalmente oferecem o serviço gratuitamente. Para Ghelman, ainda não tem como prever se o valor acabará pesando no bolso do consumidor, mas a estimativa é que o custo para os fornecedores seja baixo.
De acordo com o Inmetro, a previsão é que nos meses de junho ou julho já se tenha uma definição sobre a regulamentação - ou não - dos calibradores de pneus. Caso o órgão decida regulamentar, ainda será aberto novo processo de consulta de acordo com o determinado pela legislação.


Inmetro
No âmbito de sua ampla missão institucional, o Inmetro tem o objetivo de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços oferecidos para a população.
A missão do Instituto é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

Nenhum comentário: