terça-feira, 9 de outubro de 2012


O município de Jaguari realiza no dia 11 de outubro, no Clube União, o 2º Seminário de Vitivinicultura do Valer Jaguari, com objetivo de levar aos produtores ou não de vinícolas informações importantes para manter a expansão e qualidade do vinho produzido na região. O público alvo são produtores rurais, pesquisadores, técnicos e estudantes.
  O Seminário abre às 09 horas, com credenciamento e das 10 às 12, a História e a evolução técnica da Vitivinicultura Brasileira, com Idalêncio Francisco Angheben, sócio proprietário da empresa Angheben Adega de Vinhos Finos LTDA, o qual também foi gerente do departamento agrícola da Chandon Brasil durante 26 anos e professor de vitivinicultura durante 33 anos na Escola Agrotécnica Federal – hoje Instituto Federal Farroupilha.
  Após o almoço, o seminário reinicia com o tema “ Conservação dos solos agrícolas: um pré-requisito fundamental à persistência da vida na Terra”, com Neroli Pedro Cogo, natural de Jaguari, doutor em solos. Atuou como pesquisador em solos no Instituto de Pesquisa de Recursos Naturais Renováveis da Secretaria do Estado do RGS.
 Das 14h15min às 15h15min, Paulo Cesar do Nascimento, natural de São Paulo, doutor pela Universidade Federal de Viçosa-MG, atualmente professor adjunto do departamento de solos – Faculdade de Agronomia da UFRGS, falará sobre a “ Formação, características e potencialidade agrícola dos solos do Vale do Jaguari. Encerrando o Seminário, palestrará o Tecnólogo em Vitivinicultura e Enologia pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico, Leandro Venturin. Atualmente é colaborador em fruticultura e agroindústria  do Centro Ecológico Ipê – Antonio Prado-RS. Após, os participantes farão visita técnica ao Centro Mesorregional de Vitivinicultura de Jaguari e às 20 horas, jantar/italiano/palestra com o médico Jairo Monson de Souza Filho, especialista em cardiologia, autor de vários livros científicos e de vários artigos para revistas e jornais no Brasil e exterior sobre: Os efeitos do vinho na saúde humana. O investimento para o jantar palestra é de R$ 20,00.
  O segundo Seminário de Vitivinicultura do vale do Jaguari é uma promoção da Associação dos Produtores de Vinho-APROVIJA, com apoio de outras instituições oficiais.

Nenhum comentário: