sexta-feira, 5 de abril de 2013


MPEs de 7 estados foram reconhecidas na etapa Nacional do MPE Brasil
Empresas vencedoras e com as melhores práticas de gestão disputaram a premiação com mais de 38 mil candidatas; número é 18% maior ao ciclo anterior
Reconhecidas pela qualidade da sua gestão, empresas de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraná venceram a etapa Nacional do MPE Brasil 2012 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em cerimônia ocorrida em Brasília-DF, na noite de 4 de abril.
A premiação homenageou os empresários e líderes das MPEs brasileiras que possuem as melhores práticas organizacionais e capacidade empreendedora. Para se candidatar ao Prêmio, as empresas escolheram entre oito categorias de candidatura (indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação e agronegócio), além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
Conheça algumas das práticas realizadas pelas vencedoras:
Tecnoambi – Consultoria e Engenharia Ambiental (RS)
Os processos estabelecidos e padronizados a partir das necessidades dos clientes, além de planejamento estratégico alinhado à missão e visão deram à Tecnoambi - Consultoria e Engenharia Ambiental, empresa especializada em licenciamento ambiental, consultoria ambiental, projetos e assessoria em processos químicos e ambientais, o troféu na categoria Serviços.
Cheville (BA)
Já na categoria Comércio, a confecção de moda feminina Cheville (BA) possui estratégias estabelecidas a partir de indicadores e metas, além de serem atreladas ao programa de incentivo aos resultados. Aos colaboradores, são oferecidos serviços de apoio psicológico e planos de capacitação, além de reuniões mensais e semanais para alinhamento de informações.
Bios Informática (SP)
Premiada na categoria Serviços de Tecnologia da Informação, a Bios Informática atua na área de tecnologia da informação. A empresa trabalha com indicadores informatizados, além de um amplo trabalho com clientes. Outro destaque de gestão é o conhecimento dos impactos ambientais que realiza e as ações para mitigá-los.
Hotel VillaOeste (RN)
Situado em Mossoró (RN), o Hotel VillaOeste foi eleito na categoria turismo. Entre as ações realizadas pela empresa está a utilização de equipamentos modernos e atualização frequente dos seus serviços; preocupação com a equipe e consciência da atuação com a sociedade.
Vida Laboratório de Análises Clínicas (SC)
Enfrentando alta concorrência na região, por conta da área de atuação, a empresa desenvolveu ações para aumentar sua competitividade. O Prêmio na categoria Serviços de Saúde foi dado ao laboratório em função de práticas nas áreas de planejamento estratégico, clientes, treinamento de equipe e procedimento operacionais, que atestam a qualidade.
Caminho do Saber – Ensino Fundamental (RS)
A escola de Caxias do Sul levou o Prêmio na categoria Educação e destacou-se nas práticas executadas com clientes, que tem suas necessidade e expectativas atendidas por meio de pesquisas estruturadas e sistematizadas, além de ter demonstrado preocupação com a sustentabilidade. O programa de capacitação e desenvolvimento dos colaboradores também mereceu destaque.
Fazenda dos Patos (MG)
Vencedora na categoria Agronegócios, a Fazenda dos Patos produz café na região de Araxá. Com práticas analisadas constantemente por meio de indicadores, a empresa ainda investe na sustentabilidade por meio de práticas de manejo, reciclagem e projetos sociais.
Termobrás (RS)
Com investimento em processos que garantam as necessidades dos clientes, entre outras ações, a Termobrás venceu na categoria Indústria. Responsável pela produção de lençóis térmicos, a organização investe em ações para colaboradores por meio de indicadores de satisfação, além de práticas sustentáveis, como o cuidado com os resíduos produzidos, bem como logística reversa.
CBC Ambiental (SP)
Empresa situada em Bauru, a CBC Ambiental foi Destaque em Responsabilidade Social pelas diversas ações que executa neste setor. Além da preparação para certificações e o mapeamento de práticas e indicadores de acordo com essas normas, a CBC procura promover ações não apenas no ambiente interno, mas também na comunidade do entorno. Um dos programas, o Olhar Verde promove ações ambientais é apoiada com o poder público, comunidade e empresa.
Oníria Software (PR)
Especializada em games e simuladores de treinamento, a Oníria recebeu o Destaque em Inovação. Entre as ações, a empresa investe em parcerias que sejam relevantes e que tem refletido na ampliação permanente de produtos inovadores ao portfólio. O programa de participação de lucros adotados pela empresa também tem rendido frutos no quesito inovação, em função do envolvimento de todos os colaboradores.
Avaliação
As empresas vencedoras foram escolhidas entre 129 MPEs de todo o País, que conquistaram as etapas estaduais do prêmio e passaram por um processo de avaliação que contou com o preenchimento de um questionário de autoavaliação criado a partir do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e adaptado à realidade das MPEs.
Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Desta maneira, a FNQ contribui com o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. A instituição é responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão do País.

Nenhum comentário: