terça-feira, 9 de abril de 2013

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), por meio do Programa Leite Gaúcho, abre a partir desta segunda-feira (8) as inscrições para a segunda edição do Programa de Melhoramento Genético. O projeto tem como objetivo disponibilizar linha de crédito pelo Departamento de Agricultura Familiar (DAF/SDR), através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

A ideia é viabilizar a utilização da inseminação artificial, visando alavancar a genética dos rebanhos gaúchos de leite, corte e lã nas propriedades de base familiar. O conjunto de inseminação artificial será composto, entre outros ítens, por botijão de nitrogênio líquido e doses de sêmen. O valor máximo para financiamento será de R$ 4 mil por conjuntos e o limite máximo de três conjuntos por entidade. Cada entidade poderá efetuar o pagamento do boleto de financiamento até a data de vencimento estabelecida e será contemplada com um bônus de adimplência, recebendo desconto de 80% do valor total da operação.

Acesso ao programa
Poderão acessar o programa agricultores familiares e pecuaristas familiares por meio de suas cooperativas, associações e condomínios. Para se beneficiar do Programa, as entidades deverão firmar um termo de cooperação técnica com o Programa Leite Gaúcho ou, no caso de pecuaristas familiares, fazer cadastro no DAF/SDR.

Os interessados deverão formar um grupo e procurar a entidade a qual são vinculados. Esta deverá manifestar interesse, enviando um ofício com a demanda dos grupos formados para o DAF/SDR. O prazo de encerramento das manifestações encerra no dia 30 de abril. O programa na íntegra e as informações detalhadas podem ser acessados no site ou por meio do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, através do telefone (51) 3218-3361.

Nenhum comentário: