quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Em contramão ao desempenho das médias e grandes indústrias, que vêm registrando queda nas vendas, 80% dos pequenos negócios do segmento registram aumento ou estabilidade no faturamento. O resultado positivo foi registrado pelo Sebrae no Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), que mede o nível de atividade mensal nas micro e pequenas empresa brasileiras – aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano – e suas expectativas com relação a faturamento e emprego para os próximos três meses.
“Tradicionalmente, os últimos meses do ano são os melhores para as atividades industriais de micro e pequeno porte, que se preparam para abastecer os estoques do comércio para o Natal”, analisa o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Também os demais setores tiveram resultados expressivos: 33% dos empreendimentos do comércio e 27% de serviços ampliaram as vendas”, completa. Desde o início da série, em abril, o mês de outubro registrou a maior proporção de empresas com aumento nas vendas - 31% dos empresários ouvidos apresentaram crescimento no faturamento. Entre as indústrias, o percentual ficou acima da média: 34% alcançaram incremento e 46% apresentaram estabilidade no período.
O levantamento por porte coloca em destaque as pequenas empresas, nas quais 51% dos empresários apresentaram faturamento maior que no mês anterior. Das regiões brasileiras, o Sul e o Nordeste apareceram com mais empresários (35%) que tiveram alta nas vendas.
Ainda de acordo com o levantamento, 68% dos empreendedores têm expectativa de elevação no faturamento para os meses de novembro, dezembro e janeiro. Com 72% dos entrevistados otimistas, o setor de Comércio é destaque, seguido por Serviços, que tem 66% dos empresários aguardando incremento nas atividades. A região Nordeste, onde 80% dos entrevistados estão confiantes, concentra as empresas que almejam melhores resultados até janeiro. O otimismo também é predominante entre os Microempreendedores Individuais: 76% esperam aumentar as vendas.  

Nenhum comentário: