quinta-feira, 21 de março de 2013

Enquanto água, de Altair Martins, venceu a segunda edição do Prêmio Moacyr Scliar de Literatura - Conto " 2012. O ganhador receberá R$ 150 mil e o livro, publicado em 2011, pela Editora Record, terá uma nova edição de cinco mil exemplares, impressos pela Corag e distribuídos gratuitamente na rede estadual de bibliotecas públicas e em pontos de cultura do Rio Grande do Sul. A editora também será premiada, com R$ 30 mil, pela compra dos direitos para distribuir a obra.

Nesta segunda edição do prêmio, participaram da comissão julgadora Carlos Nejar, Charles Kiefer, Edson Cruz, Ivana Arruda Leite e Marcelino Freire. O Prêmio Moacyr Scliar é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Instituto Estadual do Livro, e da Associação Lígia Averbuck, contando com o patrocínio da Petrobras e do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, apoio da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas e da Agência Matriz.

O vencedor

Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministrou a disciplina de Conto no Curso Superior de Formação de Escritores da Unisinos. Foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa, da Radio France Internationale, por duas vezes (1994 e 1999). Ganhou também o Açorianos (2000 e 2009), o Josué Guimarães (2001), o Luiz Vilela (2000), entre outros. Em 2009 ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura com o romance A parede no escuro. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2012 o livro Enquanto água foi finalista do Prêmio Jabuti, na categoria contos e crônicas; e ganhou o Prêmio Açorianos, na categoria contos.

O prêmio
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e do Instituto Estadual do Livro (IEL), e a Associação Lígia Averbuck (entidade sem fins lucrativos apoiadora das atividades do IEL), instituíram, em 2011, o Prêmio Moacyr Scliar de Literatura. Ao homenagear uma de suas mais importantes personalidades literárias, o prêmio pretende fomentar a produção literária, incentivar escritores e contribuir com o enriquecimento e a qualificação dos acervos das bibliotecas públicas.
Reconhecer a qualidade literária dos autores de poesia e de conto com um prêmio relevante, incentivar a diversificação das edições e aproximar os leitores com a aquisição das obras premiadas para as bibliotecas públicas da rede estadual e para os pontos de cultura são os objetivos deste prêmio. Concorrem livros dessas categorias, publicados por autores brasileiros, de 01 de janeiro a 31 de dezembro nos dois anos anteriores à edição de cada premiação, no Brasil, em língua portuguesa.

Texto: Maria Emilia Portella

Nenhum comentário: