quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


A cidade de Santiago, participante da Rede Internacional de Cidades Educadoras, está inserida na construção de rede temáticas para o trabalho conjunto em 2013 com outras cidades da América Latina. Serão três temas que o município irá participar ativamente dos debates, sendo eles: Políticas Públicas para a Diversidade Sexual, juntamente com as Cidades de Rosário (Argentina), Medellín (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai).
         Para discutir sobre Mobilidade Segura, estarão as cidades argentinas de Totoras e Rosário, juntamente com Quito (Equador), sendo que para o terceiro tema, Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Santiago dividirá as discussões com as cidades argentinas de Pergamino, Mendoza e Pilar, como também, com a cidade brasileira de Itapetininga (SP) .
         Segundo o Professor Rodrigo Neres, Delegado Técnico da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), “uma   rede temática é uma equipe de trabalho integrada por representantes dos governos locais de diversas cidades com o interesse coletivo posto em uma temática concreta de gestão municipal e o desejo de realizar trocas de experiências a respeito, aprofundando no estudo da mesma e chegando às conclusões práticas que otimizem seu trabalho e sirvam de exemplo para outras cidades. No Brasil apenas duas cidades participarão, sendo que Santiago está na coordenação de três redes temáticas, das cinco propostas pela Delegação da América Latina e isso demonstra o compromisso e o entendimento do Programa pelo município de Santiago.” 

Nenhum comentário: