sexta-feira, 24 de maio de 2013

SEFOT arquivo comissoes.jpgAudiência Pública em Brasília tratará sobre a falta de armazéns e silos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará no dia 28 de maio (terça-feira), Audiência Pública para tratar sobre a falta de armazéns e silos para acomodar os grãos retirados das lavouras e a logística para amenizar esta situação. A proposta da audiência é do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS). O evento terá início às 14h, no plenário 6 - Anexo II da Câmara dos Deputados.

O assunto será abordado pelo Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Neri Geller, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento, Marcelo Melo e representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Logística

Hamm comenta que a safra recorde de 2013 resulta em preocupação ao segmento, uma vez que existem impasses para o escoamento da safra, no que se refere à carência de armazenagem e silos, principalmente nas propriedades privadas. “Há um componente de fluxo da colheita que está sendo estocada em armazéns com capacidade reduzida”, detalha o autor do requerimento ao enfatizar sobre a importância também de exportar a safra pelos portos.


Conforme o deputado, a ausência de logística encarece inclusive o custo de produção e o preço final pago aos agricultores acabam sendo subtraídos exatamente pela ineficiência da qualidade das estradas, falta de estocagem e reflexos nos portos devido às exportações. “Temos que potencializar a falta de armazéns já que o novo Plano Safra será anunciando em seguida e precisamos contemplar mais crédito e aceso para silagem e estocagem dos grãos, permitindo mais lucratividade ao agricultores, menos perdas nas lavouras, qualidade, produtividade e rentabilidade da atividade agrícola”, pontua.

Nenhum comentário: