terça-feira, 16 de outubro de 2012


Paralimpíadas Escolares 2012 começam nesta terça-feira (16)



Evento terá 1.201 atletas de 24 estados e do Distrito Federal disputando 10 modalidades

Fernando Maia/CPB Alan Fonteles ganhou ouro nos 200m nas Paralimpíadas de Londres
Acontece nesta terça-feira (16), às 19h, a cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2012, em São Paulo. A competição reunirá 1.201 participantes de 24 estados e do Distrito Federal, disputando 10 modalidades: atletismo, bocha, judô, tênis de mesa, vôlei sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, natação e tênis em cadeira de rodas. O evento é o maior esportivo do mundo para pessoas com deficiência em fase estudantil.
O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, seguido pelo Rio de Janeiro, com 122 atletas e Santa Catarina, com 101. A menor é a do Mato Grosso com apenas dois atletas em um grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes este ano.
A cerimônia de abertura da quarta edição do evento será marcada pela presença dos atletas que integraram o Time Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, entre eles o medalhista de ouro nos 200m rasos, Alan Fonteles.
“Comecei minha carreira esportiva nas Paralimpíadas Escolares, em 2007. Lá viram meu potencial e em 2008 fui convocado para o Mundial Juvenil e para as Paralimpíadas de Pequim. É uma felicidade imensa voltar e poder agora ser exemplo para os novos atletas”, afirma o velocista que será o porta-bandeira do seu estado, o Pará, no desfile das delegações.
A delegação de cada estado terá como porta-bandeira um atleta que disputou os Jogos de Londres, além do bicampeão mundial de canoagem, Fernando Fernandes. Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o desempenho do Brasil nas Paralimpíadas de Londres será inspirador para os novos competidores.
“Tivemos nosso melhor resultado na história dos Jogos Paralímpicos (sétimo lugar no quadro geral de medalhas) e tenho certeza de que nossos jovens atletas estarão ainda mais motivados. Preparamos uma grande festa do esporte”, afirmou.
Animada pela Banda América, formada por músicos com deficiência visual, a festa de abertura terá como mestre de cerimônias a cantora e apresentadora de TV Kelly Key e será encerrada pelo show do grupo Fresno.
Competições
As provas serão realizadas entre os dias 17 a 19 de outubro, em três locais da cidade de São Paulo. O atletismo terá como sede o Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera.
O Parque Anhembi receberá os atletas da bocha, judô, tênis de mesa e vôlei sentado. As disputas do futebol de 5, futebol de 7, goalball, natação e tênis em cadeira de rodas acontecerão na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Bairro do Canindé. A classificação funcional será no dia 15 e a abertura oficial, no dia 16.
Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.
Confira a lista de estados e de porta-bandeira de cada delegação:
Acre (56 atletas) – Thierb Siqueira (Atletismo)
Alagoas (28 atletas) – Yohansson do Nascimento (Atletismo)
Amapá (26 atletas) – Antônio Tenório (Judô)
Amazonas (16 atletas) – Bruno Neves (Vela)
Bahia (sete atletas) – Carlos Farrenberg (Natação)
Ceará (33 atletas) – Carlos Antônio dos Santos (atleta-guia)
Distrito Federal (77 atletas) – Shirlene Coelho (Atletismo)
Espírito Santo (42 atletas) – Daniel Mendes (Atletismo)
Goiás (44 atletas) – Renato Leite (Vôlei Sentado)
Maranhão (22 atletas) – Cláudia Cícero dos Santos (Remo)
Mato Grosso (dois atletas) – Daniele Bernardes (Judô)
Mato Grosso do Sul (72 atletas) – Dirceu Pinto (Bocha)
Minas Gerais (97 atletas) – Terezinha Guilhermina (Atletismo)
Pará (80 atletas) – Alan Fonteles (Atletismo)
Paraíba (29 atletas) – Elaine Cunha (Vela)
Paraná (63 atletas) – Eliseu dos Santos (Bocha)
Pernambuco (21 atletas) – Fernando Fernandes (Canoagem)
Piauí (oito atletas) – Guilherme Santana (atleta-guia)
Rio de Janeiro (121 atletas) – Andre Brasil (Natação)
Rio Grande do Norte (23 atletas) – Leonardo Lopes (atleta-guia)
Rondônia (31 atletas) – Samuel Nascimento (atleta-guia)
Rio Grande do Sul (39 atletas) – Lúcia Teixeira (Judô)
Santa Catarina (104 atletas) – Bruna Alexandre (Tênis de Mesa)
Sergipe (24 atletas) – Soelito Gohr (Ciclismo)
São Paulo (135 atletas) – Daniel Dias (Nataçã

Nenhum comentário: