segunda-feira, 20 de maio de 2013


Concurso para o Magistério mobiliza todo o Estado

Mais uma vez o concurso para o magistério movimentou o domingo dos gaúchos. Os 69498 inscritos no exame que selecionará 10 mil professores para o Estado, iniciaram otimistas as provas. A carreira ainda é muito procurada pelo público feminino, que neste concurso recebeu a inscrição de 59.150 mulheres. As provas foram realizadas em 147 escolas de 30 municípios do Rio Grande do Sul.

O futuro professor de História, Rodrigo dos Santos Greve, de 23 anos, conclui a graduação no final de 2013, mas já tenta uma vaga no magistério estadual. O candidato aposta na sorte e torce para que seja chamado após a conclusão do curso. “Sempre me pergunto qual a grande missão do professor. Penso que estamos preparando a próxima geração, mas é difícil decidir o que temos que priorizar na formação. Será que temos que formar pessoas esforçadas? Pessoas sensíveis? Quais são as habilidades que temos que estimular?”, reflete.

A recém-formada, Ana Maria Lima de Quadro, não hesitou em mudar de profissão aos 60 anos. A historiadora, que atualmente cuida de idosos, comprou apostilas e estudou em casa, aos finais de semana, e, também, durante as viagens de ônibus. “Espero trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos, quero me especializar nesta área. Concluí o Ensino Médio em 2004, na modalidade EJA, e quero contribuir com a formação deste público. Meu professor de História me influenciou bastante no que diz respeito à escolha do curso”, conta empolgada.

O governo do Estado assumiu o compromisso de realizar concurso público para a categoria que, há sete anos, não acontecia. As mais de 15 mil contratações, considerando os professores aprovados em 2012 e os 10 mil que estão sendo selecionados neste certame, devem colaborar para corrigir distorções como os longos contratos temporários, caso do historiador e estudante de Filosofia, Diorgenes Pacheco de Lima. Especialista em Educação e em Gestão da Educação, o professor é contratado da rede estadual há 12 anos, e agora tenta conquistar uma das vagas oferecidas. Já Giovane Gregol, professor há 30 anos, leciona para o Ensino Médio. “Já fui professor do Estado em regime de contrato temporário e quero ingressar no quadro fixo para ter todos os direitos assegurados, sobretudo, a estabilidade”.

Assim como Rodrigo, Ana Maria e Giovani, no geral os candidatos chegaram cedo aos locais das provas, que iniciaram às 14h e tiveram quatro horas para finalizá-las. Além da prova objetiva, com 60 questões, tem ainda a de títulos, que é classificatória. A objetiva é eliminatória e com 80% de peso na nota final. A expectativa em conseguir uma vaga, normalmente causa nervosismo na hora da prova, c omo no caso de Aline Leonardi de Aquino, 35 anos, que leciona para o Ensino Fundamental. Ela já perdeu a conta de quantos concursos fez, mas este ano está mais confiante, pois teve o apoio de cursinho preparatório. “Eu fico nervosa, porque me dediquei muito. Foram horas de estudo e acabei deixando a família de lado”, desabafa.

Aos 62 anos, a professora aposentada Odenira Rocha, tenta voltar à sala de aula. “Me preparei pouco porque o tempo é reduzido mas eu espero que eu consiga passar. Já sou professora e leciono há mais de 15 anos. Me aposentei e agora estou voltando porque não dá para ficar parada. Em primeiro lugar a pessoa tem que gostar, sem pensar em remuneração tão alta.”

Para o concurso deste domingo, 4235 pessoas solicitaram algum tipo de cota. Em todas as CREs, 43 candidatos eram portadores de deficiência. Das vagas, 26% foram destinadas às cotas; 10% às pessoas com deficiência e 16% aos candidatos negros e pardos. Es te é o caso de Débora Nunes Nunes Furtado, 35 anos, professora na Escola Estadual de 1º Grau Onofre Pires há quatro anos. Pela primeira vez ela disputa as vagas destinadas aos candidatos negros.

Índices de abstenção do concurso do magistério

Responsável pela coordenação e execução do concurso público do magistério, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) divulga os índices de abstenção para o certame de 2013.

Dos 69.498 candidatos homologados, 5.837 não compareceram. O índice de abstenção ficou em 8,4%.

Texto: Redação FDRH

Nenhum comentário: