sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Em mais uma ação que busca proteger crianças e adolescentes, a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) realiza nesta segunda-feira (10) a entrega de 100 computadores para 50 municípios ( confira a lista abaixo) do Estado equiparem seus conselhos tutelares. O ato de entrega será no Salão Nobre do Instituto de Previdência do Estado (IPE), às 11h, e faz parte da Semana Estadual dos Direitos Humanos.

Os equipamentos servirão para que os conselheiros possam utilizar o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) do governo federal. Por meio do Sipia, os conselheiros podem registrar as ocorrências que recebem e deixá-las arquivadas para consultas posteriores.

De acordo com a coordenadora do POD Tutelar - programa da SJDH -, Rosane Uszacki, os conselheiros tutelares de outras cidades e Estados também têm acesso ao histórico de cada ocorrência, caso a vítima se mude. Ela explica que o sistema funciona como um grande banco de dados em que ficam guardados os casos de cada criança e adolescente atendidos.

“Esse sistema muda a rotina do conselheiro, que antes tinha que viver com uma papelada para cada caso. Agora, não se perde a memória dos casos e os conselheiros podem potencializar suas ações, uma vez que o programa já diz se aquele caso registrado é competência dele ou não. Muitos conselhos estavam incapazes de utilizá-lo porque não tinham computadores”, afirma Rosane.

Veja os municípios contemplados com os equipamentos
Aceguá
Agudo
Amaral Ferrador
Bagé
Barra do Quaraí
Cacequi
Canudos do Vale
Capão Bonito do Sul
Capão do Cipó
Cidreira
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Engenho Velho
Faxinal do Soturno
Ibiaça
Ivorá
Júlio de Castilhos
Manoel Viana
Marau
Mormaço
Morrinhos do Sul
Morro Reuter
Nova Palma
Novo Cabrais
Novo Xingu
Paraíso do Sul
Picada Café
Pinhal da Serra
Pinhal Grande
Pinheirinho do Vale
Protásio Alves
Relvado
Rio dos Índios
Rodeio Bonito
Rolador
Rolante
Santa Bárbara do Sul
Santana do Livramento
Santiago
São João Polêsine
São Marcos
São Pedro do Sul
São Sebastião do Caí
São Sepé
Seberi
Segredo
Sertão
Silveira Martins
Tramandaí
Vista Alegre do Prata

Nenhum comentário: