quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

 Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, reuniu-se nesta quinta-feira (6), na Capital, para discutir a implantação de uma nova Política Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Sul. Durante a reunião realizada na SCIT foram apresentados os dados de um estudo inédito que revela a necessidade de reestruturação da matriz produtiva do Estado.

Prodanov afirmou que o estudo é focado na atração de negócios de alta intensidade tecnológica e no estímulo à inovação, em convergência com a política industrial. "Um trabalho que reúne critérios qualificados para assegurar uma política que acompanhe o desenvolvimento econômico e social do Estado".

De acordo com o estudo apresentado pelo Coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação Tecnológica (NITEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Paulo Zawislak, 80% das empresas gaúchas possuem baixa e média intensidades tecnológicas. O estudo assinala que o baixo índice prejudica a dinâmica da inovação nesses negócios.

Segundo o professor, empresas de baixa intensidade tecnológica estão localizadas em setores tradicionais o e citou como exemplo os setores coureiro-calçadista, têxtil e alimentos. "São empresas preservam um modelo e uma dinâmica de negócios que devem buscar o aprimoramento de processos para ampliar a competitividades e a produtividade. Reinventar, recriar e transformar, são palavras preciosas", disse.

Nenhum comentário: