segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Estudantes que farão o Enem devem ficar atentos ao horário e local das provas



As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro
Os estudantes que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 devem ficar atentos ao horário oficial de Brasília, aos locais onde serão realizadas as provas e ao caderno e cartão de resposta de línguas estrangeiras.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou na quinta-feira (25), que as provas do Enem já estão prontas para serem distribuídas aos locais onde serão aplicadas. Segundo o ministro, as provas serão distribuídas e aplicadas “com total segurança”. O esquema de segurança em torno do transporte e distribuição das provas conta com 72 batalhões do Exército, agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar.
O Ministério da Educação (MEC) também divulgou três vídeos chamando a atenção para o horário da prova, o material necessário, como a caneta preta, que é a única permitida para preencher a folha de respostas, o documento oficial com foto, além da necessidade de ler com antecedência e atenção o manual da redação.

Os estudantes também deverão ter atenção com o caderno de língua estrangeiras. Constarão em um mesmo caderno as provas de inglês e espanhol, mas o candidato deverá responder somente a língua que foi escolhida no momento da inscrição. Além de ter o cuidado ao transcrever as respostas escolhidas para o cartão de respostas.
Fiscalização
De acordo com o MEC, houve ainda reforço no treinamento dos fiscais que irão aplicar as provas. Cerca de 450 mil pessoas foram orientadas com total segurança.
Em relação à correção da redações, o ministério informou que haverá mudanças importantes na forma de correção e haverá aumento de 40% na equipe que fará o trabalho. Pela primeira vez os estudantes terão acesso às redações corrigidas e há um guia com orientações sobre a redação.
“Hoje tem um guia para redação que não tínhamos até então com todas as competências que são esperadas. As discrepâncias poderão ir para uma banca pra garantir maior objetividade possível e os estudantes, para fins pedagógicos, vão ter acesso às suas redações”, afirmou o ministro.
Enem em números
Estima-se que 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país.
Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais. No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional. Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores.
A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

Nenhum comentário: