sexta-feira, 24 de maio de 2013

Especialista dá dicas para você e seus familiares ficarem fora desta estatística


As quedas são acidentes comuns que ocorrem no dia a dia, porém existem casos em que elas podem desencadear uma série de limitações físicas e psicológicas. Segundo o Ministério da Saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde) registra a cada ano mais de R$ 51 milhões com o tratamento de fraturas decorrentes de acidentes domésticos. No Brasil 30% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano, e estima-se que há uma queda para um em cada três indivíduos com mais de 65 anos. As profissionais do Hospital e Maternidade São Cristóvão, a Fisioterapeuta Dayse Oquino e a Enfermeira Lilian Giannoccaro explicam a importância da prevenção das quedas.

De acordo com o DataFolha,  as quedas são responsáveis por 48% das internações por acidentes de crianças com até 14 anos. “Gestantes, crianças e idosos fazem parte do grupo de risco e têm maior propensão aos acidentes”, esclarecem as profissionais.  “Existem dicas de prevenções diferentes de acordo com a idade, cada uma com suas alterações musculoesqueléticas” orientam.  Entre as crianças as quedas geralmente são provocadas devido aos acidentes domésticos por estarem em processo de formação de sua estrutura, “Os bebês com menos de um ano de idade são as principais vítimas”, explica a fisioterapeuta Dayse. “É importante que a casa seja adaptada quando há crianças. Nos casos de pisos escorregadios, o ideal é que eles não sejam encerados. Os pais devem evitar brinquedos espalhados no chão, e instalar protetores de quinas nos móveis. Tapetes leves e menores podem ser fixados com fita antiderrapante”, acrescenta a Enf. Lilian do São Cristóvão.

As gestantes precisam ter um cuidado dobrado para evitar as quedas, “Além da necessidade de proteger a barriga de impactos, o corpo da grávida passa uma alteração ligamentar temporária”, esclarecem.  “É imprescindível o uso de sapatos adequados. Procure manter a casa bem iluminada, evitar colocar objetos de uso frequente em prateleiras muito altas ou muito baixas. No quintal, evite o acúmulo de folhas e flores úmidas, e tenha cuidado com os animais domésticos, eles podem nos desequilibrar”, orienta a Fisioterapeuta Dayse Oquino.

Quanto aos idosos, existe uma alteração da massa muscular e diminuição de reflexos, facilitando o aumento do número de quedas. “Devem ser instalados corrimãos nas residências nos dois lados das escadas, com faixas antiderrapantes nos degraus.  Nos banheiros aconselha-se a instalação de barras de apoio próximo ao vaso sanitário e no box .  É importante manter os fios elétricos e extensões fora da área de circulação, prendendo-os, por exemplo, nas paredes ou rodapés. Deixe os ambientes com o mínimo de objetos possíveis, mantendo um espaço livre para caminhar”, explica Dayse Oquino.


As profissionais apresentam dicas importantes para evitar quedas nas ruas:

* Ao andar na rua, preste atenção em raízes de árvores, buracos e obstáculos nas calçadas;
* Só atravesse as ruas na faixa de pedestres e respeite o sinal. Não corra!
* Use sempre seus óculos, aparelhos de audição e bengalas, se precisar;
* Se não se sentir seguro, não saia de casa desacompanhado;

* Procure fazer uma atividade física pois ela melhora o tônus e resistência muscular.


Nenhum comentário: