quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Editorial


DE QUE VALE O RELÓGIO PARA DETERMINADOS COMPROMISSOS?

  O famoso jeitinho brasileiro é característico na maioria das pessoas que todos os dias se organizam para a vida funcional, educacional ou até mesmo para a atividade doméstica, pois tudo tem hora certa. O problema é cumprir este regime regrado pelo relógio e condicionar os afazeres no espaço de tempo disponível por cada um.
  Cada pessoa procura se adequar da melhor maneira possível, entretanto, existem momentos que a hora precisa ser cumprida com determinado rigor, precisamos ser pontuais. Imaginem nossa atividade, por exemplo: se cada espaço de programa não fosse cumprido dentro do tempo a ele destinado, como ficariam nossos anunciantes do horário, entrevistados, apresentadores, programadores e produtores? Nós trabalhamos com a hora certa. Ela é a principal regra para a organização do tempo, inclusive dos minutos que dispomos para nossas entrevistas, músicas, editorias, entre outras.
   Uma grande parte das pessoas quando convidadas para determinados eventos já se acostumaram a chegar atrasadas, porque sabem que eles não começam no horário. De quem será a culpa neste caso? Dos organizadores ou das principais atrações esperadas? Existem cerimônias anunciadas para um horário, mas acabam começando meia hora ou até 40 minutos após. Para quem costuma usar desta prerrogativa, tudo bem. Mas e àquelas pessoas que cumprem rigorosamente, organizam seus compromissos chegam na hora, ou um pouco antes, e que acabam se submetendo aos caprichos dos que acham que o horário, é apenas uma mera formalidade? Isto é falta de consideração ou de respeito a este grupo?
   A questão do chamado horário referencial é comum em todo o Brasil, principalmente em solenidades, shows musicais, aberturas de eventos, consultas...     Mas é claro que neste contexto existem instituições cumpridoras de horários estipulados e que levam bastante a sério isso.
  Se somos capazes de chegar  no horário de  saída do ônibus, da partida de futebol, de dormir na hora certa, entre outras ações com certeza podemos cumprir um simples compromisso social, pois o horário é uma das principais medidas para nossa organização pessoal com reflexo positivo na vida dos outros.
   Como escreveu Jeferson Luiz  Maleski – “A pontualidade é um defeito que poucos tem a sorte de ter“. (Jones Diniz)

Nenhum comentário: