segunda-feira, 18 de março de 2013


A Assembleia Nacional da Pastoral dos Pescadores, realizada de 12 a 16 de março, em Recife (PE), conta com a representação de 18 estados brasileiros. As atividades se concentram em dois grandes eixos, o da formação que trata da análise de conjuntura, sindicalismo, direitos dos pescadores, geração de trabalho e renda; e avaliação, com reflexão institucional, das prioridades da pastoral e política interna. Dom José Luis Sales, bispo de Pesqueira (PE) e o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade da Justiça e Paz da CNBB, participam dos trabalhos da assembleia.
Maria José Pacheco, secretária nacional da Pastoral dos Pescadores, avalia de forma positiva a assembleia, considerando oportuno o momento para olhar a realidade dos pescadores do Brasil. “É bastante desafiadora, tendo em vista o modelo de desenvolvimento adotado pelos governantes e iniciativa privada no país que destrói os recursos naturais e tenta inviabilizar o modo de vida das comunidades produzindo violência, exclusão, graves violações de direitos em todo território nacional”, explica a Maria José.
Nesta perspectiva, a assembleia possibilita aos agentes de pastorais, pescadores e pescadoras avaliarem os avanços e dificuldades dos trabalhos de 2012, na busca de perspectivas para atuação neste ano. De acordo com a secretária, uma das propostas da pastoral é sensibilizar a sociedade e a Igreja para apoiar a Campanha Nacional pela defesa do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. “Esta é uma proposta de lei de iniciativa popular que precisa de 1,5 milhão de assinaturas de eleitores brasileiros, que só é possível com a solidariedade de muitos grupos, a fim de garantir às comunidades pesqueiras o direito à permanência em seus territórios”, explica.

O Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) promove o Seminário da Rede de Assessores e das Escolas locais, de 15 a 17 de março, na Casa de Retiro Assunção, em Brasília. Na programação do encontro, estão previstos momentos de partilha, celebração eucarística, além de espaço para confraternização entre os grupos.  O seminário das Escolas Locais terá como enfoque de estudo “A Igreja nos processos eleitorais”, com a presença do professor da PUC/Rio, Paulo Fernando. Em um segundo momento será apresentada a análise de conjuntura, com animação de Pedro Ribeiro de Oliveira. O secretário executivo do CEFEP, padre José Ernane Pinheiro, considera o encontro como um momento oportuno para o aprofundamento entre os grupos. “É importante à presença do maior número de Escolas locais, pois este é um espaço para o intercâmbio e aprendizado”, explica. Confira na foto, os participantes do encontro de 2012.Informações:Casa de Retiro Assunção,  L2 Norte – Quadra 611, telefone (61) 3274 5336 ou 3274 8045.
O Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) promove o Seminário da Rede de Assessores e das Escolas locais, de 15 a 17 de março, na Casa de Retiro Assunção, em Brasília. Na programação do encontro, estão previstos momentos de partilha, celebração eucarística, além de espaço para confraternização entre os grupos.  O seminário das Escolas Locais terá como enfoque de estudo “A Igreja nos processos eleitorais”, com a presença do professor da PUC/Rio, Paulo Fernando. Em um segundo momento será apresentada a análise de conjuntura, com animação de Pedro Ribeiro de Oliveira. O secretário executivo do CEFEP, padre José Ernane Pinheiro, considera o encontro como um momento oportuno para o aprofundamento entre os grupos. “É importante à presença do maior número de Escolas locais, pois este é um espaço para o intercâmbio e aprendizado”, explica.

Informações:
Casa de Retiro Assunção,  L2 Norte – Quadra 611, telefone (61) 3274 5336 ou 3274 8045.

O coordenador de Evangelização da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), Jorge Vargas, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Nelito Dornelas, e a analista de comunicação da Província, Raquel Pulita, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 13 de março, no Escritório Central da PMBCN.
O objetivo da reunião foi firmar parceria para o desenvolvimento de ações conjuntas, entre as instituições, para o Seminário da Semana Social Brasileira, de 20 a 22 de maio, em Brasília (DF).  O evento é uma preparação para a 5ª Semana Social Brasileira, com o Lema “Estado para que e para quem?, que será realizada de 02 a 05 de setembro de 2013.
Durante a conversa, Jorge Vargas apresentou os projetos pastorais que a Província realiza e comentou a aproximação da Instituição com a Conferência, seja para convite à representantes da CNBB para participação de iniciativas da PMBCN, como o Projeto Diálogos Pastorais, ou em relação aos projetos propostos pelas Comissões da CNBB.

Entre os dias 08 e 10 de março, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou o Encontro Nacional da Pastoral Familiar. A reunião, realizada na cidade de Ipatinga (MG), diocese de Itabira, abordou o tema “Situações Difíceis”.
O encontro contou com representantes e coordenadores de 15 regionais da CNBB, além da Pastoral Familiar da Comissão Nacional. “O presidente da CEPVF, e bispo de Camaçari (BA), João Carlos Petrini, enviou aos participantes uma belissima mensagem.
Com o objetivo de partilhar relatos de experiência dos regionais, no que se refere ao Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar (FC 84), em especial nas ações evangelizadoras com famílias em segunda união, realidade crescente em nosso país, o Encontro pode contar com a presença de dom Odilon Guimarães Moreira, bispo de Itabira e Coronel Fabriciano e padres do presbítero local e de agentes da Pastoral Familiar da Diocese local.
A Pastoral Familiar em âmbito de Brasil, atendendo aos apelos do beato João Paulo II, tem sido um recurso motivador para inserção das famílias em segunda união na vida social, espiritual e pastoral, por meio dos princípios da misericórdia e da verdade.
Durante as exposições dos regionais alguns itens foram de consenso entre os regionais da CNBB, para Pastoral Familiar: Modelo de família – Família Nuclear, e a não existência de uma Pastoral das famílias em segunda união isolada, apenas unida a Pastoral Familiar, como um dos seus setores.
O tema segunda união entrou na pauta da reunião, por ser considerado atual. “É um dado posto na realidade brasileira, por isso, a exemplo do Bom Pastor, não podemos ignorá-la. Há a constatação da necessidade de orientações pastorais para a atuação das famílias em segunda união na vida paroquial”, mencionou o assessor da Comissão para a Vida e Família, padre Wladimir Porreca.
A riqueza de inúmeros materiais bibliográficos e digitalizados foram partilhados na oportunidade e, assim,  evidenciou-se, ainda mais, o trabalho dos agentes da Pastoral Familiar, em possibilitar ações evangelizadoras coerentes que colaboram para as  relações pastorais da famílias em segunda união na vida da Igreja.
“A Comissão Nacional agradece a diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, pelo acolhimento e todo suporte para a realização do Encontro Nacional Pastoral Familiar; Situações Difíceis”, disse padre Wladimir.

O Conselho Regional de Pastoral do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB esteve reunido nesta terça-feira, 12 de março, no Instituto Teológico João Paulo II, em Campo Grande para dar encaminhamentos sobre a ação pastoral em vista da 5ª Semana Social Brasileira. Durante o encontro os presentes debateram sobre as atividades das Pastorais Sociais, a atuação das mesmas nas Dioceses do Regional. Dom Antonino Magliore (bispo de Coxim), abriu os trabalhos destacando a situação do Regional, em seguida o deputado Pedro Kemp foi convidado a apresentar a analise da situação social, política e econômica do Estado.
Ao falar sobre a questão econômica de nosso país, Dom Antonino destacou sua preocupação com a economia: “Comparar o Brasil com a economia de outros países não é algo positivo, pois se hoje eles estão em recessão muito se deve ao consumismo, consumismo o qual o nosso Governo vem apoiando, fico preocupado, pois daqui a 20 anos ou mais podemos passar pelos mesmos problemas”.
Os coordenadores regionais de pastoral fizeram uma breve explanação dos trabalhos realizados por cada uma e como elas estão trabalhando a Semana Social em suas Dioceses. A Semana Social Brasileira é promovida pela CNBB e coordenadas pelas Pastorais Sociais e será realizada em setembro deste ano.

Os coordenadores de catequese das dioceses de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos para o Conselho Regional de Pastoral do Regional Oeste 1 (MS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na última segunda-feira, 11 de março, no Instituto Teológico João Paulo II (ITEO).
Durante o encontro foram debatidos os seguintes assuntos: As Diretrizes Gerais da Ação Evangelização da Igreja no Brasil (2011 – 2015); Os objetivos do VII Sulão de Catequese; Animação Bíblica da Pastoral; Iniciação Cristã; Valorização da Palavra de Deus; Formação e o Próximo Sulão de Catequese.
A iniciação à vida cristã é a principal preocupação dos coordenadores, como essa iniciação deve acontecer e como a mesma vem acontecendo. “Precisamos atrair as crianças para conhecer Deus, e fazer com que seus pais se encantem novamente com esse Deus e trazerem seus filhos para a Igreja”, destacou a coordenadora da catequese da arquidiocese de Campo Grande, Jovita Kalif.

Nota da arquidiocese do Rio de Janeiro em acolhimento ao Papa Francisco
Expressando a alegria de todo o povo católico pela eleição do nosso novo Sumo Pontífice, a Arquidiocese do Rio de Janeiro recebe o Papa Francisco de coração e braços abertos, segundo o exemplo do próprio Cristo, que do alto do Corcovado contempla a Baía de Guanabara. Unidos ao Papa como filhos da Igreja, sentimo-nos particularmente próximos dele pela cultura latino-americana e suas peculiares expressões de fé e religiosidade, que compartilhamos. Seja muito bem-vindo aquele cujo nome nos evoca o testemunho dos grandes santos da Igreja, a iluminar seu pontificado. Louvamos a Deus pelo nosso Pastor, Francisco, da humildade e da pobreza, e também Francisco, grande missionário da nova evangelização.
Rio de Janeiro, 14 de março de 2013.
Dom Orani João TempestaArcebispo do Rio de Janeiro


Nota do Regional Leste 1 em acolhimento ao Papa Francisco
Reunidos no dia de ontem, para tratarmos de assuntos ordinários do nosso Regional, recebemos em colegialidade a notícia da eleição do Papa Francisco. Ao breve tempo de comemoração conjunta seguiu-se a partida dos Bispos para suas respectivas Sedes. A presença de cada um junto ao seu rebanho, naquele momento histórico, confirmou a unidade no afeto filial e na fidelidade ao Vigário de Cristo entre nós. As Províncias Eclesiásticas que compõem o Regional Leste 1, juntamente com seus pastores e povo de Deus, se alegram pelo Supremo Pontífice que o Senhor nos concedeu e se colocam alegremente sob seu pastoreio

Nenhum comentário: