quinta-feira, 14 de março de 2013

A água é o combustível da vida
 
 
 
O copo de água que você segura nas mãos hoje, contém mais de 10 milhões de moléculas que estiveram em contato com os nossos ancestrais.
 
 
 
 
A origem da vida em nosso planeta surgiu na água. Ao longo de milhões de anos de evolução, os organismos vivos se diversificaram e se espalharam pela Terra , sendo que a sobrevivência  de todas as espécies animais e vegetais continua ligada á água.
O ser humano durante a gestação se desenvolve dentro do ventre da mãe , envolto em água. Após o nascimento, abre os olhos para a existência chorando e os fecha pela morte, sob a unção das lágrimas.
A lágrima é menor que uma gota d’água, mas se comporta como um meio de comunicação universal, sendo a mensageira da dor e da alegria, ressalta a ambientalista Vininha F. Carvalho, presidente da Fundação Animal Livre ( www.animalivre.org.br)..
A importância deste precioso líquido se manifesta de forma física , devido a dependência do nosso corpo, que é constituído de 75% de água e também pela espiritualidade.Na tradição cristã , ela esta ligada ao batismo, a purificação e a regeneração. A ablução com água é fundamental em todas as religiões do Islã ao Taíonismo.
Para Lao Tse , no livro Tao Te Ching, a água simboliza  a suprema virtude. Para os hindus banhar-se ritualmente no rio Ganges, é uma experiência transcendente.
 
O “Rig Veda” dos hindus exalta a água como elemento que traz vida, força e pureza: “Vocês, água que reconfortam : tragam-me a força , a grandeza, a alegria e a visão”, diz um hino dos Vedas, pouco antes de definir a água como regente dos povos. Para o alcorão, a água benta que cai do céu é um dos símbolos divinos.Os jardins do paraíso islâmico tem riachos e fonte de água límpida.
A maior parte da superfície terrestre é coberta de água, mas um volume pouco maior que 2% é doce,  e mais de 90% dela esta congelada nas regiões polares ou armazenada em depósitos subterrâneos muito profundos.
As águas doces superficiais correspondem a sómente 0,001% deste potencial. Mais de 2/3 da água  doce é usada na irrigação, sendo contaminada pelo agrotóxicos ou adubos. Nas cidades, o esgoto das casas e industrias é quase todo jogado nos rios e no mar, sem tratamento.
 
A água fica infectada , inclusive com germes que causam doenças transmissíveis, como a cólera. O garimpo polue os rios com mercúrio , um metal pesado que causa o mal de minamata.
 
Outro problema é a poluição térmica. Ela ocorre quando uma fábrica ou usina, aquece água no processo industrial e despeja quente no rio ou no mar. O líquido quente afeta o metabolismo de plantas e animais, que podem morrer ou deixar de reproduzir.
O Brasil é a maior reserva hidrológica do mundo. Da água doce disponível no país : 70% estão na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste. Há pelo menos, em tese, 34 milhões de litro de água para cada brasileiro, embora 20% da população urbana não dispõe de rede de água e esgoto e 65% das internações pediátricas são causadas pela poluição da água.
A irrigação de um hectare no nordeste brasileiro consome 18 mil metros cúbicos de água por ano, em Israel fica em torno de 600 metros cúbicos.Enquanto um habitante do oásis no Saara usa cerca de 3 litros de água por dia. Um habitante do Rio de Janeiro gasta 450 , em Moscou 600 e Nova York , 1045.A quantidade média diária para satisfazer todos os usos de uma pessoa é de 40 litros no máximo.
O consumo mundial de água multiplicou por sete no século XX, mais do que o dobro da taxa de crescimento da população.Em alguns países da África e o Oriente Médio, a água já esta escassa e por isto há racionamento.
Segundo , Vininha F. Carvalho , a escassez também é a principal causa da degradação da qualidade de vida para um bilhão de pessoas, sem  acesso à quantidade diária ideal estimada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No continente africano, cerca de 62% da  população só tem acesso a algo em torno dos 4 m3/habitante/dia, sendo que, em algumas regiões, o índice é inferior a 3  m3/habitante/dia. Em média, o continente com maior disponibilidade de água é a Oceania, seguido da América do Sul, América do Norte, África, Europa e Ásia.
Neste Ano Internacional de Cooperação pela Água, precisamos  chamar a atenção para os problemas - inclusive de sobrevivência das espécies - que o mundo enfrenta em decorrência da perspectiva da falta deste recurso precioso e finito, a água potável. É provável que a água se torne cada vez mais uma fonte de tensão e de uma feroz competição entre as nações, se a atual tendência se mantiver; contudo, ela pode ser também um catalizador da cooperação.
Devemos nos conscientizar, que as águas não vão acabar no planeta , e nem mesmo estão diminuindo em seu volume de moléculas de H2O, porque este ciclo é fechado e estável.
" A falta de cuidados adequados na captação de chuvas e, conseqüentemente a poluição dos rios e dos lagos, é que acabará reduzindo o volume de águas doces superficiais, exigindo soluções de alto custo, como a busca de águas subterrâneas profundas ou a dessanilização de águas oceânicas, enfatiza Vininha F. Carvalho.
Procure lembrar de todo o significado cultural , simbólico e sócio-economico  da água na próxima vez em que você for saciar sua sede.O copo de água que você segura nas mãos hoje, contém mais de 10 milhões de moléculas que estiveram em contato com os nossos ancestrais. Precisamos revitalizar a água, pois ela  representa um elo com o passado e um compromisso com o futuro das próximas gerações", conclui a ambientalista.
 
 

 
 
Del Valle Editoria 

Nenhum comentário: