quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho será obrigatório a partir de amanhã
O uso do novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) será obrigatório a partir desta quinta-feira (1º/11). Os sindicatos de trabalhadores precisam ficar atentos em relação ao calendário, já que, a partir desta data, a Caixa Econômica Federal não mais aceitará o documento antigo para liberar o pagamento do Seguro-Desemprego e o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A mudança no formulário foi pensada pelos técnicos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com o objetivo de imprimir mais clareza quanto aos valores rescisórios devidos ao trabalhador e pagos pelo empregador após a finalização da relação empregatícia. 

Aplicativo gratuito Calculadora do Cidadão permite saber quantas parcelas e os juros a pagar para quitar dívidas

Usuários de aparelhos móveis, como celulares e tablets, já podem usar um aplicativo que permite calcular quanto um investimento renderá no futuro ou quantas parcelas serão necessárias para se quitar uma dívida. Trata-se da Calculadora do Cidadão, lançada nesta terça-feira (30), pelo Banco Central do Brasil, durante o IV Fórum Banco Central de Inclusão Financeira, em Porto Alegre (RS). Para acessar a Calculadora do Cidadão, basta acessar www.bcb.gov.br, clicar no “Perfil Cidadão” e escolher a opção “Taxas de juros, cálculos, índices e cotações”

Reservatórios com capacidade para 8 mil litros serão construídos no Semiárido

A água que, durante os períodos de estiagem prolongada, irá manter os animais da população rural do semiárido sem sede e alimentados começa a brotar nos primeiros barreiros construídos pelo programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em Pernambuco, primeiro estado a receber essa tecnologia, 30 barreiros já foram concluídos – um investimento de R$ 2,5 milhões. O barreiro é uma escavação que armazena água da chuva e funciona como uma pequena barragem. O reservatório tem capacidade para 8 mil litros de água, ideal para animais e pequenas irrigações.

Mamografia móvel ampliará assistência oncológica no país

Qualificar e ampliar a assistência oncológica no país, principalmente entre as mulheres das camadas mais carentes da população, é o objetivo da Portaria 1.228, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (31), regulamentando a habilitação para o Programa de Mamografia Móvel no SUS. Juntamente com a portaria foi divulgado o edital de cadastramento nacional de estabelecimentos de saúde na área de diagnóstico por imagem, interessados em participar do programa de Mamografia Móvel. As empresas terão que preencher formulário eletrônico que estará disponível no endereço informado no edital. A análise das informações será feita pelo Ministério da Saúde, que, após um prazo, divulgará o resultado no Diário Oficial.

Índice de Preços ao Produtor (IPP) de setembro varia 0,72%

Em setembro de 2012, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) variou 0,72% em comparação com o mês anterior, resultado superior ao alcançado em agosto (0,52%). Ao comparar o mês atual contra o mesmo mês do ano anterior (acumulado em 12 meses), os preços variaram 6,99% em setembro, contra 7,53% em agosto. Já a variação acumulada em 2012 foi de 6,35% em setembro e 5,59% no mês anterior. O IPP mede a evolução dos preços de produtos "na porta de fábrica", sem impostos e fretes, de 23 setores das indústrias de transformação.  (Governo federal)

Nenhum comentário: