sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A Secretaria da Economia Solidária e Apóio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) estará desenvolvendo ações no lançamento da 2ª edição do Programa Verão Numa Boa, que acontece no sábado (15), às 11h, na Avenida Beira Mar s/nº (Prainha), em Torres. Integram os serviços da pasta: o Programa Gaúcho de Microcrédito, a Cadeia Solidária de Frutas Nativas, o Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) e exposição de produtos de empreendimentos solidários.

Durante o evento, dentro do Projeto Microcrédito Surf, Skate e Esportes Radicais, o titular da Sesampe, Maurício Dziedricki, fará a entrega simbólica de cheques aos primeiros tomadores desse segmento. Através de uma parceria entre Sesampe, Federação Gaúcha de Surf, Federação Gaúcha de Skate e Instituto de Desenvolvimento e Apoio a Micro e Pequena Empresa ( Idampe), o Programa Gaúcho de Microcrédito será disponibilizado aos empreendedores associados destas instituições para que possam alavancar seus negócios.

A Van do Microcrédito, veículo adesivado e de fácil identificação, estará no local prestando informações sobre o programa e iniciando a análise de pedidos de financiamentos junto aos tomadores interessados. Os empréstimos concedidos vão de R$ 100 a R$ 15 mil reais, com taxas de juros mensais de 0,64% e pagamento em até 24 meses.

Na ocasião, o Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária da Sesampe estará apoiando três atividades. A Cadeia Solidária de Frutas Nativas terá um espaço onde será realizada a degustação oficial de sorvetes produzidos à base de polpa de frutas nativas do Rio Grande do Sul. Na produção de sorvete são utilizadas as frutas: araçá, butiá, guabiroba, jabuticaba, jussara (açaí gaúcho) e goiaba. A iniciativa conta com a parceria da Sesampe, das organizações, das cooperativas e das associações de produção, de beneficiamento e de consumo envolvidas na Cadeia de Frutas Nativas.

Outra atividade, que acontecerá à tarde, é a última reunião do Cesol neste ano. Instituído pelo Decreto 48.688, de 14 de dezembro de 2011, o conselho tem a função de buscar o consenso em torno de políticas e ações destinadas ao fortalecimento da economia solidária no Rio Grande do Sul. Ao Cesol, que é coordenado pela Sesampe, compete estimular a participação da sociedade civil e da administração pública estadual na definição de políticas de economia solidária. O Difesol também está apoiando a participação de empreendimentos da economia solidária na exposição de seus produtos em Feira da Secretaria de Turismo do Estado, que ocorrerá no lançamento desta 2ª edição do Programa Verão Numa Boa

Texto: Imprensa/Sesampe 

Nenhum comentário: