segunda-feira, 22 de abril de 2013


Começa amanhã o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais
Evento realizado pela Frente Nacional de Prefeitos é o maior encontro sobre sustentabilidade e desenvolvimento local do país
A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realiza entre 23 e 25 de abril, em Brasília, o II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos novos governantes locais (II EMDS). Trata-se do maior encontro sobre sustentabilidade e desenvolvimento local do país e será a oportunidade para que governantes locais dialoguem sobre os desafios comuns às cidades brasileiras e busquem soluções que garantam qualidade de vida à população.
A discussão proposta pela FNP é especialmente relevante para 73% dos prefeitos que tomaram posse no início deste ano. Eles exercem primeiro mandato e encaram a desafiante missão de cumprir as promessas de campanha em meio a obrigações legais e aos clamores dos cidadãos que exigem serviços essenciais de qualidade.
PautaA necessidade de promover a união dos prefeitos para o enfrentamento de problemas comuns às administrações municipais foi o ponto de partida para realização do II EMDS. Segundo o presidente da FNP e ex-prefeito de Vitória (ES), João Coser, os municípios conquistaram muitos avanços, mas é de extrema importância que os prefeitos estejam unidos para terem cada vez mais representatividade. “Hoje somos ouvidos, mas temos que ser ainda mais atuantes e unidos para enfrentarmos os nossos desafios”, afirma Coser.
De acordo com ele, as prefeituras têm cada vez mais responsabilidades e obrigações. Por isso, devem se mobilizar para garantir recursos suficientes aos investimentos necessários nas cidades. “É na porta do prefeito que os cidadãos batem.”
Em março, a FNP e os prefeitos das capitais entregaram a pauta de reivindicações dos municípios aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Estão entre as prioridades a redução da dívida dos municípios com a União, o pagamento dos precatórios, a desoneração do transporte público, a contratação de mais médicos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a disponibilização de mais recursos para a saúde.
Proposta – Nesse cenário desafiador para os novos governantes locais, o II EMDS vai discutir ainda temas como “O que são cidades sustentáveis”, “Os riscos judiciais de ser prefeito”, “Como aproximar a cidade dividida” e “Os pequenos e os grandes negócios como aliados do desenvolvimento local”.
Eleição – Dentro da programação do II EMDS, a FNP realizará a eleição da nova diretoria da entidade para o período 2013/2014. Ela acontecerá no dia 24, às 18h. A posse da nova diretoria será na manhã do dia 25. As atividades acontecerão no Centro de Eventos Brasil 21.
Outras informações sobre o II EMDS, como a programação, os temas que estarão em debate e esclarecimentos sobre as inscrições, estão disponíveis no site http://www.emds.fnp.org.br/
Informações para a imprensa:

Nenhum comentário: