sexta-feira, 19 de abril de 2013


II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável vai garantir a gestores municipais a oportunidade de conhecerem experiências de cidades que cresceram graças a iniciativas empreendedoras

A cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é exemplo simbólico dos avanços que o incentivo ao empreendedorismo pode promover. De município condenado à miséria, com população castigada pela seca e sem qualquer perspectiva de futuro, ele vem se transformando, desde 1997, em uma referência nacional de superação. Tudo isso graças à conjugação de forças da prefeitura com lideranças e comerciantes locais.

A aliança resultou em bem-sucedidas iniciativas. O sol escaldante e a falta de chuvas – reconhecidos obstáculos do desenvolvimento econômico – viraram aliados do projeto turístico que atrai visitantes do Brasil e do exterior.  Outra ideia que deu certo foi a promoção da caprinocultura, principal fonte de renda das famílias locais, com festas e eventos regionais.

A experiência de Cabaceiras e a de outras cidades onde o empreendedorismo fez a diferença será exposta na Sala Temática “O governo municipal parceiro do empreendedorismo”, que faz parte do II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) – Desafios dos novos governantes locais. Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o evento acontecerá entre 23 e 25 de abril, em Brasília.

A sala ocorrerá entre 24 e 25 de abril. No primeiro dia, estão previstos dois debates: Implementação da Lei Geral nos Municípios e Compras Governamentais e o incentivo aos pequenos negócios. Participarão deles os prefeitos Vinícius Farah (Três Rios – RJ), César Rissetti (Curitiba-PR), Emílio Bizon (São Sebastião da Grama – SP), Vadinho Baião (Ubá – MG), além do ex-prefeitos Arnaldo Dôso (Cabaceiras – PB) e Nelson Trad (Campo Grande – MS), que ocupa o cargo de 1º vice-presidente regional do Centro-Oeste da FNP. Representantes de secretarias estaduais, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de ministérios também enriquecerão as discussões.

            No dia 25, haverá mais dois debates – Simplificação na Formalização e Abertura de novos Negócios e Desenvolvimento de Pequenos Negócios no Campo. Confirmaram participação o prefeito Aparecido Célio da Silva (Araçatuba- SP) e os ex-prefeitos José Ivo Sartori (Caxias do Sul - RS), Euricélia Pedro Cardoso (Laranjal do Jari - AP) e Celso Benazesk (Colíder - MT), além de técnicos do Sebrae, de órgãos públicos e de ministérios.

Selo – O II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) ganhou o selo Carbon Free, concedido pela organização ambientalista Iniciativa Verde a empresas, produtos e eventos que se comprometem a compensar a emissão de gases de efeito estufa com o plantio de árvores. As 25,99 toneladas de gás estufa lançadas durante o II EMDS serão revertidas no cultivo de 165 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Outras informações sobre o II EMDS, como a programação, os temas que estarão em debate e esclarecimentos sobre as inscrições, estão disponíveis no site http://www.emds.fnp.org.br/

Nenhum comentário: