quinta-feira, 23 de maio de 2013

Boletim Diário da CNBB - 

REFLEXÃO
Uma das maiores dificuldades que podemos encontrar para a compreensão da ação divina no mundo encontra-se no fato de querermos submetê-la aos nossos critérios de inteligibilidade, principalmente no que diz respeito à religião institucional. O que acontece é que muitas vezes o agir divino fica vinculado a critérios meramente humanos ou a ritualismos que estão mais para prática de magia, alquimia e bruxaria do que para um relacionamento filial, de confiança e entrega. Outras vezes, esse agir divino é condicionado ao cumprimento de princípios legais que determinam se Deus pode agir ou não. Devemos nos lembrar que o Senhor é Deus e não nós.
COMEMORAÇÕES
Ordenação Presbiteral
  • Dom Meinrad Francisco Merkel, CSSp, Bispo de Humaitá - AM
NOTÍCIAS
A praça de São Pedro não é mais a mesma. Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma multidão animadíssima acompanhou o Papa Francisco na audiência geral que ele concede todas as semanas.
“O Papa Francisco trouxe vida e alegria para esta cidade”, disse Antonello Franci, 42 anos, taxista. Ele conta que a esposa é membro da Ação Católica e que o Papa não é um homem de apenas palavras bonitas, mas “uma pessoa que tem sempre o objetivo de iluminar a prática das pessoas”.
O tráfego nas imediações do Vaticano fica caótico nas primeiras horas da manhã e quem quer ficar próximo dos corredores por onde Francisco passa chegam à praça antes das 7 da manhã. O Papa chega pontualmente as 10.30hs e percorre, sorridente, longos percursos para ver as pessoas, beijar as crianças e levantar os braços para o povo. “Ele é muito simpático”, diz uma senhora italiana de cabelos brancos que acompanha crianças da sua escola.
Antes da chegada do Papa, pessoas informavam ao microfone o nome das escolas que enviaram alunos. Eram muitas escolas públicas e católicas. Um jovem  passa enrolado numa bandeira brasileira, conversa com uma senhora de um grupo de Brasília e faz pose para ser fotografado. No final, a senhora sugere: “se quiser, passo a foto para você por e-mail”. Ele concorda com um sorriso largo.
O clima de gentileza e de cuidado toma conta da praça. O Papa começa a falar. Aplausos. Ele, visivelmente desconfortável em ler também porque o vento da manhã ensolarada atrapalhava, levanta os olhos, faz gestos e diz: “o egoísmo nos leva para baixo e traz a tristeza. O Espírito Santo nos leva para o alto e nos presenteia com alegria”. Aplausos.
“Francesco envia comentários breves que ficam na cabeça das pessoas”, diz um padre baiano que faz mestrado numa faculdade de Roma. “Ele tem escolhido mensagens curtas, conteúdo forte e plenos de ternura”, continua o padre. “Essa postura tem conquistado as pessoas e transformado essa praça num lugar melhor a cada semana”, conclui. Logo depois, da audiência, chove forte.

Nos dias 25 e 26 de maio, a coleta de todas as missas e celebrações realizadas nas comunidades católicas de todo o país terá uma destinação especial. Por decisão da última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, será realizada uma coleta especial para ajudar nos custos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
A seguir, leia a íntegra da carta enviada pela Presidência da CNBB ao episcopado brasileiro:
Brasília, 03 de maio de 2013P – C. Nº 0228/13
COLETA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDESOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE25 e 26 de maio de 2013
“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)
Caros irmãos no Episcopado,Graça e Paz!
A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.
O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.
Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. O valor arrecadado será assim distribuído: 50% para a Arquidiocese do Rio de Janeiro; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte - MG e 10% para a nossa Conferência para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.
Para enviar a doação:Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0
As Dioceses e Prelazias que desejarem fazer envelopes e distribuí-los ao povo, podem entrar no site da CNBB (www.cnbb.org.br) e baixar o arquivo com a arte do envelope. Estão disponíveis também duas artes de “Banners” para serem colocados em lugar visível nas paróquias.
Deus lhes pague, caros irmãos, pela imprescindível colaboração.
Com afeto e gratidão,
Cardeal Raymundo Damasceno AssisArcebispo de Aparecida – SPPresidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich SteinerBispo Auxiliar de Brasília – DFSecretário Geral da CNBB

Os bispos referenciais e coordenadores das Comissões Regionais de Pastoral para Animação Bíblico-Catequética dos cinco Regionais da CNBB no Nordeste promovem o “Iº Nordestão de Animação Bíblico-Catequética”, de 15 a 17 de novembro em Maceió (AL).
O objetivo do evento será iniciar um aprofundamento maior sobre a iniciação a vida cristã, em sintonia com as atuais Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015).  De acordo com os organizadores, o desejo é oferecer formação aos catequistas dos cinco regionais.
A assessoria do evento será feita pelo padre Luiz Alves de Lima, colaborador em muitos documentos da CNBB e atual membro do grupo de Reflexão Bíblico-Catequética da CNBB (GREBICAT) e da Conferência Episcopal Latino Americana (CELAM), além de ser presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas. Pe. Luiz também atuou como perito na área da catequese e da iniciação cristã na última Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em 2012.

A diocese de Salgueiro, no Regional Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), através do Setor Juventude e do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) realizou nos dias 17 a 19 de maio, um Encontro Diocesano de Formação para a Semana Missionária.
A Semana Missionária é atividade oficial da Igreja Católica a ser realizada no período de 16 a 20 de julho, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).
O encontro aconteceu na cidade de Ouricuri e teve por objetivo oferecer formação para os  jovens e os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) de todas as paróquias da diocese.
O bispo diocesano, dom Magnus Henrique Lopes, fez a abertura oficial do encontro, na noite do dia 17 de maio. Na oportunidade, provocou os jovens a serem protagonistas da evangelização de outros jovens, mesmo quando encontrarem dificuldades e falta de motivação. Durante o seu discurso apresentou exemplos de atividades desenvolvidas por jovens e do envolvimento dos mesmos em várias paróquias da diocese.
No dia 18 de maio, o assessor nacional da juventude missionária, vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM), com sede em Brasília (DF), padre Marcelo Gualberto, trabalhou a formação sobre a Semana Missionária. Foram abordados temas ligados à Missão Ad Gentes, Juventude Missionária e Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013). A noite aconteceu a Vigília de Pentecostes na Igreja Matriz São Sebastião.
O dia 19 de maio foi dedicado ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelas paróquias na articulação, animação e realização da Semana Missionária e foi facilitado pelo assessor diocesano do Setor Juventude, Zezinho.
No final do encontro, padre Cícero Claudvan Leal, referencial para a juventude na Diocese, entregou o YouCat (Catecismo Jovem) a cada um dos participantes para ser estudado nos grupos, pastorais, movimentos e comunidades de todas as paróquias.
Após este encontro, os participantes de cada paróquia, têm a responsabilidade de promover as mais diversas atividades visando otimizar e realizar a Semana Missionária com missionários da própria paróquia.

Mais de 70 mil jovens reuniram-se, no domingo 19 de maio, na praia de Icaraí, para receberem os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude. A arquidiocese de Niterói acolheu o Ícone de Nossa Senhora e a Cruz Peregrina no último Bote Fé, antes da JMJ Rio2013. Os jovens fluminenses curtiram os shows da banda Frutos de Medjugorje e Missionário Shalom, enquanto aguardavam a chegada dos símbolos presenteados pelo beato João Paulo II, patrono da JMJ Rio2013. O trajeto com o ícone e a cruz teve início na Ilha de Mocanguê, localizada no interior da baía de Guanabara, e seguiram a bordo de um navio da Marinha do Brasil, passando pelo Caminho Niemeyer.
Na chegada à Praia de Icaraí, os símbolos foram recebidos por jovens representantes das dez dioceses do Regional Leste 1 e levados até o altar para a Santa Missa que foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, e concelebrada por bispos, vigários episcopais e padres das dez dioceses do Regional Leste 1.
“É muito bonito ver a manifestação de amor nesta recepção dos Símbolos da JMJ de todo esse povo de Deus. Esse é o momento especial que todos vocês têm: um encontro com o Senhor, um encontro com Cristo. Que todos voltem para casa com o coração reanimado e levem a todos os demais irmãos. É por causa de Cristo que estamos aqui”, disse Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013.
O arcebispo da Arquidiocese de Niterói, Dom José Francisco manifestou alegria pela participação dos jovens no evento. “O meu coração de bispo está feliz em poder acolher tantos irmãos e irmãs em nossa Arquidiocese neste evento Bote Fé. É o último Bote Fé regional, que acontece em âmbito estadual, antes da realização da Jornada Mundial da Juventude. Acolhemos com fé a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos entregues aos jovens pelo beato João Paulo II. E por feliz coincidência da Divina Providencia, celebramos hoje na Igreja a Solenidade de Pentecostes”, disse o bispo.

O 2º Encontro de Fé e Política, que será realizado no dia 26 de outubro, já começa a ser planejado pelos grupos da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). No último sábado, representantes desses grupos, das quatro regiões episcopais da Arquidiocese, estiveram reunidos para definir sugestões para o Encontro Arquidiocesano. A reunião, promovida pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos da Arquidiocese (Nesp) e Núcleo de Políticas Sociais do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, também possibilitou maior integração entre os grupos, que tiveram a oportunidade de partilhar suas respectivas realidades além de planejar as atividades ao longo do ano.
Ao iniciar os trabalhos, o bispo auxiliar de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol, lembrou aos participantes que as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese, fruto da 4ª Assembleia do Povo de Deus, reconhecem a importância dos grupos de fé e política. O bispo destacou que, na atualidade, muitos temas convidam os cristãos ao engajamento sociopolítico, tais como a questão da terra e a reforma política.
O coordenador do Nesp, professor Robson Sávio, explica que a reunião também foi oportunidade para colher opiniões, sugestões e propostas para os subsídios do projeto Eleições 2014, além de buscar caminhos para o fortalecimento dos grupos de fé e política da Arquidiocese.
Durante o encontro, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, compostos pelos representantes de cada uma das regiões episcopais. Motivados pela resolução da IV APD, que determina “a ativação e rearticulação dos Grupos de Fé e Política em todas as Foranias e Paróquias da Arquidiocese, no intuito de promover a participação consciente dos fiéis na sociedade e na perspectiva do exercício da cidadania como testemunho de fé”, os grupos discutiram os pontos da pauta, retornando para a plenária final com uma série de sugestões e encaminhamentos.
Na plenária final, os relatos produzidos pelos grupos foram comparados com outros dados da pesquisa realizada pelo Nesp nos últimos dois anos, quando foram mapeados os grupos e as práticas de Fé e Política no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Como resoluções práticas, foram discutidas formas de fortalecimento dos grupos já existentes e as possibilidades de criação e articulação de novos grupos. Também foi formada uma comissão, com representantes de cada região episcopal e o grupo gestor do Nesp para preparar o 2º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. Essa comissão vai se reunir no dia 8 de junho.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: