sábado, 18 de maio de 2013


REFLEXÃO
O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Tomé Ferreira da Silva, Bispo de São José do Rio Preto - SP
Ordenação Episcopal
  • Dom Guido Zendron, Bispo de Paulo Afonso - BA
  • Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Oeiras - PI
  • Dom Adair José Guimarães, Bispo de Rubiataba-Mozarlândia - GO
NOTÍCIAS
Projeto que criminaliza discriminação de pessoas com HIV será reexaminado; Proposta amplia internação para menor que comete crime hediondo e Sugestões de estudantes do Senado Jovem viram projetos de lei, estes foram alguns dos principais assuntos abordados no boletim eletrônico semanal da CNBB, referente aos dias 13 a 17 de maio.
Com iniciativa da Assessoria Política do Secretariado Geral da CNBB, que está sob a responsabilidade do padre Geraldo Martins Dias, o boletim é composto com o resumo das principais notícias políticas da semana e responde a uma solicitação do Conselho Permanente, em outubro de 2011, que permite aos bispos, assessores e demais interessados acompanharem de forma mais próxima os acontecimentos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em nosso país.
O boletim é enviado aos bispos todas as sextas-feiras por e-mail e disponibilizado no site da CNBB, dentro do menu Publicações/ Conjuntura Política, para os demais interessados. Confira na íntegra.

Centralizadas na Rádio Catedral Fm do Rio de Janeiro que será a geradora de conteúdos e  programação da JMJ, a Rede Católica de Rádio, RCR,  formarão  um sistema de comunicação de transmissão, ao vivo, da programação exclusiva da Jornada Mundial da Juventude para o Brasil durante os dias 16 a 20, Semana Missionária; de 23 a 28 de julho a Jornada Mundial da Juventude.
Serão cerca de 40 jornalistas de emissoras das bases geradoras Rede Sul de Rádios, Rádio Canção Nova, Rádio Difusora de Goiânia, Rádio Milícia da Imaculada, Rádio Aparecida, Rádio Evangelizar é Preciso  e emissoras da RCR, que prestarão serviço ao ouvinte, atualizando e informando passo a passo da JMJRio2013. Desde a chegada oficial dos peregrinos; Missa de Abertura, em Copacabana; Festival da Juventude em vários pontos da cidade; Catequeses com Bispos presentes em vários idiomas; Acolhida do Papa Francisco em Copacabana; Via Sacra também em Copacabana; Peregrinação dos jovens para Campus Fidei; Atividades Culturais; Vigília dos jovens com o Papa, em Campus Fidei; Missa de Envio presidida pelo Papa Francisco e o Anúncio da sede da próxima Jornada Mundial, a equipe de jornalistas da RCR e Rádio Catedral estarão de plantão 24 horas, dando cobertura completa dos principais acontecimentos da JMJ.
O presidente da RCR, Frei João Carlos Romanini; Padre Marcos Willian Bernardo, diretor Geral Fundação Rádio Catedral; Padre Brito Terceiro, diretor Adjunto e Diretor de Programação; Fátima Lima, coordenadora do Pool, reuniram-se, no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 16, para acertar os detalhes do sistema de comunicação, com as cerca de 960 emissoras coligadas e a programação da transmissão durante a JMJ. A Rádio Catedral será a rádio geradora da JMJ e a RCR,  em parcerias com as redes de rádio regional  estarão coligadas com cerca de 960 emissoras de todo o Brasil, na transmissão 24 horas da programação da Semana Missionária, de 16 a 20 de julho e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho. A Rádio Catedral FM (106,7), a partir do dia 16 de julho, terá uma nova programação exclusiva em função da Jornada Mundial da Juventude.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, dom João Carlos Petrini, participou na tarde da quarta-feira, 16 de maio, no Senado Federal, do seminário “Os desafios da sociedade pós-moderna, pela valorização da vida e fortalecimento da família”.
O evento trouxe debate e aprofundamento de ideias e da compreensão do momento histórico-social, buscando, sobretudo identificar e refletir sobre as implicações trazidas pelas mudanças advindas da pós-modernidade que permeiam o mundo.
Em sua participação dom Petrini, falou sobre família, destacando que “a família é o lugar onde se aprendem virtudes, valores, critérios e são treinadas as atitudes necessárias para que a convivência social seja mais civilizada, caracterizadas pela cooperação e pela solidariedade entre seus membros”.
Veja a íntegra do discurso.

Nos dias 10 a 12 de junho a cidade de Aparecida (SP) recebe a 76ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 (São Paulo), evento que reúne anualmente mais de 40 bispos vindos de todas as dioceses do estado de São Paulo, além dos subsecretários das sub-regiões pastorais, dos coordenadores diocesanos de pastoral e de representantes dos Organismos da CNBB que compõem o Regional.
Com o tema “Ano da fé: Transmissão da Fé”, a assembleia tratará de assuntos pastorais e administrativos do Regional Sul 1 da CNBB. A respeito da dinâmica do evento, o secretário do Regional, dom Tarciso Scaramussa, explica que “haverá intervenções dos participantes e sínteses propositivas, como na metodologia utilizada no Sínodo, e serão apresentados os relatórios da Presidência e das Comissões Episcopais do período de junho de 2012 a maio de 2013”. Ele ressalta ainda que serão propostos temas para a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá no mês de outubro, em Itaici (SP).
A assembleia que ocorrerá no Seminário (Pousada) Bom Jesus, com a Presidência do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, terá início às 12h do dia 10.

A Dimensão bíblico-catequética do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) realiza de 17 a 19 de maio, em Feira de Santana, no Centro de Formação de Lideranças, o Encontro da Catequese do Regional Nordeste 3. O evento irá discutir catequese e o Ano da Fé, os caminhos da iniciação à vida cristã a partir do Vaticano II e a compreensão do Catecismo da Igreja Católica a partir da inspiração catecumenal.
O encontro reunirá as coordenações arqui/diocesanas que compõe o Regional e contará com os assessores: padre Jânison de Sá Santos, presbítero da diocese de Propriá (SE), padre Anderlan Róbson Lima Fernandes, presbítero da arquidiocese de Aracaju da dimensão bíblico-catequética nacional e padre Décio Walker, assessor da     Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
No cronograma de atividades constam três momentos específicos, seguindo a dinâmica do método: ver-iluminar-agir. Além disso, será partilhado e organizado o I Congresso de Animação Bíblica da Pastoral, o mês da Bíblica, a Escola Dom Jairo do Regional, entre outras questões.
A articuladora da Dimensão Bíblico-Catequética do Regional Nordeste 3, irmã Luciene Macedo externou a sua expectativa para este encontro. “O que esperamos é que o assunto que vai ser refletido sobre a catequese e o Ano da Fé, possa nos ajudar a vivenciar melhor a nossa fé e também ajudar os catequizandos, os interlocutores da catequese vivenciarem a sua fé e partilhar também com os demais", concluiu.

Assessoria de Imprensa da CNBB
SE/Sul Quadra 801 Conjunto B

Nenhum comentário: