quinta-feira, 21 de março de 2013

O Governo do Estado recebeu nesta quarta-feira (20), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), as imagens de satélites que serão usadas para formular o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e permitirão diversas aplicações no monitoramento realizado pelos órgãos ambientais do Executivo estadual. As imagens têm alta definição (resolução espacial de cinco metros) e foram entregues, em Brasília, pela ministra do MMA, Izabella Teixeira, ao secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Helio Corbellini, por conta de um convênio firmado em 2012.

Os dados captados pelos satélites trazem detalhes de imóveis rurais e de áreas de preservação permanente, reservas legais e nascentes de rio. Segundo informação do Governo Federal, o material permitirá ao Rio Grande do Sul identificar e quantificar as áreas de desmatamento da vegetação nativa para aplicar o Programa de Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite. Deverão ainda contribuir para o gerenciamento no que diz respeito ao uso do solo e dos recursos hídricos. Além disso, as imagens poderão ser usadas nas ações voltadas para reduzir os impactos de desastres naturais e na identificação da situação social e econômica de comunidades locais.

Alta tecnologia
De acordo com o diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Marco Mendonça, o material adquirido pelo MMA e entregue ao Governo do Estado vem do satélite alemão RapidEye. "Trata-se de uma constelação de cinco satélites que passam em sequência, num pequeno intervalo de tempo, permitindo uma ampla cobertura espacial num pequeno espaço de tempo", explicou. Além da resolução espacial de cinco metros, uma das suas bandas espectrais é sensível à clorofila (Red Edge - borda do vermelho), o que a torna muito apropriada para trabalhar com monitoramento ambiental.

CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento do MMA que pretende cadastrar mais de 5,2 milhões de imóveis rurais em todo o Brasil. Para o produtor, os benefícios da regularização são a comprovação de regularidade ambiental, a segurança jurídica para produtores rurais, o acesso a crédito e aos programas de regularização ambiental, além de ser instrumento para planejamento do imóvel rural. O prazo de adesão será de um ano, renovável por outro, a contar da data de publicação de lançamento do CAR que ocorrerá por meio da edição de instrumento normativo do MMA.

Texto: Hélio Gama Neto, com informações do MMA

Nenhum comentário: