terça-feira, 16 de outubro de 2012


Jovens agricultores podem contratar financiamento pelo Banco do Brasil



Recursos podem ser utilizados na implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços nos estabelecimentos rurais

Agricultores familiares entre 16 e 29 anos interessados em acessar a linha de investimento do Pronaf Jovem, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), já podem contratar o financiamento por meio do Banco do Brasil (BB). Os recursos podem ser utilizados na implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços nos estabelecimentos rurais. A operacionalização desta linha passou a vigorar na segunda-feira (15)
Divulgação / MDA Para conseguir o crédito os jovens devem ter entre 16 e 29 anos e pertencer ao meio rural
As ações têm a intenção de preparar o jovem para permanecer no campo e para a sucessão familiar rural. A iniciativa está alinhada às ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).
Além do Banco do Brasil, o Pronaf Jovem também é operacionalizado pelo Banco da Amazônia e pelo Banco do Nordeste.

Requisitos
Para serem beneficiados, os jovens agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e preencher pelo menos um dos seguintes requisitos: ter concluído ou estar cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância ou em escolas técnicas agrícolas de nível médio, ter participado de curso ou estágio de formação profissional e ter recebido orientação de uma instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), reconhecida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF).

Linha de crédito
Os atuais limites de crédito da linha permitem o financiamento de até R$ 15 mil por pessoa. Com juros de 1% ao ano, o prazo de reembolso pode chegar até dez anos, com três de carência. Os recursos são oriundos do Tesouro Nacional.
Além das formas convencionais de financiamento do Pronaf, que variam de acordo com o limite financiado e, consequentemente, a taxa de juros praticada, o programa dispõe de linhas específicas.
Entenda outras categorias e linhas de créditos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Nenhum comentário: