sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Lançada campanha para aumentar em mais de 20% doação de leite materno

il

São coletados cerca de 150 mil litros de leite materno anualmente, cerca de 60% da real demanda do Brasil

A doação de leite materno é essencial para  recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados. Para mobilizar e incentivar essa atitude entre as mulheres, foi lançada a campanha de doação de leite humano 2012.
Com a campanha, pretende-se coletar mais de 200 mil litros este ano - aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a mobilização valoriza as doadoras e as crianças que sobreviveram graças a este ato de solidariedade de mães brasileiras.
Divulgação / Governo da Paraíba Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo país
Mais de 115 mil mães doam leite materno anualmente. O volume de leite humano coletado, cerca de 150 mil, representa de 55% a 60% da real demanda no Brasil. O leite recolhido passa pelo processo de pasteurização e adquire qualidade certificada para ser distribuído a mais de 135 mil recém-nascidos, principalmente prematuros, com baixo peso ou hospitalizados.
O Brasil tem a maior e mais complexa rede de banco de leite humano no mundo, com 212 bancos e 110 postos de coleta espalhados por todo o País. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano exporta tecnologia e conhecimento para os países da Iberoamérica e África.
Rede Cegonha
A campanha está inserida na estratégia Rede Cegonha, que qualifica e amplia a assistência às mulheres e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de R$ 3,3 bilhões já foram investidos na ação, que conta com a adesão de 4.759 municípios brasileiros.
Também foram criados 348 leitos neonatais, e mais 86 foram requalificados em 2011. A previsão é habilitar mais 350 leitos ainda este ano. Atualmente, o Brasil conta com 3.973 de UTI Neonatal e 2.249 leitos de UTI Pediátrico.
CampanhaA campanha deste ano tem como slogan “Doar leite materno é multiplicar vida com esperança: é somar saúde com solidariedade; é dividir o alimento mais completo que existe; é diminuir a mortalidade infantil; é igual ao amor – quanto mais a gente doa, mais a gente tem”. Foram produzidos 70.370 cartazes e 1.634.300 folders, que foram enviados diretamente para todos os bancos de leite humano do País.
A atriz Maria Paula é a madrinha, pelo fato de ter doado seu leite materno enquanto amamentava seu filho Felipe, que hoje tem quatro anos. “Muitas mulheres nem sabem que podem salvar a vida de tantos bebês ao doar seu leite. Acho que esse tipo de informação é fundamental. Quando a mulher sabe que pode ajudar, ela ajuda. E é para isso que eu estou aqui. Espero que essa campanha conscientize as mulheres da importância que de ser generoso e solidário,” afirma a atriz.
Como doar o leite maternoAlgumas mulheres, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um banco de leite humano.
O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações que fazem parte da garantia de qualidade do leite humano distribuído aos bebês hospitalizados.
Entre as orientações está: escolher um lugar limpo, tranquilo e longe de animais; prender e cobrir os cabelos com uma touca ou lenço; evitar conversar durante a retirada do leite ou utilizar uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca, e lavar as mãos e antebraços com água e sabão e secar em uma toalha limpa.
O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Na próxima vez que for retirar o leite, é importante utilizar outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescentar este leite no frasco que está no congelador.
O leite pode ficar armazenado e congelado por até 15 dias. Clique aqui e encontre o banco de leite mais próximo.

Nenhum comentário: