quinta-feira, 21 de março de 2013

CNBB EM FOCO


A presidente Dilma Rousseff foi recebida na manhã desta quarta-feira, 20 de março, no Vaticano, pelo Papa Francisco, durante uma audiência particular. No dia de ontem, terça-feira, falando aos jornalistas a presidente afirmou que a Jornada Mundial da Juventude seria o “tema central” do encontro com o Papa Francisco.
“A Jornada – disse a Presidente -, vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz”, acrescentou. A visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser a primeira grande viagem do Papa Francisco.
O papa Francisco disse à presidente Dilma Rousseff que é necessário empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e os princípios para a juventude. Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do seu pontificado. Na conversa, o papa lembrou que a construção do futuro depende da juventude.
“[O papa] falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja [Católica], como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande”, disse a presidente, após o encontro com o papa, no Vaticano.
Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou.
A presidente acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. “Ele [o papa] disse que espera uma presença grande dos jovens [durante a jornada]”, contou ela. Segundo Dilma, o papa disse que pretende, depois da jornada, visitar Aparecida (SP) – onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
“Ele [o papa] disse que vai a Aparecida, depois [da jornada]. Ele até me lembrou que, em 2007, esteve em Aparecida, e me deu um livro do que eles [os bispos latino-americanos] fizeram em 2007”, contou a presidente, lembrando da recomendação de Francisco de que ela “não leia o livro todo”.
“'Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessa', ele me disse”, contou Dilma, entre sorrisos, demonstrando o bom humor de Francisco.
A presidente se disse impressionada como o papa se comporta como uma pessoa normal. “Ele [Francisco] é o primeiro muitas coisas: é o primeiro Francisco, primeiro jesuíta, primeiro latino-americano e primeiro argentino”, acrescentou Dilma, informando que percebeu bastante entusiasmo no papa.
A Rádio Vaticano informou que o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, ficou feliz ao receber a notícia. Porém, ainda não há maiores detalhes sobre esse acréscimo no roteiro da visita do Santo Padre ao país. “É uma notícia que me enche de alegria. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida, em todo o Brasil, também devem estar transbordando de alegria”, disse dom Damasceno.

Composto por educadoras de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, o Grupo de Reflexão das Educadoras Negras é coordenado pela Pastoral Afro-brasileira. Depois de dois anos de reflexão, foi concluído no último dia 17 de março o estudo “História e culturas africanas e afro-brasileiras na Escola”.
De acordo com o assessor nacional da Pastoral Afrobrasileira, padre Jurandyr Azevedo Araujo, “como o sistema educacional e social do país é excludente e discriminatório, este grupo deseja oferecer às comunidades, informações e estratégias pedagógicas, para a valorização da diversidade, a fim de superar o preconceito e a discriminação racial nas relações pedagógicas e educacionais das escolas brasileiras”.
A Lei 10.639 ainda não foi implementada em todo o território nacional. Acordo com padre Jurandyr, este processo de educação para as relações étnicas raciais exige muito de cada educador. “Exige muito mais do que a vontade política. Exige pesquisa, estudo, leitura, admiração da diferença e principalmente o respeito por estes sujeitos de direitos, que chegam até nossos espaços escolares, com carência e sede de saber”.  

Com a Campanha da Fraternidade (CF) 2012 que teve como tema: Fraternidade e Saúde Pública, a Pastoral da Pessoa Idosa dedicou-se de maneira especial traçando o perfil de fragilidade das pessoas idosas acompanhadas por esta pastoral.
A coordenadora da arquidiocese de Curitiba, Zélia Terezinha Chimentão, encaminhou projeto ao Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), solicitando recurso financeiro para capacitar mais Líderes comunitários e assim implantar a PPI em mais paróquias. Este fundo é alimentado pelas doações a partir das CFs que acontecem a cada ano e atendem projetos voltados ao tema específico da CF daquele ano.
Com o recurso advindo do FDS da arquidiocese de Curitiba, Zélia e sua equipe desenvolveram uma Capacitação para Capacitadores, que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de março. De acordo com Zélia "através desses novos voluntários – os Capacitadores, será mais fácil atingir o objetivo de capacitar e acompanhar novos Líderes comunitários e assim atingir a meta: 'Que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem'” (João Paulo II, 27.01.2005).

Os órgãos e os profissionais de imprensa interessados na cobertura da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que se realizará de 10 a 19 de abril de 2013, em Aparecida (SP,) são convidados a solicitar o credenciamento até às 23h do dia 5 de abril de 2013.
O pedido deve ser feito em papel timbrado da empresa e assinado pela chefia imediata, enviado para o endereço eletrônico imprensa@cnbb.org.br. Será necessário informar na solicitação os seguintes dados: nome completo, função, número do documento de identidade, número do registro profissional (se houver), telefone, fax e e-mail da empresa para contato.
Caso o profissional seja estrangeiro, deverá apresentar cópias das páginas do passaporte nas quais estejam registradas a identificação do titular, o número do passaporte e o órgão expedidor, além da credencial do Ministério das Relações Exteriores.
É importante que o veículo encaminhe o e-mail do setor de jornalismo da empresa ou do repórter que vai participar da cobertura para o caso de a Assessoria de Imprensa da CNBB vir a disponibilizar antecipadamente algum material sobre o evento.
As credenciais serão entregues no dia do evento no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), local da 51ª Assembleia mediante apresentação de carteira de identidade.
Mais informações pelos telefones: (61) 2103-8313.

Terminou na última sexta-feira, 15/03, em Montreal no Canadá, o IX Encontro dos diretores das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da América e do Caribe. O evento reuniu desde o dia 11, representantes de 18 países do continente.
De Roma, participaram o administrador geral das POM e o secretário geral da Pontifícia União Missionária (PUM), padre Vito Del Prete, que fez uma conferência sobre os paradigmas da nova evangelização na missão Ad Gentes. Padre Del Prete alertou para a falta de fé e de testemunho. “Falta eficiência na evangelização, pois há pouco testemunho de vida. As POM, não são uma entidade caritativa, nem um organismo de voluntariado, mas nossa essência é levar o Evangelho com nossa vida. Estamos a serviço da animação, preparação e envio missionário”, sublinhou.
Segundo o diretor nacional das POM do Brasil, padre Camilo Pauletti (na foto, o primeiro à direita), o encontro serviu para partilhar as atividades e conhecer a situação da Igreja e um pouco da realidade do Canadá. “Refletimos sobre a situação da Igreja em relação à caminhada das Obras Missionárias com destaque para a crise provocada pelo secularismo, a falta de fé e de testemunho por parte das pessoas com responsabilidades dentro da Igreja. Vimos a necessidade de encontrar novas formas de Evangelizar”.
O grupo de diretores das POM teve a oportunidade de celebrar na Catedral de Montreal, no Santuário e numa reserva indígena, além de conhecer um pouco da história do país, seus desafios e esperanças.
Um dos temas centrais na pauta do encontro foi a programação do 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4-Comla 9), que se realizará na cidade de Maracaibo, Venezuela, de 26 de novembro a 1º de dezembro. Foram analisadas as diretrizes, o perfil dos principais conferencistas e o número de fóruns previstos durante o Congresso bem como distribuídas as fichas de inscrição para as delegações de cada país com as orientações necessárias.
A participação das Pontifícias Obras Missionárias na Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) foi outro assunto discutido na reunião de Montreal. Durante a Semana Missionária, programado para os dias 16 a 20 de julho, em todas as dioceses do Brasil, as POM realizarão, em sua Sede Missionária que deverá ser montada em Niterói (RJ), atividades focadas na missão. O objetivo é reunir jovens ligados às POM de diversos países para uma programação específica sobre a vida missionária nos vários continentes contando com o envolvimento dos próprios jovens presentes no Rio.

O presidente e a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa e irmã Élide Maria Fogolari, respectivamente, e a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, estarão em Natal (RN), no próximo sábado, 23 de março, para uma reunião com as equipes que estão organizando o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). A reunião, que também contará com a participação do Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.
No encontro, serão apresentados um balanço dos preparativos para o Mutirão. Também, haverá um momento de interação entre os organizadores para a acolhida de sugestões. O 8º Muticom será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano. É promovido pela CNBB, Signis Brasil, Arquidiocese de Natal,  e  das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.
As inscrições para o 8º Muticom serão abertas em breve. O site www.muticom.com.br contém informações sobre o evento, como programação, sugestões de hospedagem, peças publicitárias, notícias, entre outras.

A diocese de Cruzeiro do Sul (AC) acolheu, nos dias 15 a 17 de março um encontro de jovens coordenadores e assessores da Juventude Missionária (JM). Participaram também jovens interessados em conhecer a história e a metodologia da JM.
Padre Marcelo Gualberto, secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), assessorou os trabalhos com reflexões sobre a história da JM, sua realidade no Brasil, conquistas, dificuldades e metodologia. Em sintonia com os grandes eventos envolvendo a juventude este ano, temas como a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), também foram abordados. Celebrações, momentos de oração, terço missionário e animação, completaram a programação do encontro. Segundo os organizadores, esta foi a primeira vez que a diocese contou com a assessoria nacional da JM para uma formação. "Os jovens da JM têm que ser missionário em sua vida diária, não apenas pensar em missões nas famílias ou fora de sua realidade, mas precisam saber que a missão começa dentro de cada um”, afirmou padre Marcelo. “Isso ficou evidente nas partilhas dos jovens de cada paróquia, quando a maioria destacou a consciência missionária que deve estar presente ao ‘calçar as sandálias do povo’", completou.
Para Kelvyla Lima, coordenadora diocesana da JM, "apesar de esperar maior número de participantes, todos os jovens aproveitaram bem os estudos e celebrações. Pude olhar cada um nos olhos, conhecê-los melhor. Agora terei a possibilidade de acompanhá-los dando o apoio necessário para aqueles que quiserem realizar encontros posteriores de formação”, avaliou. “Sem dúvida, a promoção desse encontro foi essencial para o aprofundamento do perfil do jovem missionário tão necessário para a perseverança dos grupos de Juventude Missionária", destacou.
Participaram do encontro 26 pessoas, entre jovens e adultos das paróquias São José (Rodrigues Alves), São Francisco (Mâncio Lima), São Francisco (Guajará), Nossa Senhora do Rosário (Cruzeiro do Sul), Nossa Senhora da Glória (Cruzeiro do Sul), Perpétuo Socorro (Feijó) e São Sebastião (Marechal Thaumaturgo).


A equipe de coordenação regional do Sul 1 da CNBB da Campanha da Fraternidade (CF) se reuniu no dia 16 de março, com representantes das sub-regiões pastorais para um encontro de avaliação das atividades desenvolvidas no Estado. Na oportunidade, houve, também, um planejamento para o ano. Os representantes das sub-regiões SP I, SP II, Sorocaba, Campinas, Botucatu, RP I e RP II, apresentaram o desenvolvimento da CF 2013 em suas localidades. Nos relatórios, destacou-se o  protagonismo dos jovens nas mais variadas frentes de trabalho idealizadas e coordenadas por eles durante a campanha.
De 17 a 19 de maio, ocorrerá o Encontro de Avaliação da CF-2013, em Itaici (SP), onde serão apresentadas experiências significativas relacionadas ao protagonismo da juventude em três eixos: Juventude missionária, mídias sociais e políticas públicas, considerando os pressupostos das oficinas realizadas no encontro de formação em outubro do ano passado.

A arquidiocese de Fortaleza (CE) promove no dia 24 de março, durante a programação do Domingo de Ramos na Catedral, a Jornada Diocesana da Juventude, evento em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, com o novo Papa em julho, no Rio de Janeiro.
A programação de atividades começará a partir das 8 horas com uma caminhada, saindo da Igreja Matriz do Cristo Rei com chegada à Catedral. A Jornada Diocesana prossegue com a Missa de Ramos seguida pelo Flash Mob da juventude de Fortaleza no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
O Flash Mob é a oportunidade de reunir os jovens cearenses para uma grande ação de divulgação da JMJ. A trilha da dança, escolhida em concurso, será “Alvorecer” da banda cearense Luminus.
A Jornada Diocesana da Juventude acontece há três anos em Fortaleza e integra a programação do Domingo de Ramos na Capital. A edição do evento em 2013 prepara os jovens cearenses para o encontro com o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude.

O site do regional Sul 1 da CNBB está no ar e traz uma nova proposta de comunicação, interagindo com as redes sociais como facebook, twitter, smartphone, iPad ou tablet, blogs. O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa, publicou mensagem de boas-vindas aos internautas. Em sua reflexão, o bispo ressaltou que “a Igreja é chamada a marcar presença também na rede, onde as pessoas estão se encontrando, e manifestar aí neste espaço o testemunho de sua fé, as ‘razões de sua esperança’”.
A proposta do novo site é ser um meio de comunicação eficaz a serviço do episcopado, como também das pastorais, organismos, associações e movimentos do Regional Sul 1 da CNBB, além de transmitir, com dinamismo as ações e notícias da Igreja em São Paulo, no Brasil e no mundo. O bispo de Itapeva, dom José Moreira de Melo, referencial da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1, agradeceu o empenho de todos no desenvolvimento da plataforma e afirmou que o principal objetivo é buscar sempre a integração dos agentes envolvidos na comunicação do Regional Sul 1. “Minha primeira consideração só pode ser um agradecimento a Deus pelo retorno do nosso site. Se nós melhorarmos o intercâmbio entre nós, somando forças, contribuiremos com as pessoas que se identificam com nossos valores”, disse o bispo. 
Confira o site do Sul 1: www.cnbbsul1.org.br

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: