sexta-feira, 17 de maio de 2013



Campanha mobiliza brasileiros contra a violência sexual infantojuvenil

Mais de 100 artistas, atletas e personalidades já abraçaram a campanha Carinho de Verdade e a luta contra a violência sexual infantojuvenil. Agora, é a vez da sociedade apoiar a causa. No mês que marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a campanha promove uma grande mobilização contra esse crime, por meio da sensibilização em 13 estados e nas redes sociais.

A partir da próxima segunda-feira (20), um grande mosaico será formado no site carinhodeverdade.org.br que reunirá fotos de todas as pessoas que aderirem à causa. Para participar, é necessário postar no Twitter ou no Instagram a hashtag #carinhodeverdade. Também é possível apoiar a viralização no Facebook, curtindo e compartilhando as publicações da fanpage da campanha. Todos os usuários que aderirem à ação concorrerão a 100 camisetas da campanha.

O objetivo é multiplicar informações sobre o tema e conscientizar os brasileiros sobre a importância de denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma das principais ferramentas de denúncia é o Disque Direitos Humanos, serviço da Secretaria de Direitos Humanos. Ao discar o número 100, o cidadão pode informar sobre a suspeita gratuitamente, com anonimato garantido.

Lançada em 2010, a campanha Carinho de Verdade já reuniu o apoio de mais de 124 mil pessoas em todo o país. Trata-se de uma estratégia de mobilização para tirar da invisibilidade esse crime que tem roubado a infância e os direitos humanos de milhares de crianças e adolescentes do nosso país.

A campanha  é uma iniciativa do ViraVida, programa do Conselho Nacional do SESI de atendimento a adolescentes e jovens que sofreram abuso ou exploração sexual. Com o apoio do Sistema S, governos e entidades que compõem a rede de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil, o ViraVida oferece aos alunos capacitação profissional, educação continuada, atendimento psicossocial, médico e odontológico, além de atividades de cultura e lazer.

O programa já realizou mais de 3 mil matrículas e está presente em 20 estados brasileiros, sendo 17 com turmas em andamento e outros três em processo de implantação. Para saber mais, acesse www.viravida.org.br.

AÇÕES REGIONAIS
Por meio do projeto ViraVida, a mobilização da campanha Carinho de Verdade também chegará a 13 estados brasileiros: AM, RO, PA, AL, SE, CE, GO, PE, MA, RN, PI, BA e PR. Neste sábado, 18 de maio, as equipes do programa farão mobilizações para a sensibilização do público com a distribuição de material da campanha durante os eventos da Ação Global, que nesta edição terá o tema “Mulher”.

Além disso, as equipes do ViraVida também integrarão as atividades estaduais das redes locais de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, como caminhadas e sensibilização em pontos de grande circulação, com a distribuição de folders da campanha sobre o tema. Para conferir a programação de cada estado, clique aqui.

Nenhum comentário: