quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Aplicativo permite ao cidadão calcular investimentos e parcelas para quitar dívidas



Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central, ganhou uma versão que também possibilita saber qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado de um crédito

Os usuários de celulares e tablets poderão contar, a partir de agora, com um aplicativo que permite calcular quanto um investimento renderá no futuro ou quantas parcelas serão necessárias para quitar uma dívida. A ferramenta intitulada Calculadora do Cidadão, foi lançada na terça-feira (30), pelo Banco Central (BC).
A ferramenta, que está disponível no site do banco desde 2006, ganhou uma versão que possibilita saber qual será o valor gasto com juros no pagamento parcelado de um crédito ou, ainda, estimar a correção de um montante pela poupança com base em diversos indicadores econômicos. O aplicativo está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play para os aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android, respectivamente.
Quatro tipos de cálculos podem ser realizados com a calculadora: aplicação com depósitos regulares; financiamento com prestações fixas; calcular o valor futuro de um capital; e correção de valores.


Aplicação com depósitos regulares

A opção permite simular um investimento ou aplicação financeira, conhecendo-se sua taxa de juros e estipulando-se o período pelo qual serão mantidos os depósitos regulares (mensais), bem como o valor a ser regularmente depositado.

Financiamento com prestações fixas
Divulgação/Banco Central do Brasil Ferramenta está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play Ampliar
  • Ferramenta está disponível para download gratuito pela App Store e pelo Google Play
Este cálculo possibilita a simulação de financiamentos nos quais as prestações são constantes. Em um empréstimo ou financiamento, são quatro as informações relevantes: o valor financiado (ou emprestado), a taxa de juros, o prazo e o valor da prestação. A Calculadora do Cidadão permite obter qualquer uma dessas quatro informações, desde que sejam informadas as outras três.
Dessa forma, além de saber qual o valor da prestação de um bem financiado, conhecido o seu preço, a sua taxa de juros e o prazo do financiamento, pode-se, por exemplo, calcular o número de meses (prazo) necessário para o financiamento de um automóvel de R$ 20 mil, com taxa de juros de 1,5%, de modo que a prestação seja de R$ 1 mil.

Valor futuro de um capital
O cálculo do valor futuro de um capital permite obter o valor a ser alcançado por um capital aplicado por um determinado período, a uma taxa de juros previamente conhecida.

Correção de valores
A correção de valores permite comparar valores monetários referidos em períodos diferentes, a partir da utilização de índices de preços ou de taxas de juros de referência, tais como a Selic, a Taxa Referencial (TR) e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Nenhum comentário: