sexta-feira, 10 de maio de 2013


REFLEXÃO
Um pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado, viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem crê verdadeiramente.
COMEMORAÇÕES
Ordenação Episcopal
  • Dom Washington Cruz, CP, Arcebispo de Goiânia - GO
  • Dom Bernardo Johannes Bahlmann, OFM, Bispo de Óbidos - PA
NOTÍCIAS
Na noite da quarta-feira, 08 de maio, o Patriarca de Antioquia dos Maronitas, cardeal Bechara Boutros Raï, presidiu a missa da Festa de São Charbel, na Catedral Metropolitana de Brasília (DF). A celebração contou com a presença do arcebispo, dom Sérgio da Rocha, dos bispos auxiliares, dom Leonardo Ulrich Steiner - secretário geral da CNBB, e dom Valdir Mamede. O cardeal realiza visita pastoral pela América Latina e está no Brasil desde o dia 28 de abril.
A missa contou com a participação de membros da comunidade maronita, sacerdotes e diáconos do rito oriental. No início da celebração, o cardeal Béchera foi acolhido pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, que manifestou gratidão pela visita do patriarca na Arquidiocese. A celebração seguiu o rito próprio, rezada em siríaco. “Nós vos pedimos, ó Cristo, nosso Senhor, pela intercessão de São Charbel, que reveleis a cada um de nós o caminho da santidade e nos deis um rosto iluminado e um coração puro. Assim, não nos afastemos do Vosso amor, da nossa fé em vós”, rezou o cardeal Béchera, durante a missa.
Ainda, na capital federal, o Patriarca foi recebido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e visitou a Embaixada do Líbano. Também houve um encontro com o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello. Após a celebração da eucaristia na Catedral, foi realizado um encontro fraterno com a comunidade maronita no Clube Monte Líbano. A passagem do cardeal Béchara Boutros pelo Brasil deve se estender até o dia 11 de maio, no Rio de Janeiro, de onde partirá para a Venezuela.

O Setor Família da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB elaborou um Guia de oração para o 3º Simpósio e 5ª Peregrinação Nacional da Família. Os eventos serão realizados respectivamente nos dias 25 e 26 de maio, na Canção Nova e no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Veja o material.

Nesta quinta-feira, 9 de maio, às 19 horas, dom José Mário Angonese, novo bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, celebrará sua Missa na Catedral Basílica de Curitiba. A celebração será presidida por dom Moacyr Vitti, arcebispo, e co-celebrada pelos outros dois bispos auxiliares, dom João Carlos Seneme e dom Rafael Biernaski.
Dom José Mário assumirá o trabalho pastoral na Região Episcopal Norte da arquidiocese de Curitiba, que compreende 43 paróquias e quase milhão de habitantes. A arquidiocese compreende 3 regiões episcopais: Região Episcopal Sul (dom João Carlos), Região Episcopal Centro Oeste (dom Rafael Biernaski) e Região Episcopal Norte (dom José Mário).
A Ordenação Episcopal do novo bispo ocorreu no dia 28 de abril em Santa Maria (RS), no Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira. Centenas de católicos santa-marienses e paranaenses celebraram a ordenação do então padre que era pároco da Paróquia da Ressurreição e reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey. A celebração foi solene, embalada por um coral de mais de 20 vozes e instrumentos como violino, baixo e flauta que emocionaram os fiéis presentes.

A coordenação do grupo de Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) da CNBB, promoveu entre os dias 03 e 05 de maio, na diocese de Juazeiro (BA), o Encontro de Animação Missionária para a formação de novos assessores para coordenar e acompanhar os grupos da IAM.
O Encontro ficou sob a responsabilidade da Pontifícia Obra Missionária (POM), com a assessoria do padre André Luiz Negreiros, atual secretário nacional da IAM.
A IAM está presente em 14 arqui/dioceses do Regional Nordeste 3 e estiveram presentes no evento a arquidiocese de Salvador e as dioceses de Juazeiro, Bonfim, Jequié e Barra.
A Infância e Adolescência Missionária está completando 170 anos no mundo e no dia 26 de maio de 2013 será realizado a Jornada Nacional da IAM em todo o Brasil.

O Regional Nordeste 4 (Piauí) realizou nos dias 3, 4 e 5 de maio o Encontro Regional de Comunicação. As oito dioceses do estado do Piauí estiveram reunidas em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI, onde ocorreram palestras, oficinas e mesa redonda com reflexão e debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da cultura gerada pelas novas tecnologias.
O tema do encontro foi “A Igreja na cultura da comunicação: desafios para a nova evangelização”. Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade de Melo e irmã Élide Maria Fogolari, participaram dos três dias do evento apresentando os novos desafios da comunicação na Igreja e contribuindo com os comunicadores do Regional Nordeste 4 através de suas experiências.
A temática proposta pelo Regional, vem de encontro com as constantes mudanças culturais provocadas, sobretudo, pelas novas tecnologias que afetam os seguimentos sociais, principalmente a Igreja. Segundo o secretário executivo do Regional Nordeste 4, padre Luiz Eduardo: “nos dias atuais tem-se a necessidade de refletir sobre esse novo contexto social a fim de que a Igreja se posicione de maneira adequada para dar continuidade à sua  missão de comunicar Jesus Cristo a todos”.
O evento contou com a participação de mais de 130 inscritos. No final, o bispo referencial da Comunicação do Regional Nordeste 4, dom Plínio José, apresentou o cartaz da Novena de Natal 2013, solicitando o empenho de todos em sua divulgação.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: