sábado, 23 de março de 2013


Operação Simultânea inibe crimes na faixa de fronteira


Os estados da Região Sul promovem, a partir do dia 22/03, a 23ª Operação Simultânea na faixa de fronteira para fortalecer a apreensão de drogas e armas e o combate ao crime organizado. Os órgãos de segurança pública de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul contarão com a parceria da Argentina, Paraguai e Uruguai prevendo o aumento do patrulhamento ostensivo, da fiscalização e do número de abordagens de pessoas e veículos. A solenidade de abertura oficial ocorrerá em Foz do Iguaçu/PR, momento em que serão avaliados os resultados da edição anterior e discutidas sugestões para a próxima Operação.

A iniciativa segue em consonância com as diretrizes do Governo Federal na implementação de políticas públicas de segurança na área fronteiriça do país. A Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) tem incentivado os entes federados que fazem divisa com outros países a integrar suas ações de prevenção e redução da criminalidade e padronizar procedimentos tático-operacionais. A 22ª Operação Simultânea de Fronteira, realizada nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012, de Norte a Sul do país. Participaram os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 53 orgãos envolvidos nos estados. Nessa operação houveram 13 veículos recuperados, 129 prisões, 814 kg de drogas e 11 armas de fogo apreendidas.

A Enafron já está articulando com os estados a realização de duas novas operações simultâneas nacionais para 2013. Os desafios agora são ajudar na implementação de planos estaduais, induzir maior envolvimento dos municípios e estimular o funcionamento efetivo dos 74 Gabinetes de Gestão Integrada já instalados na fronteira. A Enafron apoiou a construção de referencial teórico e de procedimentos para atuação dos agentes de segurança pública e realizou, no ano passado, 12 cursos de capacitação, qualificando 510 profissionais da área.

O grande destaque do apoio da Senasp nas fronteiras é a ampliação do investimento de recursos públicos. De 2011 a 2012, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) investiu R$ 260 milhões para melhoria da capacidade dos estados em prevenir e reprimir crimes praticados na fronteira, o que representa um aumento de 1.300% em relação ao total de recursos executados entre 2009 e 2010, período em que foram repassados R$ 20 milhões.



Mais informações
Assessoria de Comunicação
Ministério da Justiça
Marina Junqueira

Nenhum comentário: