terça-feira, 21 de maio de 2013


Boletim Diário da CNBB - 20/05/2013
REFLEXÃO
Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. Devemos conhecer profundamente os desafios que nos são colocados no trabalho evangelizador e nos preparar em todos os sentidos para a sua superação.
COMEMORAÇÕES
Nascimento
  • Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, Bispo Emérito de Guarulhos - SP
Ordenação Presbiteral
  • Dom Luiz Antônio Guedes, Bispo de Campo Limpo - SP
Ordenação Episcopal
  • Dom Luciano Bergamin, CRL, Bispo de Nova Iguaçu - RJ
NOTÍCIAS
Nesta segunda-feira, 20 de maio, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou uma nota pública denunciando a forma ilegal e autoritária em que seus missionários e funcionários foram tratados pela Polícia Federal, no Estado do Mato Grosso do Sul. Veja a nota na íntegra.
NOTA
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) vem a público denunciar a forma absolutamente ilegal e autoritária como foram tratados seus missionários e funcionários pela Polícia Federal no município de Sidrolândia, em Mato Grosso do Sul, no contexto da reintegração de posse da fazenda Buriti, ocupada por indígenas desde a última quarta-feira, 15.
Há um histórico de ilegalidades nos despejos das comunidades Terena. Particularmente na Terra Indígena Buriti, em 19 de novembro de 2009, mesmo havendo decisão judicial favorável a posse da comunidade, os indígenas foram violentamente despejados por cerca de 30 fazendeiros e 60 policiais militares. Por temerem que a história se repetisse, os indígenas solicitaram a presença de uma delegação de observadores externos, no sentido de coibir possíveis violações por parte dos aparelhos de repressão do estado.
Dessa forma, o Cimi, em conjunto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comissão Permanente de Assuntos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil (COPAI/OAB-MS), o Centro de Defesa de Direitos Humanos – Marçal de Souza Tupã’i (CDDH), a ONG Azul, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-MS), o Comitê Nacional de Defesa dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul (CONDEPI) e o Coletivo Terra Vermelha foram em comitiva, no último sábado, 18, acompanhar o cumprimento da ordem de reintegração de posse da fazenda Buriti - parte dos 17 mil hectares declarados em 2010 pelo Ministério da Justiça como território tradicionalmente ocupado pelo povo Terena da Terra Indígena Buriti.
Na ocasião, o jornalista do Cimi, Ruy Sposati, teve seus equipamentos arbitrariamente confiscados pelo delegado da Polícia Federal, Alcídio de Souza Araújo, que, não deu qualquer justificativa que identificasse alguma legalidade na apreensão. Além da ausência de ordem judicial de busca e apreensão, a atitude do delegado constitui flagrante ilegalidade de acordo com a Lei Nº 4.898 cujo artigo 3º, item J, reza que constitui abuso de autoridade “qualquer atentado aos direitos e garantias legais assegurados ao exercício profissional”.
Este não é um caso isolado. Durante a ocupação indígena do plenário da Câmara dos Deputados, em abril deste ano, o jornalista Renato Santana, editor do jornal Porantim, jornal impresso mensal do Cimi, foi espancado pela polícia legislativa enquanto realizava cobertura da ação. Na ocupação indígena da usina hidrelétrica Belo Monte, em maio, jornalistas que cobriam o caso foram expulsos pela Polícia Militar e pela Força Nacional, através de uma decisão judicial, e o jornalista de nossa entidade foi multado em mil reais por ter realizado a cobertura dos acontecimentos.  Em relação a todos estes casos, entraremos com medidas judiciais e denúncias cabíveis com mandado de segurança na Justiça, representações no Ministério Público Federal e na Corregedoria da Polícia Federal.
No Brasil, cada vez mais a polícia tem cumprido o papel de interlocutora política nos conflitos de terra e de violações de direitos aos povos indígenas. O que tem ocorrido é a militarização dos contextos de conflito social relativos à luta por direitos dos indígenas. A institucionalização dessa prática é um atentado brutal ao exercício profissional de um jornalista,  à liberdade das organizações sociais e, mais ainda, às relações democráticas e de direito estabelecidas em nossa sociedade.
Denunciamos este ato de censura injustificado, arbitrário e ilegal. Está se tornando prática institucional dos órgãos de repressão governamentais atacarem indígenas que lutam por seus direitos, e também a imprensa e as organizações que buscam dar visibilidade a estas ações.
Ao mesmo tempo, jogamos luz ao fato de que toda a perseguição que jornalistas e organizações indigenistas sofrem tem como perspectiva política a viabilização das demandas de ruralistas, latifundiários do agronegócio - e do próprio governo brasileiro, que tem capitulado cada vez mais com os interesses destes e do capital, e se justifica a partir de uma leitura e prática absolutamente racistas. Nessa perspectiva, os indígenas são considerados e tratados por estes setores da sociedade como seres inferiores, incapazes de tomarem decisões próprias - e que, por isso, seriam controlados por não-indígenas.
Reafirmamos nossa solidariedade aos povos indígenas do Brasil e às suas lutas autônomas e destemidas na reconquista de seus territórios tradicionais, efetiva garantia de paz, justiça e vida destes povos.
Brasília, DF, 20 de maio de 2013
Conselho Indigenista Missionário – Cimi

De 20 a 22 de maio é realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), o 4ª Seminário de preparação para a 5ª Semana Social Brasileira que acontecerá em todo o país, no período de 2 a 5 de setembro de 2013 e, traz como tema “Estado para quê e Estado para quem?”. O seminário é uma promoção da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB e reúne representantes dos Regionais, movimentos sociais, entidades ecumênicas e grupos tradicionais como os indígenas e quilombolas.
O 4º Seminário está organizado em diferentes eixos de trabalho, além de momentos de espiritualidade, estudos e partilha. Contará com dois painéis, um tratando do “Estado Brasileiro: avanços, limites e desafios”, com a assessoria do sociólogo, Pedro Ribeiro de Oliveira e, outro sobre “A construção do Estado do bem viver”, com o teólogo, Paulo Suess. O evento conta ainda com a participação dos assessores da Comissão para o Serviço da Caridade da CNBB, Pe. Ari Antônio dos Reis e Pe. Nelito Nonato Dornelas.
Dom Guilherme Antônio Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, explica que o seminário tem sua importância por reunir a participação “de outras igrejas, dos movimentos sociais, dos sindicatos e das forças vivas da sociedade que querem de fato discutir o Estado Brasileiro”. Setores da Juventude, como PJ, JUFRA, JOC, PJE e PJMP, participam do encontro onde terão um espaço para relatar as atividades do movimento dentro do contexto social. Vale destacar que em setembro, a 5ª Semana Social Brasileira pretende reunir mais de 250 pessoas que estão engajadas neste trabalho, que virão de diferentes partes do país, como católicos, evangélicos, membros de organismos sociais não vinculados a nenhuma igreja, do sindicalismo brasileiro, entre outros interessados.
“Estado que queremos”Sobre o tema da 5ª Semana Social que é uma iniciativa CNBB com toda a sociedade Brasileira, dom Guilherme recorda que essa é uma preocupação, bem anterior da Igreja, em fomentar a reflexão de um Estado para todos, principalmente para os menos favorecidos socialmente. “O Estado está a serviço muito de interesses particulares e ainda não é um Estado para todos os brasileiros”. De acordo com o bispo, a temática vem sendo discutida a mais de um ano e meio, tratando especificamente da realidade do Estado Brasileiro. Em 2010, a Comissão Episcopal propôs aos bispos na Assembleia Geral, o tema “Estado para quê e Estado para quem”, e houve um acolhimento.
Os grupos envolvidos pretendem lançar a discussão para a sociedade “do Estado que temos para o Estado que queremos”, a partir das construções coletivas dos movimentos sociais e outras articulações, bem como gestos concretos que poderão ser assumidos nacionalmente. “Não podemos estar presos ao dinheiro. Hoje a humanidade está sendo vitime do sistema econômico mundial e, aqui no Brasil, o Estado muito vezes serve a interesses de organismos e organizações particulares, como as multinacionais, em detrimento a atenção às necessidades do povo brasileiro”, destacou dom Guilherme.

Neste domingo, dia 19 de maio, Solenidade de Pentecostes, a Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) completou 170 anos de fundação. Para celebrar essa data, no Brasil, a Obra realizará no dia 26 de maio, último domingo do mês, uma Jornada Nacional em todas as dioceses. A Jornada abre o Ano da IAM no Brasil que se estenderá até maio de 2014, quando será realizado o 1º Congresso Continental da Obra, em Aparecida (SP).  
Confira a seguir a mensagem enviada pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Braschi, por ocasião do aniversário da IAM:
A bela intuição do bispo Francês, dom Carlos Forbín-Janson, encontra hoje realização em centenas de milhares de grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) em toda a Igreja, e no nosso Brasil.
Venho, como Presidente da Comissão Missionária da CNBB, apresentar meus efusivos parabéns e bênção ao Secretariado desta Pontifícia Obra Missionária, como também a todas as crianças e adolescentes, coordenadores mirins e assessores dos grupos.
Que Jesus Missionário e Maria, Rainha das Missões, derramem sobre toda a nossa IAM as mais abundantes graças.
Possa a celebração do Ano Jubilar, motivar e animar a Infância e Adolescência Missionária para que leve a Igreja no Brasil a se tornar mais aberta à missão além-fronteiras, mais discípula missionária.
Viva dom Carlos Forbín-Janson!Viva São Francisco Xavier!Viva Santa Teresinha do Menino Jesus!Viva a Infância e Adolescência Missionária!
Com as bênçãos de,
Dom Sérgio BraschiBispo de Ponta Grossa (PR)Presidente da Comissão Episcopal Pastoralpara a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB



A equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (Comina), organismo instituído pela CNBB, para articular as forças missionárias da Igreja no Brasil, se reuniu nos dias 16 e 17 de maio, em Brasília (DF), para refletir sobre temas relacionados à Missão, em especial, a renovação da Paróquia.
Na ocasião, a Equipe se debruçou sobre o tema: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”, discutido na 51ª Assembleia geral da CNBB realizada em Aparecida (SP) no mês de abril, agora documento de estudo (Edições CNBB, 104). Irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, membro da equipe de assessores do tema central da Assembleia da CNBB, apresentou o documento debatido pelos bispos e explicou que a finalidade é “suscitar reflexões, debates e revisões da prática pastoral” no intuito de iniciar um processo de construção da nova paróquia. “Mais do que elaborar um texto é preciso fazer uma verdadeira conversão pastoral o que implica sermos discípulos missionários, não para manter estruturas, mas para viver o Evangelho”, defendeu a assessora. “Trata-se de acreditar na proposta para que ela nos convença”, reforçou.
Para a Equipe Executiva do Comina, é importante trabalhar a dimensão missionária como um elemento constitutivo da comunidade. Padre Paulo Suess, assessor do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), defende que o texto não precisaria repetir as análises, mas mergulhar na realidade e ouvir as bases. Para o teólogo, o desafio é deixar as comunidades falarem sobre as estruturas “caducas” e sonhar com a nova paróquia. “A novidade da paróquia será a sua missionariedade como paróquia samaritana e advogada da justiça dos pobres. Essa missionariedade perpassa todos os planos pastorais, o livro caixa e a formação dos agentes”, destaca.
A formulação de um Diretório para a animação missionária da Igreja no Brasil foi outro tema discutido na reunião. O Comina decidiu elaborar um documento de trabalho a ser encaminhado aos regionais. O objetivo é reunir contribuições quanto à teologia da missão, o papel dos animadores, sua organização e articulação.
Na avaliação de dom Sergio Braschi, presidente da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do Comina, “as reuniões do da Equipe Executiva são instrumentos de comunhão e reflexão. Iniciamos a nossa contribuição ao tema solicitado pela CNBB e partilhamos sobre vários acontecimentos missionários e compromissos futuros. Cada reunião do Comina nos enriquece mais para crescermos na comunhão entre os organismos que trabalham com a missão no Brasil”.

Teve nesta segunda-feira, 20 de maio, o encontro promovido pelo CELAM para os bispos e assessores da comunicação das conferências Latino Americanas e se estende até dia 22, em Bogotá, na Colômbia. Participam os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clóvis Andrade de Melo e Ir. Elide Fogolari.
O evento tem por objetivo articular e animar a comunicação nos países latino americanos mediante reflexão, partilha das experiências da comunicação baseada sobre a comunhão entre as várias regiões do continente, além de projetar ações concretas para os próximos dois anos. Estão presentes bispos e assessores do Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai, Honduras, Nicarágua, Panamá, Guatemala, México, Argentina, Venezuela, Republica Dominicana, Chile e Brasil. Durante a apresentação dos trabalhos, percebeu-se um grande esforço, dedicação e compreensão para que a comunicação permeie toda a ação pastoral da Igreja.
O bispo referencial para a comunicação da Conferencia Episcopal da Argentina, dom Eduardo Garcia, falando sobre a vida do Papa Francisco disse que não se inventam atitudes na vida, elas precisam ser habituais e vivenciais. Exemplificou dizendo que o gesto do Papa logo após sua eleição e primeiro discurso na Praça São Pedro – ao pedir ao povo que o abençoasse - era habitual quando era Cardeal na Argentina, após os encontros que realizava com povo. Quanto à pobreza era um homem despojado, não guardava para si o que ganhava, doava tudo. Era um homem austero, simples e muito atencioso, sobretudo, para com os mais necessitados e pobres.

Na manhã deste sábado, 18 de maio, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Durante os colóquios, recordou-se a longa história das relações entre a Santa Sé e a Alemanha, detendo-se sobre temas de interesse comum, como a situação sociopolítica, econômica e religiosa na Europa e no mundo.
O encontro também tratou da proteção dos Direitos Humanos, das perseguições contra os cristãos, da liberdade religiosa e da colaboração internacional para a promoção da paz. Por fim, não faltou um intercâmbio de opiniões sobre a Europa enquanto comunidade de valores e sobre sua responsabilidade no mundo, fazendo votos de que todos os componentes civis e religiosos trabalhem a favor de um desenvolvimento fundado na dignidade da pessoa e inspirado nos princípios da subsidiariedade e da solidariedade.
Após a audiência com o Papa, Merkel foi recebida pelo Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

De 13 a 16 de maio, a Diocese de Marabá (PA) realizou um encontro de formação no Centro Diocesano de Pastoral com a presença de padres, secretárias e secretários das 28 paróquias que compõem a Igreja Particular. O encontro teve como objetivo geral compreender a realidade atual que exige a unidade na diocese no sistema pastoral.
De acordo com o bispo de Marabá, dom Vital Corbellini, “as paróquias, bem como a Mitra, devem cumprir as normas regulamentadoras dos atos e fatos administrativos, financeiros e contábeis. E o bispo diocesano, como diz o Cânon 473, deve cuidar que todas as questões pertencentes à administração sejam coordenadas e organizadas para promover mais adequadamente o bem da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada”.
O desejo do bispo é que o novo sistema pastoral possa levar a um melhor funcionamento administrativo da estrutura eclesial, com prestação de contas mais clara. “Não só para seguir a legislação vigente no pais, mas para valorizar o fruto do trabalho, o sacrifício dos fiéis e da evangelização pastoral através da administração e da contabilidade”, explicou dom Vital.

Assessoria de Imprensa da CNBB

Nenhum comentário: