quarta-feira, 13 de março de 2013


Relatório diário dos Serviços prestados pelos Bombeiros de Santiago durante as ultimas 24hs.

Desde começo do mês de Janeiro, até ontem os bombeiros de Santiago foram solicitados para atenderem 118 ocorrências. Foram 118 chamadas para o telefone 193. Os socorristas atenderam 100 ocorrências e a Guarnição de Combate ao Fogo atendeu 18. Destas 118 ocorrências 34 foram Acidentes de Transito Com Lesões Corporais.   

Ontem os Socorristas foram solicitados para algumas ocorrências, porém somente alguns casos clínicos, para estas pessoas foram prestados os primeiros atendimentos, e levada ao Pronto Socorro do HC de Santiago.

Corrida da Hidrantes:

Por determinação do Comando dos Bombeiros de Santiago a Guarnição de Combate ao Fogo esta fazendo em Santiago uma vistorias em todos os Hidrantes de Santiago, a Guarnição de Combate o Fogo esta analisando bairro por bairro quantos hidrantes em Santiago estão funcionando bem. No caso de algum estiver com defeito terá que ser feito uma manutenção, a manutenção e recuperação dos hidrantes são realizadas pelos Bombeiros em parceria com a Corsan. A manutenção num primeiro momento é feita pelos bombeiros, eles fazem limpeza externa, com retirada de sujeiras  e  entulhos dentro das caixas dos registros. A parte interna que corresponde à lubrificação e substituição de peças é de responsabilidade da Corsan. Tal fiscalização dos Hidrantes em Santiago visa assegurar que todos estejam em pleno funcionamento. De acordo com o Capitão Rafael isso é uma atividade preventiva de Bombeiros.

Serviços Prestados pela Seção Técnica de Prevenção e Proteção contra Incêndios de Santiago.

Neste começo de mês de março até o dia de ontem, foi inspecionada pela  Seção Técnica 78 estabelecimentos em Santiago e região, destes 78,  foram liberados 46 Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndios.

Desde o dia 1° de março até ontem, 43 empresas de Stgo e região fizeram pedidos de vistorias.     

Todos os estabelecimentos que forem pedir vistorias aos bombeiros, e tiverem menos de 750 metros de área deverão fazer um croqui- desenho do local- e anexar no pedido. Não é preciso quem um engenheiro faça este desenho(croqui) Acima de 750 Mst deverão anexar junto a planta do estabelecimento.   

Os estabelecimentos de Santiago e região, ou seja, clubes e casas noturnas e outros, estão sendo oficiados quanto ao número de pessoas cabe nestes locais. Existe uma norma brasileira de numero 9077 que da, a população máxima de acordo com a metragem destes estabelecimentos. Portanto proprietários, presidentes, diretores de estabelecimentos de diversões públicos fiquem atentos quanto a estas normas.

Ontem os Bombeiros de Santiago estivera em S Fco de Assis, naquela cidade efetuaram vistorias em todos os locais de reunião de publico( Clubes da cidade) todos foram notificados para se adequarem.

Na quinta feira- amanhã- Capitão Rafael Gonçalves Pereira e os Inspecionantes soldados Dalosto e Rodrigues estarão na cidade de São Vicente do Sul. Enquanto Cap Rafael conversa sobre prevenção de Incêndios, Dalosto e Rodrigues estarão fazendo inspeções em vários estabelecimentos daquela cidade.    

Nosso telefonista nas próximas 24hs é o 3° Sgt Osmar , o Comandante da Guarnição de Serviço e o 2° Sgt Rubem.

Nossas dicas
Os Bombeiros de Santiago-Socorristas- tem sido solicitados com freqüência para atenderem ocorrências onde pessoa caem nas ruas principalmente acontecendo este tipo de fato com pessoas mais idosas e é  importante que  eles  se conscientizem sobre a importância de adotarem medidas simples para evitar quedas, que em alguns casos podem ser graves, levando a internações e também à morte".
Dicas simples: 

Para as mulheres não use sapatos de salto baixo e que não se soltem dos pés;
Sente-se para vestir os calçados;
Mantenha escadas e áreas de circulação livres de móveis e objetos;
Evite subir em bancos e escadas para pegar objetos fora do alcance das mãos;
Levante-se devagar e encontre equilíbrio antes de andar;
Uso o corrimão nas escadas;
Cassal Machado Brum - 2° Sgt CVMI
Corpo de Bombeiros da Brigada Militar
Santiago.

Nenhum comentário: