segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) debate hoje, às 14h30, as políticas para a saúde que serão executadas em 2013 - primeiro ano que terá a destinação de 12% do orçamento para o segmento.

A atividade marca a reinstalação da Câmara Temática Saúde e terá a presença dos dirigentes da Secretaria Estadual da Saúde e da secretária de Políticas para as Mulheres, Ariane Leitão, que detalhará as ações voltadas à saúde da mulher.

O conselheiro Fernando Lucchese apresentará uma síntese dos trabalhos realizados pelo colegiado, entre eles a recomendação ao governador para o cumprimento do percentual previsto na Constituição Federal, acatada pelo Poder Executivo.

Aprimorar o sistema público
Entre os temas que deverão ser tratados no próximo período deste colegiado, estão a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS e pelos prestadores de serviços de saúde suplementar e o Plano Estadual de Saúde.

A exemplo do Pacto Gaúcho pela Educação, os conselheiros propuseram a criação do Pacto Gaúcho pela Saúde, envolvendo diferentes atores para soluções de curto, médio e longo prazo. O Pacto terá o propósito de consolidar a elaboração do Plano Estadual de Saúde, visando à garantia de uma política de saúde sistêmica, de Estado, onde o governo estadual assuma o protagonismo da gestão e a regulação do sistema de saúde.

O tema saúde é tratado no Conselhão desde 2011, quando foi criado. Os debates foram realizados pela Câmara Temática Proteção Social no primeiro ano e já em 2012 foi criada Câmara específica que debateu acesso, financiamento, gestão e qualidade da saúde.

Atualmente, o Governo do Estado executa obras em três hospitais regionais - Osório, Palmeira das Missões e Santa Maria. Até o próximo ano, colocará em operação 55 Upas. O Ministério da Saía liberou, para o RS, a aquisição de 144 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - o serviço passará a atingir 89% da população.

Texto: Stela Pastore 

Nenhum comentário: