quinta-feira, 7 de março de 2013


  O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (6) para presidir a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), em substituição a Wilson Filho (PMDB-PB). Na sessão de posse também foi eleito o vice-presidente da CAINDR, deputado Carlos Magno (PP-RO). Os cargos de segundo e terceiro vice permanecem vagos até que os partidos indiquem os titulares.
        Jerônimo assumiu o comando da comissão permanente com a proposta de fortalecer o colegiado perante as demais comissões. Para isso, Jerônimo conta com a aprovação de um projeto de resolução invertendo a nomenclatura da CAINDR. “O batismo Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia vai possibilitar a ampliação do espectro de assuntos a serem debatidos. Assim como está passa a impressão que os outros dois temas não têm relevância. Queremos mostrar que a integração e o desenvolvimento também passam pelo norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste, ou seja, por todo o Brasil”, explicou o parlamentar.
       O novo presidente da CAINDR garantiu que a discussão da Amazônia não será colocada em segundo plano. “O objetivo é propor o debate do desenvolvimento para temas pontuais, como telefonia, aviação, biodiesel, os free shops e a questão aduaneira”, exemplificou o parlamentar, que solicitou aos integrantes da comissão uma lista de temas prioritários que servirão de ponto de partida para a agenda de trabalho. Outro desafio será o de ampliar o prestígio da comissão na discussão de projetos. “Enquanto a CCJ deliberou sobre um volume de 1800 projetos no período de um ano, a nossa comissão tratou de apenas 12. Esse esvaziamento não será tolerado”, reagiu Jerônimo.
       Integrante com larga experiência na Comissão da Amazônia, o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) acredita que é preciso dar mais visibilidade aos trabalhos produzidos no âmbito do colegiado. “Ninguém sabe o que a boca fechada quer. Precisamos dar publicidade aos nossos atos. Acho que falhamos na comunicação com a imprensa. Com maior visibilidade essa comissão será mais respeitada”, admitiu Bentes, que defendeu a presença mais efetiva dos profissionais da imprensa nos debates promovidos pela CAINDR, que se reúne na próxima quarta-feira (13) para fechar o cronograma de 2013.

Nenhum comentário: